Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/07/2011 - 09:33

Rio de Janeiro sedia I Fórum de Conteúdo local


Evento propõe discutir as oportunidades e desafios para fornecedores de produtos e serviços nacionais para a indústria naval e offshore.

A participação nacional no fornecimento de bens e serviços para navios e plataformas será o tema do I Fórum Conteúdo Local, dia 05 de agosto (sexta, de 8h30 às 13h, no Hotel Marriott, em Copacabana. Tendo como pano de fundo o Pré-Sal, o evento permitirá aos principais atores da cadeia produtiva naval e offshore um debate aberto sobre o tema com ministros de Estado e outros representantes do governo, dirigentes de estatais e de bancos de fomento. Haverá duas mesas: Pré-Sal e o desenvolvimento do Brasil’ e ‘As oportunidades e os desafios’. O Fórum é uma iniciativa do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), instituição que representa os estaleiros brasileiros; e da Fundação Aro. O patrocínio é da Transpetro.

Será apresentado um estudo sobre a participação nacional no setor naval e offshore fornecimento de bens e serviços para navios e plataformas que, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, aumentou de 57% para 75% desde 2003. A estimativa é de que só a exploração e produção de petróleo na camada do Pré-Sal demandarão 97 plataformas de produção, 510 barcos de apoio e 49 navios.

Entre os participantes estarão os ministros Guido Mantega, da Fazenda e Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; os presidentes da Petrobras, José Sergio Gabrielli; da Transpetro, Sérgio Machado; do Banco do Brasil, Aldemir Bendine; e o presidente da Sete Brasil, João Carlos Ferraz.

Diante dos elevados investimentos programados pela Petrobras – de US$ 220 bilhões até 2014, incluindo o Pré-Sal - além dos que serão feitos por outras companhias de exploração de petróleo, nacionais e estrangeiras, o governo e as mais de 1milhão de empresas fornecedoras de equipamentos, peças e serviços estão atentos para a participação do conteúdo nacional. As encomendas são estimadas em US$ 150 bilhões somente para o Pré-Sal.

O presidente do Sinaval, Ariovaldo Rocha, diz que a meta do sindicato é ampliar o conteúdo local na construção dos navios e plataformas, e apoio à indústria de navipeças. “Os estaleiros estão comprometidos com o aumento da participação da indústria brasileira no fornecimento de navipeças”, destacou. Em marco deste ano o sindicato assinou com o BNDES Convênio de Cooperação e Intercâmbio de Informações e atividades correlatas. A iniciativa visa a aumentar o acesso ao crédito e outros serviços financeiros e o fortalecimento da capacidade empresarial.

“O conteúdo local é mais do que uma exigência da política do Governo Federal e dos contratos de concessão da Agência Nacional do Petróleo (ANP). É o caminho para aproveitar todo o potencial que a exploração do petróleo abre para conquistar um modelo de desenvolvimento de longo prazo, com incentivo à melhoria da produção, à qualificação dos trabalhadores e à tecnologia nacional”, diz Marcos Oliveira, presidente da Fundação ARO [www.aro.org.br/forum].

A ANP exige conteúdo local desde 2005, mas não há exigência para os contratos de exploração mais recentes. O BNDES considera o conteúdo local como um dos indicadores para definir taxas de juros de diversas modalidades de financiamento. O Fórum pretende debater e apresentar soluções para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva de petróleo e gás, desde fontes de financiamento, atendimento dos prazos estabelecidos, tecnologia e qualidade dos produtos, treinamento e qualificação de mão de obra, fatores determinantes para o sucesso dos negócios.

Outro objetivo é desmistificar alguns questionamentos, como a capacidade do empresariado nacional, o Custo Brasil, o câmbio valorizado e os subsídios dados por alguns países, tornando-os mais competitivos. “Diante desse quadro e do crescimento que já está ocorrendo, os fornecedores da indústria naval e offshore precisam aumentar sua competitividade, produtividade e qualidade, a fim de responder aos grandes desafios que se colocam”, constata Rocha.

Na ocasião, será lançado o “Prêmio de Qualidade Naval”.

.[O I Fórum Conteúdo Local acontece no dia 05 de agosto de 2011 (sexta-feira), das 8h30 às 13h, seguido de brunch, no JW Marriott Hotel (Av. Atlântica, 2600, Copacabana – Rio de Janeiro-RJ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira