Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/07/2011 - 09:33

Usina de Candeias completa três anos


Bahia-Inaugurada em 29 de julho de 2008, na Bahia, Candeias foi a primeira usina de biodiesel da companhia a entrar em operação. Inicialmente, sua capacidade de produção era de 57 milhões de litros de biodiesel por ano. A usina teve sua capacidade aumentada em 90% no final de 2009 e, em seguida, passou por obras de duplicação. Atualmente pode produzir anualmente 217,2 milhões de litros de biodiesel.

Com capacidade praticamente quadruplicada, a usina é, hoje, a maior do parque produtor de biodiesel da empresa, incluindo usinas próprias e unidades em parceria, que juntas têm capacidade total de produzir cerca de 700 milhões de litros/ano.

A usina de Candeias - composta por 172 trabalhadores, entre próprios e prestadores de serviço - abastece a região Nordeste do Brasil, principalmente os estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas.

A usina de Candeias, bem como todo o parque de biodiesel da companhia, possui avançada tecnologia de produção e engenharia. Os sistemas de automação, elétrico e de segurança do processo são um dos mais modernos do mercado, permitindo às usinas processar diversos tipos de matéria-prima, como óleo de soja, girassol, algodão, palma, mamona e sebo bovino.

Ainda no Estado da Bahia, a empresa deu o primeiro passo para a verticalização da cadeia produtiva do biodiesel por meio da aquisição de 50% da Bioóleo, empresa de extração de óleos vegetais, em Feira de Santana (BA), em agosto do ano passado.

Inclusão social no campo e no meio urbano - A usina de Candeias está localizada em uma região com grande concentração de agricultores familiares. Cerca de 27 mil pequenos produtores, nos estados da Bahia e de Sergipe, participam da estratégia agrícola da empresa na região e recebem assistência técnica e sementes certificadas. Com essas ações e a garantia de compra dos grãos produzidos, a companhia incrementa a renda dos parceiros, apoiando o desenvolvimento regional.

A fim de ampliar a participação da agricultura familiar, a Petrobras em parceria com a subsidiária Petrobras Biocombustível, iniciou este ano o Programa de Estruturação Produtiva Agrícola. A iniciativa busca aumentar a produtividade e produção de oleaginosas por meio de ações de correção do solo. O aumento médio de produção esperado com o programa é de 35%.

A Petrobras Biocombustível também atua na área urbana por meio de ações voltadas para o aproveitamento de Óleos e Gorduras Residuais (OGR), em especial o óleo de cozinha usado, como fonte de matéria-prima para biodiesel. No primeiro semestre deste ano, foram adquiridos cerca de 40 mil litros de OGR de cooperativas de catadores de Salvador e região, agregando valor e renda a uma atividade já realizada pelos catadores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira