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29/07/2011 - 10:31

Embraer eleva Ebitda para US$ 465 milhões em 2011


Ante previsão de US$420 milhões, a companhia ainda alcançou lucro líquido de abril a junho de R$ 153,8 milhões contra R$101,7 milhões em 2010.

São José dos Campos-Durante o 2º trimestre de 2011 a Embraer entregou 25 aeronaves comerciais e 23 aeronaves executivas (20 jatos leves e três jatos grandes), a receita líquida no 2T11 totalizou R$ 2.168,6 milhões, e a margem bruta subiu de 20,2% no 2T10 para 22,4% no 2T11, as margens Ebit e Ebitda no 2T11 alcançaram 7,8%, e 11,5%, respectivamente, enquanto que no acumulado 2011 foram 8,3% e 13%; em linha com as projeções da Empresa, o lucro líquido atribuído aos Acionistas da Embraer e o lucro por ação – básico no 2T11 atingiram R$ 153,8 milhões e R$ 0,2124, respectivamente, enquanto que no 2T10 foram R$ 101,7 milhões e R$ 0,1405, os sinais de recuperação na aviação comercial resultaram em 62 novas encomendas de E-Jets no acumulado 2011. Outros acordos correspondentes a 42 jatos deverão ser adicionados à carteira de pedidos firmes ao longo dos próximos meses.

Revisão de guidance 2011-Conforme previamente mencionado, a recuperação no segmento da Aviação Comercial tem sido observada desde meados de 2010, e a Embraer tem sido capaz de converter algumas oportunidades em novos negócios na Aviação Comercial, bem como nas áreas de Defesa e Segurança e Serviços . Assim, a Empresa está revisando seu guidance de receita esperada de US$ 5,6 bilhões para R$ 5,8 bilhões. Com o aumento da receita, a Companhia espera que o Resultado e a margem operacional aumentem de US$ 420 milhões e 7,5%, para US$ 465 milhões e 8% respectivamente. Quanto ao Resultado e margem Ebitda a Empresa espera um aumento para US$ 700 milhões e 12% respectivamente. Os investimentos relacionados a Desenvolvimento também foram revisados, de US$ 210 milhões para US$ 160 milhões, por conta de antecipações de contribuição de parceiros para 2011. Esta redução não afeta os cronogramas de desenvolvimento, particularmente dos Legacy 450 e 500.

Aviação executiva- “As entregas no 2T11 para a Aviação Executiva totalizaram 20 jatos leves e três jatos grandes.O mercado vem mostrando sinais de melhoria, onde a Empresa anunciou importantes vendas nos últimos meses na Aviação Executiva. Durante o EBACE (European Business Aviation Convention & Exhibition) em maio deste ano, a Embraer anunciou uma ordem de três jatos Legacy 650 para a Comlux The Aviation Group. Em julho, Embraer e Minsheng Financial Leasing Co., Ltd., uma subsidiária da China Minsheng Banking Co., Ltd, assinaram um Memorando de Entendimentos (MoU) para a aquisição de até 20 jatos executivos. A expectativa é que todas estas intenções sejam convertidas em ordens firmes nos próximos cinco anos e as entregas devem começar ainda em 2011. Com este MoU, a Embraer fortalece sua presença no mercado de aviação executiva na China, seguido de uma cooperação conjunta com a AVIC (Aviation Industry Corporation of China) para a montagem de jatos executivos naquele país.

A Embraer entregou, no último mês de abril, o 200º jato Phenom 100. A aeronave foi recebida pelo Grupo Swift Aviation, com sede em Phoenix, Estado do Arizona, EUA. A unidade da Embraer Executive Jets em Melbourne, Estado da Flórida, EUA, recebeu no dia 10 de junho a fuselagem e as asas do primeiro jato Phenom 100 que será montado nos Estados Unidos. A Empresa continua cumprindo o cronograma para produzir e entregar a primeira aeronave da Embraer até o final de 2011. Esta unidade possui atualmente 65 funcionários, e outros ainda serão contratados. Em julho ocorreu a junção dos segmentos dianteira, central e traseira do primeiro protótipo do Legacy 500.

Dando continuidade aos esforços da Empresa em fortalecer seu posicionamento no mercado, a Embraer anunciou durante o EBACE 2011 importantes melhorias na estrutura de suporte ao cliente e de representantes de vendas na Europa, Oriente Médio e África. A Embraer adicionou dois novos gerentes regionais à sua estrutura de suporte para jatos executivos, um em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e outro em Londres, Reino Unido. E nomeou o Grupo Barbedos Limited, representante autorizado de vendas de jatos executivos para a África Ocidental, que inclui Camarões, Gabão, Gana, Guiné Equatorial, Nigéria e Senegal.

Defesa e Segurança- O mercado de Defesa e Segurança continua a apresentar um cenário favorável para o crescimento, com uma série de campanhas em curso para várias aplicações, incluindo o transporte de autoridades, treinamento e ataque leve, sistemas de inteligência, vigilância e reconhecimento, modernização de aeronaves, transporte militar, sistemas de comando e controle, e serviços.

No 2T11, duas aeronaves F-5BR passaram pelo processo de modernização e foram entregues para a Força Aérea Brasileira (FAB), totalizando 42 aeronaves entregues de um total de 46. O mais recente contrato para modernizar mais 11 jatos F-5 tem início previsto para entrega em 2013.

As campanhas de teste do primeiro protótipo do AMX, para o programa de modernização A-1 da Força Aérea Brasileira - FAB, estão em curso, e o primeiro voo está previsto para 2012.

O programa de modernização dos caças A-4 da Marinha do Brasil está sendo executado dentro do cronograma, e o voo da primeira aeronave está planejado para 2012.

O programa AEW Índia está avançando conforme contratado, e as três aeronaves estão simultaneamente em processo de montagem.

No 2T11, uma aeronave Super Tucano foi entregue às Forças Aéreas do Equador, completando 18 unidades encomendadas por este cliente. Desde o lançamento deste modelo, 153 unidades já foram entregues para vários clientes. A Companhia foi declarada vencedora de uma licitação realizada pelo Ministério da Defesa Indonésio, em novembro de 2010. Desde então, várias fases administrativas foram cumpridas, culminando no fechamento do contrato, que inclui estações de apoio de solo e um pacote logístico integrado. As entregas começam em 2012.

O desenvolvimento do programa KC-390 está avançando conforme cronograma. O início da fabricação do primeiro protótipo está previsto para 2013 e o primei ro voo para 2014. Até final de junho de 2011, 60 intenções de compra haviam sido assinadas. Seguindo a seleção dos primei ros fornecedores, quat ro outros fornecedores foram selecionados para equipar o KC-390 com seus sistemas. A Rockwell Collins fornecerá o sistema aviônico Pro Line fusionTM; o sistema de ambientais e de cont role de pressurização de cabine serão fornecidos pela Liebherr Aerospace; Esterline Control Systems fornecerá o sistema de automanete e Messier-Bugatti-Dowty fornecerá os sistemas de rodas, freios, retração e extensão do trem de pouso, e conjunto hidráulico do controle direcional em solo. Recentemente, a International Aero Engines AG (IAE) foi selecionada para fornecer os motores V-2500-E5, Goodrich Corporation para fornecer os atuadores eletroestáticos (EHA), os atuadores elét ricos reserva dos hidrostáticos (EBHA), os atuadores eletrônicos e os controles elétricos para o sistema primário de comandos de voo, e BAE Systems para fornecer hardware, software embarcado, projeto de sistemas e suporte à integração dos eletrônicos para comandos de voo”, frisa o comunicado da companhia.

Perfil-A Embraer (Empresa S.A. - NYSE: ERJ; BM&FBovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Cingapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa e segurança. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de junho de 2011, a Embraer contava com 17.194 empregados – número que não inclui funcionários das subsidiárias não-integrais – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de US$ 15,8 bilhões.[www.embraer.com.br].

• Link dos resultados com mais detalhes e ilustrações gráficas

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