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27/07/2011 - 12:31

Projeto de Katia perrone para a Casa Electrolux evidencia o DNA da marca

Execução também considerou aspectos ambientais, como a instalação de pisos drenantes e o uso de LED, cujas características principais são baixo consumo de energia e longa vida útil.

Transformar uma antiga mansão em um ambiente contemporâneo, com o compromisso de conservar a história do local e privilegiar o DNA da marca Electrolux. Esse foi o desafio do escritório Katia Perrone Arquitetura & Interiores no desenvolvimento do projeto da Casa Electrolux, inaugurada no final de 2010, e localizada em um edifício de 810 m², tombado pelo patrimônio histórico, no Jardim América.

Responsável pela repaginação de vários showrooms, desenvolvimento de cozinhas cenográficas e vitrines da Electrolux, o escritório de arquitetura foi o responsável por diferentes fases do projeto em todos os ambientes - desde a distribuição dos espaços, até o detalhamento de layout e desenho de todo o mobiliário existente. Além disso, coordenou e compatibilizou os projetos de paisagismo e luminotécnica realizados pelos escritórios de Marcelo Faisal e Esther Stiller, respectivamente.

A Casa Electrolux é a primeira flagship store da marca no mundo. O projeto faz parte da estratégia de negócios da Electrolux de promover uma experiência marcante e completa aos consumidores, que poderão conhecer, entender e experimentar cada um dos produtos e lançamentos, estreitando esse relacionamento. A Casa também passa a fazer parte do roteiro de visitas e negócios de arquitetos, decoradores e formadores de opinião, posicionando a marca como uma referencia em inovação.

“A parceria de dois anos com a Electrolux nos credenciou a executarmos esse trabalho, que priorizou o uso de elementos que valorizaram o DNA da marca e o produto”, observa Katia Perrone, responsável pelo projeto.

A profissional explica que o DNA da marca está refletido em todos os ambientes e detalhes do projeto – na parede da recepção, onde o logo foi aplicado na forma de painel em alto relevo, nos adesivos dos painéis de vidros, espelhos e vitrines, e na moldura do totem digital da área externa.

O projeto passou por diversas revisões para seguir a proposta conceitual da Casa e a linguagem da marca, já utilizada em outros trabalhos. “Foi um projeto de bastante complexidade, que demandou nove meses de desenvolvimento e seis de implantação", conta Katia Perrone, ao explicar que as atividades de arquitetura passaram por 10 revisões, contabilizando pelo menos 20 layouts diferentes distribuídos pelos ambientes.

A Casa Electrolux está instalada em um antigo edifício no Jardim América, remodelado e transformado em uma grande caixa de vidro, com iluminação de Led branco em toda a fachada. A área interna tem paredes espelhadas e cachepôs de madeira com vasos de plantas, que aquecem o ambiente predominantemente branco.

Com o uso predominante do branco, muito vidro e espelhos, todo o projeto foi concebido em linhas retas. O uso da luz natural também foi privilegiado pela construção de clarabóias nos dois pavimentos da Casa Conceito. No andar superior, a cobertura existente foi substituída pela clarabóia, possibilitando total luminosidade e integração à área externa, evidenciando a copa das arvores.

O escritório de arquitetura também considerou aspectos ambientais para a execução do projeto, como a instalação de piso drenante e concregrama, em toda a área de calçada e circulação de automóveis, ambos escolhidos por absorver melhor a água e garantir a drenagem. Além disso, foi privilegiado o uso de LED para a iluminação da fachada, cujas características principais são baixo consumo de energia e longa vida util.

Perfil-A Casa Electrolux conta, no piso térreo, com um showroom com produtos e os principais lançamentos da marca, como o refrigerador I-kitchen (primeiro refrigerador do mercado com painel touch screen interativo, com 600 receitas culinárias, agenda, entrada USB e outras funções), a lavadora Ultra Clean (com dispositivo exclusivo tira-manchas), além de produtos que marcam a entrada da empresa em novas categorias como purificadores de água, climatizadores e aquecedores de água.

O andar superior, espaço social da Casa, tem salão com teto skylight e cozinha gourmet para eventos e ações de relacionamento da marca com consumidores, varejistas e formadores de opinião.

Nos jardins interno e externo, criados pelo paisagista Marcelo Faisal, há uma variedade de plantas brasileiras, como palmeiras imperiais e jabuticabeiras, além de um jardim vertical. A Casa é totalmente cercada por plantas e integrada com a natureza.

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