Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/07/2011 - 09:04

Coppe participa do 1º Seminário de Tecnologias Sustentáveis no Transporte

A Coppe participará do 1º Seminário de Tecnologias Sustentáveis no Transporte, que será realizado no Rio de Janeiro, dias 26 e 27 de julho (terça e quarta-feira). Nos dois dias do evento, o professor Márcio de Almeida D’Agosto apresentará os resultados de estudos desenvolvidos no Programa de Engenharia de Transportes da Coppe. O seminário, que reunirá pesquisadores, representantes de governo e de empresas, tem como objetivo apontar um caminho sustentável para os próximos anos, visando aos eventos internacionais de 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Jogos Olímpicos). O evento será realizado, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções Sul América, Rua Joaquim Palhares, s/n, na Cidade Nova.

No dia 26, às 11 horas, o professor da Coppe, Márcio D’Agosto, apresentará o resultado dos testes feitos pela equipe da Coppe em relação ao desempenho do primeiro ônibus flex urbano movido a gás e diesel do Rio de Janeiro, lançado pelo governo do estado, em maio de 2011. Os pesquisadores estão monitorando o desempenho energético do veículo para avaliar a viabilidade do uso do combustível nas frotas que circulam no estado. O ônibus flex é abastecido com uma média de 70% de gás natural veicular (GNV) e 30% de diesel. Com essa composição, o veículo emite 20% a menos de gás carbônico que os ônibus convencionais, movidos exclusivamente a diesel.

Segundo o professor da Coppe, o objetivo é assegurar um transporte menos poluente, que emita menos CO2 na atmosfera e seja economicamente viável. “Realizamos um estudo preliminar em 2010, com o uso de 70% de GNV nas frotas de municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. O resultado mostrou que esse percentual é viável do ponto de vista econômico. Por isso, estamos otimistas em relação a esse projeto”, afirmou o professor. O projeto é uma iniciativa do governo do estado, através das secretarias estaduais de Transporte e de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a CEG, Petrobras, MAN/Volkswagen, Bosch, Inmetro e Fetranspor.

Dia 27 de julho, às 15h30, o professor falará de outro projeto realizado no Programa de Engenharia de Transportes da Coppe, cujo objetivo é apontar as tendências tecnológicas para área de transportes e apresentará o estudo inédito, “Avaliação de alternativas tecnológicas para o transporte público urbano no Rio de Janeiro”, encomendado à Coppe pela Fetranspor. Os pesquisadores da Coppe estão desenvolvendo um estudo comparativo entre as alternativas energéticas disponíveis e as novas propostas do Proconve 7 (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores), que entrará em vigor em 2012. O Programa tornará obrigatória a instalação de sistemas de pós-tratamento de gás em veículos pesados para a redução de óxido de nitrogênio (NOx) e material particulado. “O objetivo do estudo é fazer uma análise técnica, econômica e ambiental, identificando que alternativas energéticas – entre biodiesel, etanol, gás natural, veículos de propulsão híbrida – podem ser associadas às mudanças propostas pelo Proconve para a redução de emissão de poluentes”, explica D’Agosto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira