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15/08/2007 - 10:11

Henkel anuncia os resultados do segundo trimestre de 2007

O crescimento das vendas e a expansão dos negócios contribuíram para a continuidade do bom desempenho do primeiro trimestre, como aumento nas vendas em 1,9 por cento para 3.293 milhões de euros, crescimento percentual de 4,3 nas vendas orgânicas, lucro operacional (EBIT) ajustado em até 6,4% para 345 milhões de euros e expansão contínua nas regiões de crescimento.

São Paulo – A Henkel, fabricante de detergentes e produtos de limpeza, cosméticos e adesivos para uso profissional, industrial, e outros produtos para uso profissional e de consumo, anuncia os resultados financeiros do segundo trimestre. A empresa realizou vendas de 3.293 milhões de euros no período, o que representa aumento de 1,9% em comparação ao mesmo período no ano passado. O crescimento orgânico nas vendas, isto é, o número ajustado ao câmbio internacional, eliminados os efeitos de aquisições e desinvestimentos, registrou o percentual de 4,3 %.

“Mantivemos a situação favorável da abertura do ano fiscal, com um crescimento orgânico superior ao desempenho do mercado em todas as áreas de negócios e fomos capazes de manter o dinamismo contínuo nas regiões de crescimento a fim de aumentar ainda mais nossa posição no mercado”, comenta Ulrich Lehner, Presidente do Conselho de Administração da Henkel.

Após um primeiro trimestre com movimentações bastante significativas, o crescimento orgânico no setor de Lavanderia & Higiene Doméstica estabilizou em 3,1%. O crescimento nas vendas de Cosméticos/Cuidados Pessoais resultou em 4,3%. O setor de Tecnologias de Adesivos, o qual se beneficiou de um aumento na atividade do setor no primeiro trimestre em razão das boas condições climáticas, teve o melhor desempenho com aumento de 4,8%. O novo setor é resultado da fusão das antigas unidades de Adesivos de Consumo e Profissionais com a de Tecnologias Henkel, que até abril operavam independentes.

O lucro operacional (EBIT) diminuiu 5,5% para 339 milhões de euros e 3,6% após o ajuste ao câmbio internacional. Os números para o trimestre do ano anterior incluíam ganhos ocasionais equivalentes a 41 milhões de euros, oriundos de desinvestimento nos negócios de selantes para isolamento de vidro e adesivos químicos para borracha e metal, enquanto os resultados deste trimestre incluíram lucro de 8 milhões de euros, a partir da venda de terrenos na Turquia. Além disso, a Henkel aumentou suas taxas de reestruturação de 6 milhões de euros, no trimestre do ano anterior, para 14 milhões de euros neste trimestre. Após os ajustes, o EBIT aumentou 6,4%, de 324 para 345 milhões de euros.

Com percentual de 10,3, o retorno sobre vendas (EBIT) caiu 0,8 pontos percentuais abaixo do trimestre do ano anterior. Após o ajuste dos itens anteriores, o retorno sobre vendas aumentou 0,5 pontos percentuais, de 10 a 10,5%. O retorno sobre o capital aplicado (ROCE) aumentou 15,4%. O lucro líquido a partir das participações aumentou em 3 milhões de euros para 24 milhões de euros. As despesas com juros líquidos melhoraram em 11 milhões de euros para - 37 milhões de euros, em razão de um lucro maior dos ativos de fundos cobrindo obrigações com pensões na Alemanha. No geral, os itens financeiros líquidos aumentaram em 14 milhões de euros para -13 milhões de euros.

Em razão de um EBIT inferior, os ganhos líquidos do trimestre caíram em 3,6% para 239 milhões de euros. Após participação minoritária equivalente a 5 milhões de euros, os ganhos líquidos para o trimestre foram de 234 milhões de euros (-3,7%). Os ganhos por ações preferenciais resultaram em 0,54 euros (-5,3%).

Desempenho por Setor - As vendas orgânicas em Lavanderia & Higiene Doméstica aumentaram 3,1%, enquanto as taxas de câmbio internacional e aquisições/desinvestimentos tiveram efeito negativo de -3,4%. Com taxa de crescimento percentual de dois dígitos, as vendas na Europa Oriental permaneceram bastante flutuantes, enquanto a taxa de crescimento, excepcionalmente alta no primeiro trimestre na Europa Ocidental, se normalizou como esperado. O lucro operacional aumentou 2,8% para 111 milhões de euros; 5,7%, com o ajuste ao câmbio internacional. O crescimento das vendas de Lavanderia foi resultado do bom desempenho gerado pelos detergentes de serviços pesados e amaciantes de roupa. O segmento de Higiene Doméstica ganhou inovações de sucesso tais como o novo limpador de banheiro em gel, o novo limpador de janelas e o primeiro limpador de banheiras.

O setor de Cosméticos/Cuidados Pessoais obteve um crescimento nas vendas orgânicas de 4,3%. Mais uma vez, foi significativamente acima da taxa de crescimento do mercado, reafirmando a tendência positiva dos trimestres anteriores. Além do desenvolvimento contínuo na Europa Ocidental, o setor teve um desempenho particularmente bom na Europa Oriental e na América Latina. Isso também se refletiu nos números do lucro operacional que demonstraram um aumento de 3,0% para 98 milhões de euros (4,7% após o ajuste do câmbio internacional). O segmento de Cosmética Capilar continuou a demonstrar um crescimento significativo. A posição da Henkel no mercado em todas as categorias – tinturas, cuidados e estilo – se expandiram ainda mais com o lançamento de diversas inovações, obtendo níveis recorde na Europa. O segmento de Cuidados para o Corpo demonstrou crescimento considerável, em razão do bom desempenho das marcas Fa e Dial, ambas com aumento nas vendas graças às inovações e expansão do portfólio. O segmento de Cuidados para a Pele lucrou com o lançamento do novo produto de combate ao envelhecimento e o relançamento da marca na Alemanha. No segmento de Higiene Oral, o destaque foi o lançamento de novos refrescantes bucais. O segmento de Salões de Beleza também continuou a se desenvolver de forma positiva, beneficiando-se de diversos lançamentos.

Com vendas orgânicas crescendo em 4,8%, o setor de Tecnologias de Adesivos seguiu com desempenho positivo. Taxas de crescimento de dois dígitos foram novamente registradas na Europa Oriental, África/Oriente Médio e Ásia-Pacífico, com bom desempenho da Europa Ocidental e América Latina. Na América do Norte, o ritmo foi mais lento em razão da atual situação do mercado de construção. O lucro operacional para o trimestre do ano anterior incluiu ganhos ocasionais de desinvestimento no valor de 41 milhões de euros. Em comparação com aquele trimestre, o EBIT caiu em 13,7%, ou em 11,7% (ajustado ao câmbio internacional). Sem esse item excepcional, foi obtido um aumento substancial no lucro operacional, com resultados positivos. No segmento de Adesivos de Consumo e Profissional, os adesivos instantâneos tiveram o melhor desempenho. Assim como nos últimos anos, o segmento de Adesivos de Construção teve crescimento acima da média, em função da alta atividade de construção na Europa Oriental e crescimento da participação na Europa Ocidental. O segmento de Indústria continuou a exibir alto crescimento. Em negócios automotivos na América do Norte, houve enfraquecimento em razão de lentidão no mercado. Os negócios envolvendo as indústrias de aeronaves e aço exibiram forte crescimento. No setor, a Henkel ganhou posições no mercado, com inovações para tratamento de superfícies.

Desempenho Regional - As vendas na região Europa/África/Oriente Médio ficaram em 2.111 milhões de euros, um aumento de 4,3% ou 4,4% após os ajustes para o câmbio internacional. Todos os setores comerciais contribuíram para esse crescimento. Na Europa Oriental, as vendas aumentaram novamente na variação percentual de dois pontos, enquanto que o ritmo do crescimento na Europa Ocidental do primeiro trimestre diminuiu de certo modo. A participação nas vendas de 64% da região permaneceu próxima ao nível do ano anterior.

Em razão dos efeitos do câmbio internacional, as vendas na região América do Norte caíram em 7,7%; após o ajuste do câmbio internacional, a queda foi de apenas 1,1%. Os negócios de cosméticos na região exibiram crescimento gratificante baseado em inovações. Com vendas de 646 milhões de euros, a região respondeu por 20% das vendas totais.

A região América Latina registrou vendas de 178 milhões de euros, um aumento de 5,2% ou 7,8% após os ajustes para o câmbio internacional. O crescimento foi gerado pelos setores de Cosméticos/Cuidados Pessoais e Tecnologias de Adesivos. A participação nas vendas atribuídas à região permaneceu em 5%.

Na região Ásia-Pacífico, os negócios da Henkel tiveram um desempenho excepcionalmente bom. As vendas em 298 milhões de euros aumentaram significativamente em 8,4%, aumentando em 11,4% após o ajuste para o câmbio internacional. Na região, o setor de negócio de Tecnologias de Adesivos teve taxa de crescimento particularmente alto. A participação da região nas vendas totais teve um pequeno aumento para 9%.

No geral, o resultado bastante satisfatório nas regiões de crescimento da Europa Oriental, Oriente Médio, África, América Latina e Ásia-Pacífico continuou no segundo trimestre, com a Henkel repetindo o aumento percentual de dois dígitos nas vendas nesses mercados.

Atualização da previsão de Vendas Lucros para 2007 - Considerando os resultados animadores nos negócios observados no primeiro semestre do ano, a Henkel espera obter uma taxa de crescimento orgânico (após o ajuste para o câmbio internacional e aquisições/desinvestimentos) de 4 a 5% para todo o ano fiscal. A Henkel espera também um aumento no lucro operacional (EBIT) – ajustado para o câmbio internacional – superior ao crescimento nas vendas orgânicas e um aumento nos ganhos por ações preferenciais (EPS) superior ao crescimento nas vendas orgânicas.

Perfil Henkel: Com mais de 130 anos, a Henkel é líder em marcas e tecnologias que tornam a vida das pessoas mais fácil, melhor e mais bonita. A Henkel, uma das 500 companhias listadas na Fortune Global, opera em três áreas estratégicas de negócio – Higiene Doméstica, Cosméticos e Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies. No ano fiscal de 2006, a Henkel gerou 12,74 bilhões de euros em vendas e obteve um lucro operacional de 1,298 bilhão de euros. Os 52.000 colaboradores da Henkel ao redor do mundo estão alinhados com o slogan “Uma Marca Amiga” para garantir a confiança nas marcas e tecnologias da empresa em cerca de 125 países.

No Brasil há mais de 50 anos, a Henkel opera nos segmentos de Adesivos, Cosmética Capilar Profissional, Selantes e Tratamento de Superfícies, com marcas consagradas como Loctite Super Bonder, Pritt, Tenaz, Cascola, Durepoxi, Cascorez, Sista Flexite, Liofol, Teroson e Schwarzkopf Professional, entre outras. Em 2006, a Henkel obteve localmente faturamento de aproximadamente 168 milhões de euros. |www.henkel.com.br

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