Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2011 - 09:24

Projeto obesidade oferece avaliação clínica e tratamento gratuito para cães acima do peso

Universidade Santo Amaro e Total Alimentos disponibilizam tratamento para cães obesos.

Cães acima do peso serão avaliados por estudantes do quarto e quinto ano do curso de medicina veterinária da Universidade Santo Amaro (São Paulo) e receberão tratamento gratuito com Equilíbrio Light, alimento Super Premium da Total Alimentos. A ação faz parte do Projeto Obesidade, resultado de uma parceria entre a universidade e a empresa. Os interessados devem enviar um email para [email protected], manifestando o interesse em participar – será cobrada uma taxa de R$ 30,00 pela avaliação clínica do cão, mas os exames laboratoriais e o alimento serão gratuitos durante um período de três meses.

O Projeto Obesidade pretende constatar a frequência de complicações médicas associadas à obesidade, a qual acomete de 22 a 44% da população canina. Viviani De Marco, professora da universidade e responsável pelo estudo, explica que o objetivo é “provar que é possível tratar a obesidade e a síndrome metabólica com uma dieta hipocalórica de boa qualidade e, principalmente, orientar os proprietários de animais obesos sobre importância de emagrecê-los para melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida.”

Viviani é especialista em endocrinologia de cães e gatos e Prof. Dra. da disciplina de Clínica Médica de Pequenos Animais na universidade. Os dois alunos de graduação que estão desenvolvendo o projeto de pesquisa sobre obesidade canina estão sob sua orientação, um com bolsa da UNISA [www.unisa.br] e outro com bolsa promovida pela Total Alimentos [www.totalalimentos.com.br]

A seguir entrevista com Profª Viviani sobre o projeto: .Como devem proceder os interessados em levar seus cães até a UNISA?- Os interessados devem enviar um email para [email protected], dizendo apenas que tem interesse em participar do projeto de Obesidade (apenas cães obesos) e será agendada uma avaliação clínica no Hospital Veterinário da UNISA com os alunos responsáveis pelo projeto: Vitor e Natália (alunos de graduação) e Shirlene (aluna da pós-graduação), sob minha coordenação. Durante a avaliação clínica, faremos uma série de perguntas ao proprietário e examinaremos o animal. Há algumas restrições para o animal participar do projeto, por exemplo, ele não pode estar recebendo corticóides, nem ter endocrinopatias associadas como Diabetes mellitus, Hipotiroidismo e Hiperadrenocorticismo. Mas tudo isso é elucidado ao proprietário, pessoalmente.

.Como será a avaliação à qual o cão vai ser submetido? O dono vai poder acompanhar esta avaliação? Quanto tempo vai durar? -O animal será acompanhado durante três meses. Durante a primeira consulta, o proprietário responderá a um questionário e o animal será avaliado clinicamente. Se for incluído no projeto, será coletada uma amostra de sangue para realização dos exames laboratoriais e após observação dos resultados, iniciaremos a dieta hipocalórica com a Ração Equilíbrio Light Total Alimentos. Os retornos são mensais durante três meses. A avaliação clínica inicial é cobrada e custa R$ 30,00. Caso o animal não seja incluído no projeto, não será cobrado. Os exames laboratoriais serão isentos assim como a ração por um período de três meses.

.O que é a síndrome metabólica? Como ela se manifesta e o que acarreta para a saúde do cão? -A síndrome metabólica é caracterizada pela associação de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes. Esses fatores de risco incluem: obesidade, especialmente a obesidade abdominal ou visceral, a resistência à ação da insulina, hiperglicemia de jejum, dislipidemia (aumento de colesterol e/ou triglicérides) e hipertensão arterial. |.I/Total.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira