Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/07/2011 - 11:12

Assespro e CompTIA divulgam estudo sobre as tendências de segurança da informação nas empresas do setor de TI

Estudo foi realizado em 1,4 mil empresas da África do Sul, Alemanha, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, México, Reino Unido, além do Brasil.

Para auxiliar no desenvolvimento do setor de Tecnologia da Informação (TI), a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), em parceria com a Associação da Indústria da Tecnologia da Computação (CompTIA), entidade sem fins lucrativos com mais de 25 anos de mercado e presente em 10 países, divulgam um estudo sobre as principais tendências de segurança da informação das empresas de TI.

Esse é o oitavo estudo sobre o tema, desenvolvido pela CompTIA, e o primeiro trabalho disponibilizado pela CompTIA após o convênio assinado entre a entidade e a Assespro, no último mês de março. A CompTIA é conhecida mundialmente como a maior provedora de certificações de TI independente de fornecedores. No Brasil, ela atua com o apoio da Assespro.

O estudo foi realizado durante o ano de 2010 com mais de 1,4 mil empresas do setor e relaciona empresas da África do Sul, Alemanha, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, México, Reino Unido, além do Brasil.

A pesquisa apontou as principais tendências que levaram as empresas a investir em segurança da informação. Para 52% das companhias o crescimento das redes sociais é o principal motivo para se preocupar com a segurança. 50% das empresas citaram a maior constância de utilização de aplicações baseadas na internet como fator de preocupação com a segurança. O crescimento dos crimes e invasões de hackers levou 48% dos votos, seguido da grande gama de conectividade entre aparelhos, com 46%. Empatados com 42% foram citados a complexidade e a atualização dos novos vírus e os muitos pontos de acesso às redes das empresas.

O estudo ainda revelou que 47% das empresas têm grandes preocupações com investimentos em segurança da informação. Esse número era de 35% em 2008, e a expectativa é que chegue a 60% em 2012. No Brasil, a preocupação com a segurança das informações caiu de 44% para 40% em relação a 2008. No entanto, a expectativa para 2012 é que esse número praticamente dobre, chegando a 72%.

Segundo Roberto Carlos Mayer, vice-presidente nacional de Relações Públicas da Assespro, os investimentos em segurança da informação e treinamento dos usuários são essenciais. “Como muitos investimentos de TI, os executivos estão sempre lutando com o retorno do investimento em relação às despesas com segurança. Neste caso, o ROI desses investimentos deve ser quantificado com o custo da interrupção dos serviços de TI na empresa, caso a política de segurança seja mal sucedida.”, afirma.

Assespro-Fundada em 1976, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, a Assespro está entre as entidades empresariais mais antigas do mundo no setor de TI. A Associação congrega mais de 1400 empresas do setor de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), e atua como legítima representante do setor na interlocução com o mercado e as autoridades constituídas. [www.assespro.org.br |Twitter: www.twitter.com/assespro | facebook: www.facebook.com/pages/Assespro].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira