Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/07/2011 - 10:12

CIC indica Margarete Bender para compor Grupo de Trabalho do novo aeroporto


Diretora de Infraestrutura e Política Urbana vai atuar nas etapas de definição do modelo de aeroporto a ser instalado em Vila Oliva.

A diretora de Infraestrutura e Política Urbana Margarete Tomazini Bender irá representar a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) no Grupo de Trabalho que vai tratar das etapas de instalação do novo aeroporto da Serra Gaúcha. A indicação foi feita pelo presidente da CIC, Milton Corlatti, na reunião de instalação do GT que ocorreu na manhã desta quarta-feira (20), no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul, coordenada pelo diretor do Departamento Aeroportuário (DAP) do Estado, Roberto Barbosa de Carvalho Netto.

Com a finalidade buscar o consenso regional em torno do modelo de aeroporto a ser instalado numa área de 445 hectares no distrito de Vila Oliva, em Caxias do Sul, estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e entidades de classe de dez municípios da Serra. Nos próximos dias, todos deverão indicar um técnico das áreas de urbanismo para fazer parte do Grupo de Trabalho, que já tem sua primeira reunião agendada para o dia 3 de agosto.

Carvalho Netto estima que até o final do ano o esboço do projeto, que deverá apontar, por exemplo, a dimensão do terminal, da pista, do pátio e do parque de abastecimento, sem descartar futuras ampliações, estará concluído. A partir dessa definição, o DAP deverá licitar e contratar o projeto executivo, que inclui os processos de engenharia, operacional e de segurança do empreendimento. Para essa etapa são necessários mais 12 meses, de acordo com o diretor do DAP. O órgão, aliás, já dispõe de verbas para a contratação do projeto executivo. Paralelamente, já será possível dar início à captação de recursos para a construção da obra, hoje calculada em aproximadamente R$ 150 milhões. Segundo Carvalho Netto, o governo do Estado vai trabalhar em cima de um modelo de concessão privada, mas também deve buscar recursos federais.

Para o diretor do DAP, o ideal é pensar em um aeroporto regional com ligações nacionais. Já o presidente da CIC disse que a entidade continuará defendendo a construção de um aeroporto regional com capacidade para operar cargas e passageiros em voos nacionais e internacionais. Mas afirmou também que se isso não for possível num primeiro momento, apoiará o modelo definido pelos municípios. O importante, segundo Corlatti, é atender à demanda da Região, que deverá ser de aproximadamente 400 mil passageiros/ano com o novo aeroporto. “É muito simples para transformar um aeroporto em internacional e isso poderá ser feito com o tempo”, comentou o presidente da CIC.

Corlatti afirmou ainda que a CIC estará muito bem representada pela diretora Margarete Bender. É uma das profissionais mais competentes nessa área e que tem dado importante contribuição desde o início do projeto do novo aeroporto, acrescentou. Margarete é graduada em Engenharia Civil e especialista em Planejamento Urbano e Regional. De 1979 a 2010 atuou no serviço público junto à Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, exercendo atividades relativas ao cargo de engenheiro, e desempenhando funções de chefia e coordenação. Em especial, atuou como diretora na área do planejamento municipal e gestão territorial, atividade que culminou na elaboração do atual Plano Diretor Municipal. Além de atuar na CIC, é coordenadora do Curso de Engenharia Civil da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). [www.cic-caxias.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira