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29/07/2011 - 09:45

Disputa presidencial de 2010 foi mais acirrada entre os eleitores com acesso à web, diz IBOPE

Estudo sugere que a mobilização eleitoral foi mais intensa entre os cidadãos que utilizam a rede cotidianamente

São Paulo, 25 de julho de 2011 – Como reflexo da popularização da internet, a mobilização online em torno das eleições de 2010 foi muito maior que em 2008. Além disso, a briga pelos votos dos eleitores que acessam frequentemente a web foi mais acirrada, conforme constata o estudo Eleições no Brasil em 2010: comparando indicadores político-eleitorais em surveys e na internet, que o IBOPE Inteligência e o IBOPE Media apresentaram juntos no IV Congresso Latino Americano de Opinião Pública da Wapor (World Association of Public Opinion Research), em maio deste ano.

O estudo realizou uma análise dos resultados de intenção de voto e sua relação com o acesso e o uso da internet em 14 pesquisas de opinião divulgadas entre 30 de junho e 30 de outubro de 2010. Nesse levantamento, foi observado que cerca de 25% dos eleitores fazem uso da internet cotidianamente, o que representa aproximadamente 27 milhões de brasileiros.

Entre os eleitores internautas, Dilma e Serra mantiveram-se empatados até meados de agosto e, embora a partir deste ponto a candidata petista tenha aberto vantagem sobre seu principal adversário, a diferença se manteve num patamar muito menor que o observado no eleitorado com um todo.

Na passagem do 1º para o 2º turno, a posição relativa dos dois principais candidatos se inverteu e, na pesquisa divulgada em 13 de outubro, Serra abriu 9 pontos percentuais de vantagem sobre a candidata Dilma, mantendo esta liderança até a semana seguinte (20 de outubro), mas perdendo-a no último período analisado, quando a petista recuperou a liderança das intenções de voto com 6 pontos percentuais acima do candidato do PSDB.

Outro aspecto importante da disputa eleitoral neste grupo de eleitores que utilizam a web com frequência é o melhor desempenho da candidata Marina Silva, que, durante toda campanha eleitoral do 1º turno, manteve-se acima de 10% das intenções de voto e chegou às vésperas da eleição com o apoio de cerca de 20% do eleitorado usuário de internet.

Tais resultados indicam que entre os eleitores com acesso e uso diário da rede, a disputa eleitoral pela Presidência em 2010 foi mais competitiva que entre os eleitores não-conectados, sugerindo uma mobilização mais intensa em torno das candidaturas por parte dos cidadãos que utilizam a web cotidianamente.

Foi observado ainda que Dilma teve uma intenção de voto menor no grupo de eleitores que acessavam a internet diariamente, ao passo que José Serra e Marina Silva experimentaram o contrário: entre os eleitores usuários cotidianos da web, o desempenho destes candidatos foi, em geral, superior ao observado na média dos eleitores, com destaque para a candidata do PV, que obteve entre os internautas uma intenção de voto de 4 a 8 pontos percentuais acima da encontrada entre os eleitores em geral.

.Intenção de voto dos eleitores conectados: .[Fonte: Elaboração própria, com dados de pesquisas nacionais de opinião pública, realizadas pelo IBOPE Inteligência. Notas: Nas pesquisas divulgadas em 02/10 e 30/10 não foram coletadas informações sobre o acesso e o uso da internet por parte dos eleitores].

.Intenção de voto dos eleitores em geral: .[Fonte: Elaboração própria, com dados de pesquisas nacionais de opinião pública, realizadas pelo IBOPE Inteligência].

“Disputa” no Twitter- No microblog, o candidato José Serra obteve liderança inconteste no interesse dos usuários no período da campanha, sustentando em todo o período um número de seguidores significativamente maior que os obtidos por Dilma e Marina.

Em 27 de setembro, a uma semana do 1º turno das eleições, a assim chamada “onda verde” também se manifestou neste espaço e a candidata do PV ultrapassou Dilma em número de seguidores, reproduzindo o crescimento observado de sua candidatura entre os eleitores que acessam a internet diariamente e os que utilizam redes sociais.

Mesmo fora do 2º turno, Marina continuou amealhando seguidores e ampliando a sua vantagem sobre Dilma, o que sugere o interesse por parte dos usuários desta rede social pelo seu posicionamento político após o 1º turno – apoiando Serra ou Dilma – e uma estratégia de comunicação bem-sucedida nesta rede social, que possibilitou inclusive que a candidata mantivesse após a eleição o interesse dos internautas por suas ideias.

O número de seguidores de Marina continuou crescente nos meses após a eleição de 2010: em 31 de dezembro de 2010 ela tinha 373.353 seguidores e, em 1º de março de 2011 ela alcançava o patamar de 400.00 seguidores.

.[Fonte: Elaboração própria, com dados do Twitter Counter].

A internet ganha força- De acordo com o estudo, a fatia de eleitores que citaram a internet como fonte de informação mais importante na decisão do voto saltou de 2% para 12%, entre 2008 e 2010. Entre os eleitores mais jovens e os em melhor condições socioeconômicas o índice é ainda mais elevado. Nas eleições passadas, a internet só perdia em relevância para a televisão, citada como fonte preferencial por 72%.

.Fonte preferencial para a decisão do voto: .[Fonte: IBOPE Inteligência, com dados de pesquisas nacionais de opinião pública de outubro de 2008 e março de 2010].

Para os autores do estudo, João Francisco Resende, analista de pesquisa do IBOPE Inteligência, e Juliana Sawaia, gerente de inteligência de mercado do IBOPE Media, os indícios e resultados apontados pelo estudo confirmam que a internet terá um peso cada vez maior nas disputas eleitorais brasileiras e deve ser objeto de interesse de pesquisas por parte dos especialistas neste campo:

“Do mesmo modo que as pesquisas qualitativas representaram no passado uma inovação na investigação das disposições político-eleitorais, a análise de informações disponíveis nas mídias sociais e a própria utilização da web como ferramenta de coleta de opiniões é um campo extremamente promissor para o desenvolvimento da pesquisa social e de mercado nas próximas décadas”, resumem João Francisco Resende e Juliana Sawaia. [www.ibope.com.br/download/paperswapor02.pdf].

Perfil-O IBOPE Inteligência é uma organização do Grupo IBOPE que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas e na elaboração de estratégias no planejamento de negócios. Seu diferencial está baseado em uma equipe multidisciplinar integrada, profissionais altamente qualificados e especialistas no conhecimento do cidadão e do consumidor.

Perfil-O IBOPE Media é a unidade de negócios do Grupo IBOPE especializada em pesquisa de mídia. Com operações em 13 países do continente, além de um escritório comercial em Miami, nos EUA, é a maior empresa latino-americana do segmento. No Brasil, é reconhecido pela alta qualidade na medição de audiência, investimento publicitário, hábitos de consumo e outras pesquisas quantitativas, provendo o mercado local com informações relevantes para a tomada de decisão no planejamento estratégico de mídia. | Twitter: @grupoibope.

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