Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/07/2011 - 11:22

Projeto da ECO Sistemas é selecionado no prêmio de Inovação Tecnológica da Faperj

A ECO Sistemas é uma das 76 selecionadas no prêmio de Apoio à Inovação Tecnológica, organizado pela Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), em 2011. No dia 27 de julho (quarta-feira), será realizada a cerimônia de entrega dos termos de outorga destes projetos, em cerimônia no Palácio Guanabara, às 15h, que contará com a presença do governador Sérgio Cabral.

A empresa apresentou o projeto “Mobilidade em SADT Digital – ECG em Nuvem (Eletrocardiograma)” e vai receber apoio financeiro para o seu desenvolvimento piloto na cidade da Armação dos Búzios, na Região dos Lagos Fluminense. Trata-se de uma central física ou virtual que irá, com apenas um médico, receber via SmartPhone, o resultado do exame de eletrocardiograma realizado pelos vários agentes comunitários que estarão espalhados pelo município com aparelho de EGC móvel em postos de saúde e locais mais distantes.

O médico enviará na hora o laudo e diagnóstico do paciente para que o agente comunitário saiba como proceder. A ECO Sistemas desenvolverá o software que ficará “embarcado” fazendo essa codificação de dados entre o ECG Móvel e os Smarthphones (DICOM). O objetivo deste sistema é resolver o grande número de óbitos causados pela demora do atendimento devido às grandes distâncias nos municípios, a falta de médicos e, principalmente, a falta de agilidade e precisão no diagnóstico dos pacientes. Esta tecnologia irá integrar ECG móvel, smartphones, ipads , laudo com certificação digital à distância, além de computadores e internet, à necessidade da população.

De acordo com o DATASUS, somente no estado do Rio de Janeiro, 36 mil pessoas morreram com doenças envolvendo o aparelho circulatório que poderiam ser evitadas com exames de rotina, no ano de 2009. Há grande relevância na utilização dos aparelhos de ECG no diagnóstico precoce de várias intercorrências graves, que refletem em um dos maiores impactos na causa de mortalidade dos brasileiros. Por se tratar de um exame de baixa complexidade, baixo custo de realização e facilidade no treinamento do profissional para sua execução, o ECG se torna um aliado na prevenção de doenças no coração. Porém, só isto não basta. A necessidade de um médico especialista com disponibilidade para realizar o laudo é vital para sua conclusão.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira