Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2011 - 09:44

Indústria do Rio de Janeiro fecha semestre com vendas em alta de 10,4%


Pessoal ocupado e massa salarial sobem, e uso da capacidade instalada está em 81,9%.

As vendas reais da indústria do Rio de Janeiro cresceram 10,4% no primeiro semestre de 2011 na comparação com o mesmo período do ano passado. O pessoal ocupado cresceu 7,5% e a massa salarial, 4,8%. Já as horas trabalhadas cresceram 3,4%. Setores como Veículos Automotores e Metalurgia Básica vêm crescendo puxados tanto pelo mercado interno quanto pelas exportações. Esses resultados estão nos Indicadores Industriais de junho, divulgados nesta segunda-feira, 1º, pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

O mês de junho foi de intensa atividade para a indústria fluminense, com avanço de 1,1% nas vendas frente a maio na série que desconta os efeitos do calendário. As horas trabalhadas na produção registraram aumento de 1,4% em junho. Em pessoal ocupado, a alta de junho em relação a maio foi de 0,9%. Seguindo o aquecimento do mercado de trabalho, a massa salarial cresceu 0,2%.

Apesar disso, a utilização da capacidade instalada atingiu em junho 81,9%, patamar 0,4 ponto percentual inferior ao observado no mês anterior e 1,1 ponto inferior ao verificado em junho do ano anterior, o que retrata o amadurecimento dos investimentos realizados pela indústria estadual ao longo do ano passado.

Na análise de 12 meses, levando em conta a base de comparação de junho de 2010, a expansão das vendas reais foi de 17,26%. Nessa análise, o aumento foi liderado pelos setores de Outros equipamentos de transporte (+228,98%), Material eletrônico e comunicação (+148,75%), Máquinas, aparelhos e material elétrico (+47,49%) e Veículos automotores (+30,01%).

Segundo o gerente de Estudos Econômicos do Sistema FIRJAN, Guilherme Mercês, a indústria fluminense encerrou o semestre com resultados expressivos: “O setor dá sinais de que seguirá em ritmo mais acelerado do que a economia brasileira. Diante do quadro de investimentos em andamento, a expectativa é de continuidade desse crescimento”.

• Link com mais detalhes e gráficos

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira