Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/07/2011 - 09:13

Unisinos terá curso intensivo sobre tecnologia de radiofrequência

As fortes expectativas quanto à expansão da tecnologia RFID (Radio-Frequency IDentification), que abrirá um mercado de milhões de reais no Brasil, certamente criarão demanda por profissionais capacitados a implementar projetos e com bons conhecimentos para gerir todo esse sistema.

A opinião é do engenheiro de computação e mestre em Ciências da Computação Mário Paiva Magalhães Flores do Prado, sócio-diretor da Taggen, empresa instalada no Centro de Tecnologia da Unicamp, em Campinas (SP), uma das primeiras da iniciativa privada brasileira a conquistar a CompTIA, certificação internacional outorgada aos experts mundiais do setor.

Prado e seu sócio, Alexandre Vieira dos Santos, especialista em TI com MBA em TI Aplicada à Gestão Estratégica de Negócios, ministrarão o curso Introdução à Tecnologia RFID (Radio-Frequency IDentification), marcado para os três primeiros sábados de agosto (dias 6, 13 e 20), das 8h30 às 16h10, no Campus Unisinos São Leopoldo (Avenida Unisinos, 950 - São Leopoldo (RS).

Com 20 horas/aula, divididas entre a disseminação de informações teóricas e demonstrações práticas, o curso é voltado a estudantes e profissionais de áreas como Logística e Tecnologia da Informação, com interesse em gestão da indústria, comércio e prestação de serviços.

Revolução já em curso principalmente na Europa, a tecnologia RFID tem forte potencial para o mercado brasileiro, e pode ser vista, por exemplo, em muitos dos pedágios, como o serviço “Sem Parar”. A RFID também poderá ser aplicada em outras áreas como varejo, portos e alfândegas, e até mesmo pela administração pública.

“Nos supermercados, por exemplo, será possível agilizar a entrada e saída de mercadorias, bastando ao caminhão simplesmente passar por um portal de verificação. Nos portos, seria eficaz na conferência de cargas de contêineres, acabando com a escolha aleatória para a abertura desses equipamentos”, destaca Prado.

Segundo ele, a tecnologia poderá inclusive coibir desvios de mercadorias compradas pelo poder público. “Não só o fornecedor, que envia produtos a menos do que foi pedido, quanto o responsável pelo almoxarifado, que acaba desviando uma ou outra caixa, terão sua atividades restringidas”, afirma.

Na programação, serão abordados os seguintes tópicos: Introdução; O que é RFID; Princípios Físicos de Sistemas RFID; Tags; Leitores RFID; Middleware RFID; Normas e regulações; Aplicações RFID; Teste e solução de problemas; Projeto do sistema RFID; Segurança e privacidade; Estratégia de integração da tecnologia.

Informações sobre inscrições e valores podem ser obtidas no site na Unisinos, ou pelo telefone (51) 3591-1200. Vagas limitadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira