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29/07/2011 - 10:31

Como lidar com a pressão organizacional?

Organizar atividades de trabalho, relacionar as prioritárias e secundárias e aprender a dizer “não” estão entre as ações que podem ajudar o profissional a manter-se focado e preciso nos resultados.

Quem de nós já não se deparou com a pressão do ambiente corporativo? Prazos, metas, concorrência, redução de custos e aumento de produtividade são apenas alguns dos motivos que levam as empresas a caminharem em ritmo acelerado. Assim, tem se tornado cada vez mais comum à busca por profissionais que saibam lidar com a pressão organizacional. Mas como os colaboradores têm respondido a essa pluralidade corporativa?

As empresas têm optado por profissionais que se mostram produtivos, ou seja, capazes de gerenciar e executar uma gama de informações, tomando as ações necessárias em tempo real, contudo, sem comprometer a qualidade de entrega, além é claro, com equilíbrio emocional. Logo, estamos falando de profissionais que saibam lidar com a pressão organizacional.

Em uma equipe, reunimos pessoas com divergências de culturas, ideias e pontos de vista. Isso é saudável, porém é importante lembrar que cada uma poderá apresentar uma reação distinta ao estímulo da pressão e o líder terá um papel importante na busca por um ambiente ponderado, afinal as pessoas não devem fracassar diante da pressão, nem só apresentar resultados diante dela.

Companhias têm refletido sobre essa questão e buscado mudanças visando à qualidade de vida dos colaboradores. O investimento também é aplicado no desenvolvimento da liderança visando desenvolver, motivar e reter seus colaboradores, além de praticar técnicas que diminuam o estresse no ambiente de trabalho.

Algumas ações podem ajudar a aliviar a pressão do cotidiano, como a organização do espaço e das atividades de trabalho e a administração do tempo, fatores fundamentais para um rendimento superior e equilíbrio. Além disso, relacionar as atividades prioritárias e secundárias, definir o tempo que destinará para a realização de cada uma delas, evitar ser interrompido, concentrar-se na tarefa a ser executada e aprender a dizer “não”, caso isso seja necessário, são algumas dicas que podem ajudar a conviver bem com a perseguição de metas e objetivos e a manter-se focado e preciso nos resultados, evitando cobranças e maior sensação de pressão.

. Por: Priscila Mendes - é consultora da Leme Consultoria [www.lemeconsultoria.com.br], graduada em Psicologia e especialista em Gestão por Competências na Metodologia do Inventário Comportamental. | Perfil-Leme Consultoria [www.lemeconsultoria.com.br] Responsável pelo desenvolvimento de uma metodologia capaz de mensurar as competências dos colaboradores com comprovação matemática, a Leme Consultoria atua no mercado desde 1992 como consultoria em Recursos Humanos, Gestão Empresarial e Sistemas de Tecnologia da Informação. Além disso, promove soluções de Gestão de Pessoas alinhadas à estratégia empresarial como Mapeamento e Avaliação de Competências, Avaliação de Desempenho, Remuneração por Competências, Clima Organizacional e Balanced Scorecard. Rogerio Leme, diretor do grupo, é autor dos livros: “Aplicação Prática de Gestão de Pessoas por Competências“, “Avaliação de Desempenho com Foco em Competência”, entre outros, todos publicados pela editora Qualitymark.

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