Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2011 - 09:44

Pontualidade de pagamento das micro e pequenas cai pelo quarto mês seguido, revela Serasa Experian

São Paulo – A pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas atingiu 95,1% em junho de 2011. Isto significa que, durante o mês passado, a cada 1.000 pagamentos realizados, 951 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. Na comparação com o mesmo mês do ano passado (junho/2010), a pontualidade de pagamentos recuou 0,3 ponto percentual, perfazendo a quarta queda interanual consecutiva do indicador.

No acumulado do primeiro semestre do ano, a pontualidade de pagamentos ficou em 94,7%, patamar idêntico ao do mesmo período do ano passado. Esta estabilidade foi obtida graças aos primeiros meses do ano, já que desde março/11 os níveis de pontualidade mostraram-se inferiores aos verificados nos meses homônimos do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta dos juros e o consequente aperto nas condições de crédito estão produzindo efeitos adversos sobre o custo financeiro e o caixa das micro e pequenas empresas, afetando negativamente a pontualidade de pagamentos junto aos seus credores, financeiros e operacionais.

Em junho/11, as maiores quedas interanuais (em comparação a junho de 2010) na pontualidade de pagamento ocorreram nas micro e pequenas empresas industriais (recuo de 0,5 ponto percentual) e de serviços (queda de 0,7 ponto percentual). Já nas micro empresas do setor comercial houve elevação de 0,1 ponto na pontualidade de pagamento em junho/11.

O valor médio dos pagamentos efetuados pontualmente pelas micro e pequenas empresas durante o mês de junho/11 atingiu R$ 1.654,59, recuando 4,9% em relação ao verificado no mês imediatamente anterior (maio/11). No acumulado do primeiro semestre de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado, o valor médio dos pagamentos pontuais elevou-se em 4,6% (R$ 1.567,78 contra R$ 1.499,09), abaixo, portanto, da inflação acumulada no período (6,3%, medida pelo IPCA-IBGE). A queda do valor, em termos reais, dos pagamentos pontuais na média do primeiro semestre é um sinal adicional de dificuldade que as micro e pequenas empresas estão encontrando em quitar seus compromissos em dia, salientam os economistas da Serasa Experian.

Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600 mil micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico e inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. [www.serasaexperian.com.br].

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil. [www.experianplc.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira