Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/07/2011 - 12:31

Indústria de Materiais de Construção mantém otimismo e intenção de investimentos nos próximos meses

Termômetro Abramat em julho revela que 56% dos fabricantes se mantém otimistas.

São Paulo - O baixo resultado de vendas no primeiro semestre levou a Abramat (Associação Brasileira de Materiais de Construção) a reduzir sua previsão de crescimento em 2011, de 7% para 5%. Apesar disso, o setor se mantém otimista para o segundo semestre.

O Termômetro A Abramat, sondagem realizada entre as empresas que fazem parte da associação, indica que 56% dos fabricantes estão otimistas quanto ao desempenho das vendas internas no curto prazo, para o mês de julho. O nível de expectativa regular é de 36%, e o pessimismo baixou para 8%, ante os 13% registrados no mês anterior. Segundo Melvyn Fox, presidente da ABRAMAT, a continuidade do programa Minha Casa Minha Vida e os recentes anúncios de início de obras da Copa do Mundo 2014, bem como a continuidade da redução do IPI, estimulam o setor.

A sondagem apontou ainda que, na média, 50% das empresas têm boas expectativas com relação às ações do Governo para o setor da construção civil nos próximos 12 meses, ante os 41% apurados anteriormente. “Apesar desta retomada ainda acanhada de otimismo, acreditamos que o governo nesse segundo semestre reduza as ações de controle da demanda gerando perspectivas melhores para o ano”,enfatiza Fox.

Em relação às pretensões de investimento no médio prazo, em julho, 74% das indústrias de materiais de construção pretendem ampliar as aplicações ao longo dos próximos 12 meses, mantendo a estabilidade do indicador nos primeiros meses de 2011. Se comparado ao mesmo período do ano passado (jul/10), foi constatado uma pequena queda de 2%, quando a pretenção era de 76%. Vale observar que a indústria está trabalhando com 86% da sua capacidade produtiva, média que tem se mantido nos últimos doze meses.

Abramat -Desde a sua fundação, em abril de 2004, a Abramat acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e aos demais agentes da cadeia produtiva da construção civil. A entidade conta atualmente com 49 empresas filiadas, que são as líderes na fabricação de materiais de construção dos diversos segmentos. Entre os temas que representam os focos de atuação da entidade estão: a competitividade da indústria, a desoneração fiscal de materiais para construção, a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a profissionalização da mão-de-obra da construção e a responsabilidade socioambiental dos agentes do setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira