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23/07/2011 - 10:00

Hydronorth é primeira fabricante de tintas do Brasil a lançar pacote de produtos sustentáveis para construção civil

No ano em que completa 30 anos de atividades, a fabricante de tintas Hydronorth – membro associado ao Green Building Council Brasil – sai na frente da concorrência e lança a primeira linha brasileira de produtos sustentáveis para a construção civil. A linha é composta por seis produtos – tinta acrílica de alta performance, massas, revestimento acrílico Graffiato®, esmalte base d´água, verniz base d´água e impermeabilizante para Telhado Branco. A empresa investiu R$ 3 milhões em um plano de Marketing para atender a demanda desse projeto. Em 2010 a Hydronorth faturou R$ 100 milhões, crescendo 23% em relação ao ano anterior. A nova linha estará à disposição dos compradores a partir de agosto.

Até agora, engenheiros e construtoras não tinham onde buscar um pacote de produtos que agregasse valor de sustentabilidade às obras. Por isso, a fabricante de tintas, resinas, texturas e vernizes Hydronorth acaba de lançar uma linha ecológica de produtos. Não há no País nenhum pacote similar para a construção civil. O lançamento da linha Ecopintura Hydronorth contou com a estrutura da área de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa e também com a tecnologia de parcerias estratégicas, como a Dow, uma das maiores fabricantes de produtos químicos do mundo, e da Braskem, a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. “Buscamos no mercado empresas que tivessem tecnologia de ponta para nos ajudar no desenvolvimento da linha, além do conceito de sustentabilidade em seus valores”, comenta o diretor executivo da Hydronorth, Matheus Góis.

A linha é composta por: tinta acrílica de alta performance, massas, revestimento acrílico Graffiato®, esmalte base d´água, verniz base d´água e impermeabilizante para Telhado Branco. Como benefícios, os produtos possuem: baixo índice de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis); sem odor três horas após aplicação; alta luminosidade, proporcionando amplitude aos ambientes e conseqüente economia de energia elétrica telhado branco; rendimento superior, pintando mais metros quadrados por litro de produto, melhorando a relação custo-benefício da pintura no projeto; tecnologia que inibe a ação de germes, fungos, bactérias, microorganismos e algas; secagem final em oito horas, reduzida a 1/3 do tempo das tintas convencionais, o que maximiza a produtividade na obra; e altíssima concentração (no caso da tinta Acrílica Ecológica Alta Performance Premium, faz o equivalente a duas latas com o conteúdo de uma).

Segundo o gerente de Marketing, Fábio Munhoz, a Hydronorth investiu R$ 3 milhões na criação de um plano específico de marketing que atendesse à demanda desse projeto, além dos aportes em pesquisa e desenvolvimento e no treinamento e contratação de novos profissionais. Com isso tornou-se apta a ser uma forte fornecedora dos mais de 2 milhões de litros de tinta estimados para serem utilizados apenas em obras sustentáveis projetadas para este ano. “O GBC (Green Building Council) Brasil tem mais de 300 obras registradas para 2011”, argumenta Fábio.

A construção civil é responsável por 25% da emissão de gases na atmosfera, segundo pesquisas do Green Building Council (GBC), uma organização não governamental que surgiu para auxiliar no desenvolvimento da indústria da construção sustentável no mundo. A análise também aponta que o segmento consome 42% da energia disponibilizada, 21% da água tratada e é responsável por gerar de 60 a 70% do lixo (entulho) no Brasil. Ainda segundo o estudo, esses desperdícios de recursos representam entre 11 e 15% do custo total da obra. Em contrapartida, a construção civil movimenta 9,2% PIB e canaliza 43% dos investimentos nacionais. Portanto, trata-se de um nicho de mercado que precisa seguir crescendo.

Para fechar essa conta, as construções sustentáveis são a resposta. Uma construção sustentável utiliza materiais e tecnologias biocompatíveis, a partir da utilização de matérias-primas que impliquem menor impacto possível ao meio ambiente, tanto no processo de aplicação como após a entrega, durante a vida útil do imóvel. Em outras palavras, uma construção sustentável deve utilizar materiais comprovadamente sustentáveis, embasados em laudos técnicos que não só confirmem sua composição menos agressiva como chancelem a obra na qual serão utilizados, conferindo um pedigree verde a essa construção. Vale salientar que, no Brasil, certifica-se que determinada construção é ou não sustentável a partir do selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedido pelo GBC - Brasil. Outro certificador difundido no País é o Aqua (Alta Qualidade Ambiental).

O mercado está repleto de produtos que se apresentam como sustentáveis, mas sem laudos técnicos de órgãos idôneos que comprovem o fato. Para não praticar o que o segmento passou a chamar de greenwashing, a Hydronorth obteve validação para toda sua linha eco para oferecer aos construtores, empreiteiros, arquitetos, engenheiros e profissionais relacionados envolvidos com obras sustentáveis produtos que possam – efetivamente – agregar valor de sustentabilidade às construções.

CONFERÊNCIA – A fabricante é membro associada do Green Building Council Brasil. Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, o GBC Brasil terá o Green Building Brasil Conferência Internacional & Expo, na Fecomércio, em São Paulo. Será o grande encontro da construção sustentável do Brasil.

A Hydronorth terá participação efetiva no evento, como expositora de sua linha de ecoprodutos e também como palestrante, com o tema Novas Tecnologias em Pintura para Green Buildings. “A empresa terá a oportunidade de passar seu know-how adquirido com o desenvolvimento da linha de ecoprodutos”, explica Fábio. “As tecnologias em pinturas para Green Buildings tem evoluído rapidamente nos últimos anos.”

Hydronorth – Em 2011 Hydronorth completa 30 anos. Em 2010 a fabricante cresceu 23% em relação ao ano anterior e faturou R$ 100 milhões. O bom momento pode ser atribuído tanto à economia como à expansão da construção civil. Os incentivos federais, como a redução da alíquota do IPI e programas de obras, sem dúvida, motivaram o crescimento do setor acima do registrado pela economia brasileira. Mas a Hydronorth fez sua parte: construiu novas estratégias e lançou novos produtos. Além disso, a fabricante se aproximou do consumidor final e das revendas, com ações comerciais e de marketing. E a prova de que o caminho está correto veio por meio dos números: a empresa produziu e vendeu 40% a mais do que em 2009. Os investimentos da empresa em 2010 também aumentaram 19% em relação ao ano anterior.

“Com o lançamento dos ecoprodutos, podemos dizer que inauguramos uma nova etapa, um ciclo de inovação na Hydronorth”, afirma o diretor executivo, Matheus. “O conceito de sustentabilidade é estratégico para a empresa e tem aprovação do conselho de administração, como um passaporte para nosso futuro empresarial. Queremos ingressar em segmentos de mercado primando pela diferenciação e inovação porque esses valores estão no DNA da empresa.”

A Hydronorth iniciou suas atividades em 1981, na cidade de Londrina, região norte do estado do Paraná, produzindo produtos de limpeza e manutenção industrial. Em 1986 a empresa lançou uma nova divisão industrial que levou ao mercado o impermeabilizante Hydronorth, que se tornaria líder do segmento de resinas impermeabilizantes acrílicas no País. Em 1989, inaugurou sua unidade industrial na cidade vizinha Cambé. No decorrer dos anos, vários produtos foram lançados, aumentando a divisão de impermeabilizantes. Em 1997 a Hydronorth inaugurou sua segunda unidade industrial também em Cambé, com área de 25 mil m², além de um moderno laboratório para desenvolvimento de produtos e controle de qualidade.

Em 1998 a empresa entrou no mercado de tintas imobiliárias lançando seu primeiro produto no segmento: a linha acrílica Novopiso, que se tornou uma das tintas para piso mais vendidas e premiadas do mercado brasileiro. No ano de 2003 ocorreu a migração das resinas a base de solvente para resinas a base d'água, o que atualmente representa mais de 30% das vendas deste mercado. Em 2006 a empresa comprou a marca Graffiato e a marca Resicril, também com portfólio voltado para o setor de resinas. A partir de 2007 a Hydronorth adotou uma nova gestão administrativa profissional, trazendo para o ranking de colaboradores da empresa executivos com experiência no mercado tinteiro, além de empresas parceiras para incrementar a governança corporativa, a comunicação e as vendas. Nesse mesmo ano a fabricante reformulou sua linha e suas estratégias de vendas. A empresa investiu em produtos diferenciados e na linguagem com o consumidor final.

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