Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/07/2011 - 09:33

Prêmio de Qualidade para Micro e Pequenas Empresas continua com inscrições abertas

Expectativa é de que Rio continue liderando participação do Sudeste no MPE Brasil.

Rio de Janeiro – Até o próximo dia 15 de agosto (segunda-feira), pode ser feita a inscrição, gratuita, para a etapa estadual do MPE Brasil 2011 - mais importante prêmio de competitividade para micro e pequenas empresas. Após a inscrição e o preenchimento de um questionário, os participantes recebem diagnóstico e consultoria gratuita. Os vencedores estaduais participarão do evento de reconhecimento nacional, além da disputa da etapa nacional, em Brasília, no primeiro trimestre do ano que vem.

O Prêmio MPE Brasil 2011 é promovido em 24 estados e visa promover aumento da qualidade e da competitividade das empresas. A etapa fluminense da premiação é uma realização da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Firjan, Gerdau-Cosigua e Sebrae-RJ.

A conquista do prêmio na etapa estadual já garante ao vencedor um certificado e o direito de usar o selo do MPE Brasil. A expectativa é de que o Rio continue na liderança da Região Sudeste em relação ao número de participantes. Em 2010, a edição fluminense recebeu cerca de 11.400 inscrições. Em 2008, foram, aproximadamente, 9.900.

- Nos últimos anos, o número de inscrições na etapa fluminense vem sendo o maior entre os estados do Sudeste, que é a região que concentra o maior PIB do país. Estamos trabalhando para que essa liderança se intensifique – afirma Sérgio Teixeira, superintendente de Competitividade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços.

Outro bom resultado do Rio na premiação foi desempenho da ICQL Química, que produz solventes e desengraxantes, em Duque de Caxias. A empresa, depois de ganhar a etapa estadual na categoria indústria em 2009, tornou-se a vencedora nacional no mesmo ano. Na ocasião, a empresa foi única representante do Sudeste entre as vencedoras nacionais. A gerente de Comunicação Social da ICQL, Ana Maria de Andrade Leite, explica o motivo da inscrição da empresa no prêmio:

- A inscrição foi feita com o objetivo de analisar os resultados, comparativamente com outras empresas brasileiras da mesma área de atuação, uma vez que o questionário de inscrição do prêmio é uma excelente ferramenta de autoanálise: adapta-se a qualquer tipo de empresa, de qualquer porte, região e segmento, orientando os gestores sobre as melhores práticas, em nove áreas de influência da administração - abordadas pelo MEG (Modelo de Excelência da Gestão – FNQ), baseadas em padrões internacionais.

A avaliação dos critérios analisados pelo prêmio levou a ICQL a buscar a melhoria contínua, estudar o seu sistema, identificar pontos fortes e fracos, buscar inovação de produtos e serviços e, consequentemente, ampliar a competitividade.

- Logo no preenchimento do questionário, observaram-se melhorias que poderiam ser implementadas de imediato, como por exemplo, o sistema de informação, que foi substituído e trouxe maior dinamismo, maior integração entre todos os departamentos, maior rapidez no atendimento e 100% de satisfação entre os clientes de grande porte da indústria nacional. Também logo após o prêmio, a ICQL ampliou sua área de atuação para quatro regiões do território nacional e investiu na implantação de um setor específico de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ecologicamente corretos – acrescenta a gerente de Comunicação Social da ICQL.

Finalista na categoria comércio na etapa estadual em 2009 e na categoria indústria em 2010, a empresa Ecoleta, de Resende, vai participar novamente do MPE Brasil RJ. A organização atua na coleta e beneficiamento de óleos vegetais e gorduras residuais.

- Aqui na Ecoleta todos se envolvem com cada item e cobram os resultados. Esse esforço vai sendo incutido e passa a ser parte da cultura organizacional, o que é muito bom, pois sabemos que uma boa gestão é fundamental para garantir a saúde da empresa – avalia o diretor de Marketing e Logística da organização, Leonardo Aguiar.

Outra empresa que vai participar novamente do MPE Brasil RJ é a Ar & Ambiente (Niterói), que vende equipamentos para climatização. A organização participou nas edições de 2009 e 2010 e esteve entre as finalistas na categoria comércio.

- Tivemos o prazer de ter participado e de termos sido qualificados para o prêmio, certamente que nos preparamos e aprendemos a partir do relatório que recebemos ao final do evento – lembra o sócio-gestor Luiz R. Mauro.

As categorias do MPE Brasil são as seguintes: comércio, indústria, serviços, serviços de turismo, serviços de TI, serviços de saúde, serviços de educação, agronegócio, destaque em responsabilidade social e destaque de inovação. Também podem participar cooperativas e associações produtivas. As candidatas têm que ter receita bruta anual de até R$ 2,4 milhões e completado pelo menos um ano fiscal.

.[As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.premiompe.sebrae.com.br ou nos pontos de atendimento do Sebrae-RJ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira