Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/07/2011 - 10:18

Prof. Katashi Okoshi obtém título de livre-docente da Medicina/Unesp


O professor da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), Katashi Okoshi, recebeu, após conclusão do concurso realizado dias 28 e 29 de julho (quinta e sexta--feira), o título de livre-docente das disciplinas de Medicina Interna I, II e III do Departamento de Clínica Médica da instituição. A tese defendida por ele, dia 29, no Salão Nobre da FMB, teve como tema a “Influência da Restrição da Ingestão Alimentar no Remodelamento Cardíaco Induzido por Infarto do Miocárdio em Ratos”.

Participaram da banca examinadora que avaliou o candidato, os professores Beatriz Bojikian Matsubara, da FMB; Joel Spadaro, professor emérito da FMB; Silvia Helena Gelás Lage e Carlos Vicente Serrano Júnior, da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e Valdir Ambrósio Moisés, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Durante prova didática, realizada dia 28 (quinta-feira), professor Katashi discorreu sobre “Mecanismos hemodinâmicos, celulares e moleculares envolvidos na fisiopatologia da insuficiência cardíaca”.

Currículo - Katashi Okoshi graduou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). Realizou residência médica na mesma instituição, na área de cardiologia, no período de 1985 a 1988. Concluiu o mestrado e o doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica na mesma instituição, respectivamente em 1994 e 2000. Realizou pós-doutoramento na área de insuficiência cardíaca experimental no Beth Israel Deaconess Medical Center - Harvard University, Boston, no período de 2002 a 2004. Atualmente, é professor assistente doutor do Departamento de Clínica Médica (Disciplina de Cardiologia) da FMB.

SA Livre-Docência- Livre-docência é um título concedido no Brasil por uma instituição de ensino superior, mediante concurso público aberto, desde 1976, apenas para portadores do título de doutor, e que atesta uma qualidade superior na docência e na pesquisa.

Na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), a livre-docência é requisito para a candidatura a professor titular e o livre-docente recebe o título de professor-associado, quando já pertence ao quadro docente da universidade (mas o título pode ser obtido também por doutores externos à universidade).

A livre-docência é regulada pela Lei nº. 5.802/72 e nº.6.096/74, pelo Decreto 76.119/75 e pelo Parecer 826/98 do extinto Conselho Federal de Educação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira