Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/07/2011 - 09:17

Genérico representa 25% do total da indústria farmacêutica

De 24 a 26 de agosto, durante a CPhI South America, o Brasil terá debate internacional sobre o futuro do mercado de genéricos, que atualmente está em amplo crescimento, só em 2010 o crescimento registrado no país foi de 33% e no mundo de 11%

Implementado no Brasil em 2000, o genérico vem conquistando um público fiel. Isso, porque, além de ter o mesmo princípio ativo, em alguns casos, pode chegar a custar por 50% a menos que o remédio de referência. Em países como Estados Unidos e boa parte das nações européias os medicamentos genéricos estão presentes há mais de 20 anos. No contexto mundial o crescimento desse mercado é de 11%, já no Brasil, em 2010, o aumento foi de 33% ao ano.

De acordo com a IMS Health, os genéricos apresentaram um crescimento de 11,53% no período compreendido entre abril e maio de 2011, enquanto o avanço geral do mercado farmacêutico, no mesmo período, foi de 12,14%.

Considerando os expressivos números do setor a CPhI, maior feira de insumos para a indústria farmacêutica, reservou um espaço só para o debate sobre medicamentos genéricos: o NextGen, que contará com a presença de autoridades no assunto, como Dirceu Barbano, Diretor-Presidente da ANVISA, Odnir Finotti, presidente da PróGenéricos, Marco Miguel, Diretor de Marketing da EMS – líder na venda de genéricos no Brasil.

O NextGen, trará em sua pauta, abordagens relevantes para o mercado genérico, entre outros tópicos estão a análise dos mercados globais e nacional, patentes, alíquotas de medicamentos, principais entraves na exportação de medicamentos e como estabelecer parcerias estratégicas duradouras no exterior.

Um debate necessário, quando considerada a impressionante cifra de 25% do volume total de fármacos comercializados no Brasil, atestada pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos).

E muitos são os fatores responsáveis pelos ótimos resultados do setor, entre eles está o aumento da renda das classes C e D, o bom desenvolvimento da economia brasileira, a baixa taxa de desemprego e a alta no consumo. Outro fator importante foi a ampliação da distribuição dos genéricos nos pontos de venda, facilitando o acesso de quem está em zonas periféricas. Como conseqüência natural, drogarias e farmácias, também se fortaleceram.

Também são considerados responsáveis pelo sucesso de vendas desse setor, a quebra de patentes de medicamentos para o tratamento de doenças crônicas – como hipertensão e colesterol – e o campeão de vendas, o genérico do Viagra, medicação para impotência sexual.

Ainda segundo pesquisa do IMS Health, foi comercializado ano passado, 444,3 milhões de unidades o equivalente a 21% do total de medicamentos vendidos. Gerando uma movimentação de 6,2 bilhões.

A CPhI south america chega à sua 4ª edição, trazendo para São Paulo – pela segunda vez – o já conhecido sucesso da CPhI Worldwide. Em seu formato mundial o evento já está comemorando seus 18 anos.

Serão mais de 250 expositores, 5 mil visitantes e representantes de diversos países. “Participar de um evento como esse é um dos principais movimentos de uma empresa que espera ter sucesso no exterior. Afinal, a CPhI é considerada, por muitos especialistas do setor, a principal vitrine mundial do mercado Farmoquímico e Farmacêutico”, completa Cassiano Facchinetti – event manager da CPhI.

.[CPhI South America, dias 24, 25 e 26 de agosto de 2011,das 14 às 20 horas, no Transamerica Expo Center, Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo| Site: www.cphi-sa.com.br| Credenciamento: www.cphi-sa.com.br/index.php?pgID=cred-visitantes].

Perfil-A UBM é líder global em mídia de negócios. Sediada em Londres e presente em mais de 30 países, a UBM é provedora de negócios para diversos mercados. O grupo, que conta com 6,5 mil funcionários, aproxima compradores e fornecedores em todo o mundo por meio de eventos especializados e de mídias impressas e eletrônicas. No Brasil, iniciou sua operação em 1994, sendo a 1ª multinacional de feiras a entrar no mercado, e conta com uma equipe com mais de 15 anos de experiência no setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira