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22/07/2011 - 10:00

E-commerce nas MPEs: como vender além da loja física e com baixo investimento?

Comércio eletrônico é eficaz e inovador para pequenos negócios atenderem nichos específicos de mercado via Internet.

Com a futura inclusão da banda larga popular no país e o crescente número de sites de compras coletivas, a interatividade via Internet e o consumo online tende a aumentar no Brasil nos próximos anos. Para o pequeno e médio empreendedor a realidade do e-commerce, que antes parecia apenas ao alcance das grandes redes, já é possível e com baixo investimento.

A inclusão digital para as MPEs (Micro e Pequenas Empresas), segundo a gerente de negócios da Epratico, empresa especializada em gestão para pequenos negócios, Michelyne Andrade Fileto, é uma tendência de mercado, visto que a Internet aproxima o cliente da empresa através de um clique. “Para o pequeno empresário o uso da web deve ser encarado como ferramenta estratégica empresarial, pois pode reduzir o custo operacional da empresa, aumentar a receita e a agilidade nas negociações”, explica.

A tendência, segundo Michelyne, é de maior expansão do comércio eletrônico no Brasil, pois a Internet tem sido largamente utilizada como nova mídia de propaganda e marketing devido as suas características inerentes. “Globalização e capacidade de interatividade podem ganhar mais espaço com os jogos olímpicos, visto que o Brasil terá maior destaque na mídia internacional e a web será o maior veículo para acesso e troca de informações”, afirma.

Um pequeno negócio na web pode oferecer todos os seus produtos e serviços no e-commerce, porém, é necessário que o planejamento seja feito dentro das limitações e, principalmente, dentro dos recursos que a empresa dispõe. “É importante que o empresário estabeleça o objetivo real do projeto, analise a concorrência em seu setor e faça uma boa apresentação institucional da empresa”, afirma Michelyne.

Para a gestora, o planejamento do e-commerce deve ser feito independente do negócio estar em seu início ou andamento. “O comércio eletrônico pode ser implantando em qualquer fase da empresa, desde que haja um projeto adequado, recursos e sistema operacional personalizado, comprometimento, atendimento diferenciado, além da necessidade de acompanhar as tendências do mercado de marketing digital”, explica.

Investimento-Com mais de 1dez mil licenças de softwares em uso para pequenas e médias empresas, a Epratico se especializou para atender este nicho de mercado: MPEs que desejam entrar para a web.

A empresa acaba de desenvolver um software exclusivo para comércio eletrônico que oferece suporte gratuito com integração da plataforma de gestão. “O cliente cadastra os produtos, as informações e as fotos no software. Automaticamente os arquivos são enviados para o site. Além disso, as empresas prestadoras de serviços podem disponibilizar acompanhamento de ordens de serviços em tempo real. Tudo integrado com o software de gestão”, explica Michelyne.

Atualmente, a empresa desenvolve o site de e-commerce pelo valor de R$ 800, incluindo provedor com espaço ilimitado para envio de produtos e fotos, além de uma conta com 20 e-mails. O custo de manutenção mensal para a plataforma é de R$ 39,90.

E pratico- Fundada em 1995, a Epratico Softwares de Negócios é uma empresa que atua exclusivamente com desenvolvimento de softwares e sites para a área empresarial, gestão administrativa, comercial e de serviços. Com uma conceituada carteira de clientes, atende todo o território Nacional e Internacional, com softwares práticos e objetivos adaptados as necessidades do cliente. A matriz está estabelecida da cidade de Curitiba – PR - [ Telefone 0800-892-237 – Site: www.epratico.com.br]

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