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15/08/2007 - 10:08

Vendas do Grupo Eternit aumentaram 10% no primeiro semestre de 2007

Receita líquida cresceu 19% nos primeiros seis meses, com destaque para a receita das exportações, que apresentou evolução de 44%.

A exemplo dos outros trimestres, o Grupo Eternit, líder no setor de fibrocimento, registrou novamente aumento nas vendas de produtos acabados, no período de abril a junho de 2007. O desempenho foi 8,2%, acima do volume realizado no mesmo período de 2006, representando 132,2 mil toneladas. No acumulado de seis meses foram comercializadas 288,7 mil toneladas, com aumento de 9,8% em relação ao primeiro semestre do ano passado.

As vendas do amianto crisotila realizadas pela mineradora Sama, empresa controlada pelo Grupo Eternit, atingiram 69,3 mil toneladas no segundo semestre, com aumento de 22,9% comparado ao mesmo período de 2006. O maior destaque ficou por conta das exportações do mineral, que registraram um salto de 26,7% no período, enquanto as vendas internas subiram 16,7%. No acumulado do primeiro semestre, o crescimento das exportações foi de 48% sobre os primeiros seis meses de 2006.

“O bom desempenho comercial da companhia está sustentado pelo crescimento da indústria de construção civil, aliada à força da marca Eternit e sua condição de liderança do mercado voltado para as classes de média e baixa renda”, avalia Élio A. Martins, presidente do Grupo Eternit. Com relação às vendas do amianto crisotila, Martins destaca que o crescimento deve-se à adoção de uma política comercial agressiva nos mercados internacionais, que apresentam aumento de demanda pela matéria-prima.

A receita operacional líquida consolidada no primeiro semestre de 2007 atingiu R$ 194 milhões, com aumento de 19% em relação ao mesmo período de 2006, com destaque também para a receita de exportações, que evoluiu 44% no período comparativo, apesar da condição desfavorável do dólar frente ao real. O crescimento da receita tem sido acompanhado, no entanto, pela elevação dos custos de produção, com impacto na margem bruta, que ficou em 38% no final do semestre – três pontos menor que os 41% atingidos no período anterior.

O EBITDA consolidado do semestre foi de R$ 32,6 milhões, com redução de 5% em relação ao mesmo período de 2006, resultando numa margem de 17% comparada a 21% no primeiro semestre do ano passado. O lucro líquido no semestre foi de R$ 11,7 milhões, 16% inferior ao resultado de igual período. Essa redução está relacionada com o crescimento dos custos de produção e das despesas com vendas, que subiram 36% no período comparativo. O aumento das despesas com vendas também refletiu nas despesas operacionais, que registraram aumento de 22% nos primeiros seis meses de 2007.

Investimentos e mercado de capitais - Os investimentos do primeiro semestre de 2007 do Grupo Eternit totalizaram R$ 13,1 milhões, sendo que 81% desse valor foram concentrados nas áreas de manutenção e aumento de produtividade, voltados para o atendimento à demanda crescente do setor de fibrocimento. Para o ano de 2007, a companhia prevê investimentos da ordem de R$ 24,5 milhões. Outros R$ 15 milhões estão sendo investidos em uma nova linha de produção de produtos acabados, que deverá entrar em operação no segundo trimestre de 2008.

As ações da Eternit (ETER3) mantiveram alta significativa no segundo trimestre. Foram 54% contra os 19% do índice Bovespa. No acumulado dos últimos 12 meses, os papéis da companhia valorizaram 152%, muito acima também do desempenho do Ibovespa, que foi de 49%.

“A expectativa da Eternit é manter taxas de crescimento em volume superior ao setor da construção civil e do PIB”, destaca Martins.

Uso controlado do amianto crisotila - O Programa Portas Abertas, criado em 2004 com o objetivo de divulgar à sociedade todas as informações relativas à utilização do amianto crisotila, recebeu 3.492 visitantes no primeiro semestre, somando mais de 15 mil visitas desde sua implantação. A atividade ocorre nas cinco fábricas do Grupo e na mineradora Sama.

“O programa Portas Abertas reforça a transparência da empresa e sua preocupação em trazer informações recentes sobre o amianto crisotila à população. Pesquisas científicas têm comprovado a eficiência do uso controlado adotado no Brasil, com segurança para o trabalhador e sem agredir o meio ambiente”, destaca Élio A. Martins.

Perfil da Eternit - Com 67 anos, a Eternit é umas das pioneiras na fabricação de telhas e caixas d´água no País e líder no mercado de fibrocimento. A empresa que também fabrica caixas d´ água em polietileno, placa cimentícia e Painel Wall, tem sede em São Paulo e cinco fábricas nas cidades de Colombo (PR), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Simões Filho (BA) e Anápolis (GO), onde está a subsidiária Precon Goiás. Possui nove filiais nos municípios de Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Anápolis (GO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Seus produtos são oferecidos em mais de nove mil pontos-de-venda em todo o Brasil. Uma das maiores mineradoras de amianto do mundo, a Sama S.A. Minerações Associadas, do município de Minaçu, em Goiás, compõe o grupo.

Companhia de capital aberto, o Grupo Eternit faz parte do Novo Mercado, nível máximo de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Recentemente o Programa de Relações com Investidores da Eternit ficou entre os cinco melhores do mercado brasileiro (empresas “small & mid cap”), de acordo com IR Magazine Awards Brazil 2007.

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