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28/07/2011 - 10:23

Cerol, perigo também para o automóvel

Técnico Nakata alerta para os cuidados com as juntas homocinéticas na temporada das pipas.

Fim de férias escolares e, mesmo assim, molecada toda na rua empinando pipa. A prática é uma das mais populares do país e encanta meninos e meninas há séculos. Todos os anos, nos meses de julho e agosto, as pipas ganham destaque.

Mas a brincadeira pode acabar mal quando se faz uso do cerol. Infelizmente, é comum ouvir relatos de motociclistas que tiveram pescoços cortados ao passar por aquela linha cortante. O que nem todo mundo sabe é que os automóveis também correm riscos.

Ao passar sobre a linha de pipa com vidro moído, com o movimento de rotação dos eixos do automóvel, pode acontecer do fio atingir as coifas de borracha das juntas homocinéticas e cortá-las. As juntas homocinéticas são responsáveis por transmitir a força do motor para as rodas, de forma constante, sem variações, em qualquer situação. Se algum material cortante passar pelo semieixo em rotação, é possível cortar a coifa.

Por isso, é sempre bom estar atento a qualquer sinal de linha enrolada nos eixos. Além disso, há outros indícios de problemas nas coifas de borracha das juntas homocinéticas como pontos de graxa na garagem, excesso de graxa em pontos da suspensão ou no para-lama. Caso haja sinais como esses, o proprietário do veículo deve procurar imediatamente um mecânico de confiança para fazer a avaliação da peça. “A substituição preventiva da coifa evita a necessidade de troca de todo o conjunto”, diz Jair Silva, supervisor de assistência técnica e serviços da Nakata.

Perfil-A Nakata é uma empresa brasileira, fundada em 1957. Entretanto, a história dos irmãos Nakata, começou dez anos mais cedo, em 1947, quando eles decidiram largar a vida no campo, fabricar panelas e vender de porta em porta. Nas visitas às casas, viram que os agricultores precisavam de um pulverizador agrícola e começaram a fabricá-lo também. Em meados dos anos 50, componentes para Brastemp foram incorporados à produção. O inicio da relação com o mercado automotivo se deu em 1957 quando os irmãos foram convidados pela Volkswagen a escolher e produzir uma peça do Fusca que estava sendo nacionalizado. Em seguida, a Nakata conseguiu autorização da VW da Alemanha para fabricar a barra de direção do Fusca, o que abriu as portas para a vocação da empresa, bem como o trabalho para todas as outras montadoras que existiam no Brasil na época. Em 1974 a empresa iniciou a fabricação de amortecedores. Hoje Nakata é líder em molas a gás para bagageiros e foi pioneira no desenvolvimento de amortecedores pressurizados. A linha de componentes é extensa, especialmente para produtos de suspensão, direção e freios, comercializados diretamente para o mercado de reposição.

Perfil-Affinia Group é uma multinacional americana, que pertencente ao grupo Cypress, líder global em projeto, fabricação, distribuição e comercialização de produtos de qualidade industrial e de serviços para o mercado de reposição, incluindo uma extensa oferta de peças para veículos leves e pesados. Com aproximadamente US$ 2 bilhões em receitas anuais, a Affinia tem operações em América do Norte e Sul, Europa e Ásia. A companhia emprega cerca de 10 mil colaboradores e está no mercado desde dezembro de 2004. Suas vendas são 55% provenientes do segmento de suspensão e freios, 27% de filtros e 18% entre diversas linhas de produto. No Brasil, conta com 750 profissionais e possui quatro unidades de negócios. A Affinia Automotiva tem parceria com o Denatran, CET e Senai-SP e apoia a campanha Carro 100% - Quem tem chega bem, com o objetivo de conscientizar o motorista que a manutenção preventiva garante a segurança do veículo. Baseada em três pilares: segurança, economia e meio ambiente, a campanha também busca contribuir para a melhora da qualidade do ar.

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