Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/07/2011 - 10:12

Inteligência emocional supera pressões e gera qualidade de vida, afirma consultor


Ricardo Piovan palestrou na reunião-almoço que integra o Seminário Dia da Qualidade Caxias, promovido pela CIC.

As pressões no campo profissional e familiar estão afetando a qualidade de vida de muitas pessoas. Mas existem formas de superá-las por meio da inteligência emocional e da percepção positiva de sentimentos como medo, tristeza e raiva, segundo o consultor Ricardo Piovan, que palestrou na reunião-almoço desta segunda-feira (18), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). O evento faz parte da programação do Seminário Dia da Qualidade Caxias, que teve início pela manhã e se encerra no final da tarde de hoje com o tema “Leva a vida com qualidade”.

Para Piovan, o segredo para se levar uma vida mais equilibrada está em saber lidar com os problemas usando a inteligência emocional e seus cinco pilares: saber o que está sentindo; saber lidar com sentimentos de medo, tristeza, raiva e até mesmo alegria; identificar o sentimento do outro; saber lidar com os sentimentos do outro; não terceirizar nas mãos de outras pessoas a sua motivação. “Toda vez que eu terceirizo a minha motivação não estou sendo inteligente emocionalmente”, explicou.

O lado negativo do medo é a paralisia, e o positivo, a precaução, citou o palestrante ao falar das quebras emocionais. Pessoas inteligentes emocionalmente conseguem perceber essa diferença e adotam comportamentos que os ajudam a superar as adversidades. Mais presente nas organizações, por exemplo, o lado negativo da raiva está em sempre culpar os outros e reclamar de tudo. Se usada inteligentemente, ela se converte em energia, motivação e ação. Já o sentimento de tristeza ou gera atitudes de vitimização, o lado negativo, ou de reflexão, o lado positivo.

Para Piovan, no que diz respeito aos comportamentos organizacionais, existem quatro escolhas diante das pressões: mude a empresa, “pois a persistência é o caminho do êxito”, adapte-se, mude de empresa ou sofra. Ele ainda trouxe um estudo recentemente publicado pela imprensa de que em cada 10 demissões, 8,7 delas são por problemas comportamentais. “O que demite ou impede o sucesso de uma pessoa é o seu comportamento, as suas atitudes”, frisou. Entre as mais frequentes estão arrogância, falta de iniciativa e hábito de reclamar de tudo.

Durante a reunião-almoço, a CIC homenageou com um diploma as empresas e entidades de Caxias do Sul e Região que conquistaram o Prêmio Qualidade RS 2011, conferido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) em reconhecimento às suas práticas de gestão, em cerimônia realizada no último dia 5, em Porto Alegre. Foram homenageadas as Agências de Educação Profissional Senai de Construção Civil e do Plástico de Caxias do Sul, Centro Tecnológico Automotivo Senai de Caxias do Sul e Sesi Caxias do Sul, vencedoras na categoria Medalha de Bronze; Associação Criança Feliz, Express Restaurantes Empresariais e Senac de Caxias do Sul, vencedoras na categoria Troféu Bronze; e Randon S.A Implementos e Participações e Suspensys Sistemas Automotivos, vencedoras na categoria Troféu Diamante.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira