Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/07/2011 - 08:08

A Fundação Escola Nacional de Seguros – Funenseg e seus 40 anos

Uma homenagem acadêmica, de Julio Cezar Pauzeiro, MSc.

Evaldo Freitas (1996) relata em seu livro intitulado: “ A Funenseg e sua História, há muitos anos que a instalação de uma escola de seguros vinha sendo desejada por figuras destacadas do mercado no Brasil”.

Objetivava-se, dessa forma, ordenar a aquisição de conhecimentos especializados e, por meio de uma instituição de ensino, propiciar e estimular o aperfeiçoamento dos profissionais do seguro no Brasil.

Não obstante às tentativas isoladas que vinham e estavam sendo levadas a efeito, muito tempo se passou antes que se criassem as condições favoráveis e necessárias para tal missão. Assim, no dia 21 de setembro de 1970, no auditório do edifício-sede do IRB, no Rio de Janeiro, instalava-se a Comissão Organizadora da Escola Nacional de Seguros (Coenseg), com a finalidade de definir as características e os objetivos da futura Escola Nacional de Seguros, sua personalidade jurídica e seus estatutos sociais, o preparo de suas instalações físicas e os passos indispensáveis para o seu reconhecimento pelo Poder Público.

Aos nove dias do mês de julho de 1971, foi lavrada a Escritura de Instituição da atual Fundação Escola Nacional de Seguros – FunenseG, em concorrida solenidade pelas autoridades do mercado segurador na época.

É neste contexto que a Funenseg lança-se como pioneira e desafiadora na tarefa de desbravar os caminhos e superar as dificuldades, contribuindo para a implantação de uma nova filosofia de trabalho, essencialmente voltada à capacitação e à valorização permanente do profissional. Ciente das expectativas que cercam sua atuação, a FUNENSEG buscou adotar e traçar uma estratégia de trabalho calçada em apoio e confiança permanentes do próprio mercado de seguros, compartilhando e auxiliando na execução dos programas e tarefas que lhe tinham sido cometidas.

Meu primeiro contato com a Funenseg se deu por meio de uma parceria entre a fundação e a PUC para o inédito curso de Pós-Graduação em Seguros, isso já por volta de 1996, no qual mergulhei em um encantador mundo de informações circunscritas, completamente desconhecidas por mim, ainda que já operasse no mercado de seguros há alguns anos.

Ao final do curso de pós-graduação veio o convite para ser professor da Funenseg, função essa que jamais um dia teria imaginado ser possível de desenvolver e adotar como trabalho. Hoje, não me imagino longe das salas de aula e tampouco das palestras que faço por este imenso Brasil.

Ingressei no universo acadêmico, especificamente na área de pesquisa, como também pude compartilhar o conhecimento adquirido ao longo desses por meio de publicação de livros técnicos que hoje me possibilitam tratar de temas específicos nas palestras que faço, com muita honra, para a Funenseg quando solicitado.

Ao longo destes anos de excelente convívio com a instituição e seus gestores, ampliei meus conhecimentos, tive acesso a inúmeras e impensáveis publicações nacionais e estrangeiras, bem como acredito ter contribuído de várias formas na difusão deste tema maravilhoso, chamado seguro.

Acompanhei também a Escola Nacional de Seguros a consolidar-se como uma instituição de ensino de qualidade, atualmente reconhecida internacionalmente não só pela qualidade de suas publicações, mas também pela qualidade de seus colaboradores, dirigentes e instalações.

Lembro-me das dificuldades que tínhamos em conseguir um livro específico de seguros há alguns anos atrás. Hoje a Funenseg gera conhecimento em diversos níveis, com especial destaque para as séries que publica, tais como: o Caderno Teses e o Caderno de Seguros, dentre outros livros, seminários e palestras que percorrem o nosso Brasil, levando ao conhecimento de muitos os mais diversos assuntos sobre o tema em questão.

A Escola evoluiu também na direção de novas mídias sociais, e com o auxílio dos cursos no formado de EAD (Ensino à Distância) ampliou ainda mais a sua capilaridade, chegando aos lugares mais remotos deste nosso enorme país levando informação de alta qualidade.

Seu ciclo periódico de palestras efetuado em suas unidades regionais e também em várias cidades em parceria com os Sindicatos de Corretores de Seguros de cada região, potencializaram o acesso ao conhecimento e à discussão de temas sempre atuais e de interesse da categoria.

Hoje, as outroras impensáveis teses de mestrado e doutorado sobre o assunto seguro, encontram na Funenseg amplo e vasto material em diversos idiomas, disponíveis para acesso em suas muitas bibliotecas, bem como, em alguns casos, em arquivos digitais.

Multiplicaram-se, portanto, os livros, trabalhos e teses sobre seguro, o que nos possibilita dizer que a divulgação do conhecimento e a melhoria da imagem do seguro só podem acontecer por meio da educação, um dos pilares da Escola Nacional de Seguros.

Seus cursos in company são reconhecidos pela competência e requisitados com frequência por empresas do Brasil e do Exterior que encontram na Fundação Escola Nacional de Seguros uma fonte inesgotável e sempre renovável de conhecimento sobre o tema.

A Funenseg também firmou acordo com instituições estrangeiras dedicadas ao ensino e a pesquisa do assunto. Sua área de desenvolvimento e pesquisa não só exportou com rara maestria nosso conhecimento sobre o tema para o mundo, como também importou conhecimento e experiência com igual competência para nos ajudar a ampliar nossos horizontes.

Com o advento da aprovação pelo MEC de seus cursos de Graduação em Seguros e Pós-graduação, inicia-se um novo ciclo de disseminação e geração de conhecimento sobre o tema. Nova era que se anuncia para formar profissionais ainda mais bem preparados para este promissor e exigente mercado.

Assim, ao desenvolver o mercado de seguros através da geração e difusão de conhecimento e capacitação de profissionais, a Funenseg contribui de forma significativa para a preservação do patrimônio e de vidas, bem como da geração de empregos ajudando a estimular a economia e consolidando-se como a Escola de Seguros do Brasil.

Acredito que atualmente é impossível imaginar a instituição do seguro no Brasil sem a Funenseg.

Dados do autor Julio Cezar Pauzeiro- Engenheiro graduado pela Universidade Veiga de Almeida (1994), pós-graduado em Seguros pela PUC/Funenseg– RJ (1996), com especialização em gestão e processos no Disney Institute – EUA - Flórida (1998) e mestre em Administração e desenvolvimento empresarial pela Universidade Estácio de Sá.

Profissional com cerca de 20 anos de experiência em vendas em operações de seguros, com profundos e consistentes conhecimentos das nuances e características de processos, controles e seu consumidor.

É autor de 15 livros sobre o tema, sendo o último deles o livro SEGURO: Conceitos, Definições e Princípios atualmente em sua terceira edição com mais de 4.500 livros vendidos.

É também professor e palestrante sobre o tema e autor de diversos artigos publicados nos mais diversos meios de comunicação ao longo de sua trajetória profissional.

Atualmente é também sócio diretor da Business & Risks, Consultoria Gestão e Treinamento.

Bibliografia: Freitas, Evaldo de Souza. A Funenseg e sua História. Rio de Janeiro: Funenseg, 1996.| Funenseg. Disponível em:

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira