Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2011 - 09:55

Maitê Proença fala da crônica feminina do Rio na Biblioteca Nacional

O Quarta às Quatro de 2011 começa afinado com a exposição Brasil Feminino. Com o tema De João do Rio a Drummond, a crônica da cidade, o programa, realizado na Biblioteca Nacional, estreia a sexta temporada com a palestra A Crônica Feminina, com Maitê Proença. No encontro, a atriz vai mostrar o olhar da mulher, eternizado nos textos do gênero, sobre a cidade do Rio de Janeiro. A crônica, por muito tempo, foi um terreno masculino, mas muitas mulheres se destacaram e Maitê resgata essas autoras que ousaram e quebraram essa barreira.

Entre 3 de agosto e 7 de dezembro, um escritor, cronista, pesquisador ou crítico literário apresentará, semanalmente, uma crônica falada da cidade ou falará sobre um grande cronista brasileiro no Quarta às Quatro. Ao revisitar a crônica, gênero que nasceu nas páginas de jornal e de revista, o programa valoriza e dá visibilidade ao acervo da Hemeroteca da Biblioteca Nacional, o maior conjunto de periódicos da América Latina.

Quarta às Quatro será realizado no Auditório Machado de Assis, da Biblioteca Nacional (Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro), no dia 03 de agosto (quarta-feira), às 16h. A entrada é franca e o evento será transmitido ao vivo pelo Instituto Embratel no site www.institutoembratel.com.br.

Debate na Biblioteca Nacional ilustra as conquistas da mulher no século XX- O final do século XIX já anunciava mudanças e, logo no começo do XX, Celina Guimarães Vianna e Mietta Santiago quebraram barreiras históricas conseguindo o almejado desejo de votar serem votadas. Dali, as transformações culminaram em irreverentes figuras revolucionárias como Carmem Miranda e Leila Diniz. Essa trajetória será o tema da terceira palestra do ciclo Mulheres Inesquecíveis com o título Mulheres no alvorecer e anoitecer do século XX: Carmen Miranda, Pagu, Leila Diniz, Norma Bengell. Para o debate, estarão presentes a antropóloga Mirian Goldenberg, o escritor Ruy Castro e a atriz Norma Bengell que dará um depoimento.

O ciclo Mulheres Inesquecíveis faz parte da exposição Brasil Feminino. A ideia dos organizadores é ilustrar o que os visitantes encontram na mostra. Para isso, a Biblioteca Nacional vai trazer importantes ensaístas, pesquisadoras e artistas para debater a condição social feminina em cada um dos períodos históricos retratados pela exposição. Os encontros terão mediação da jornalista e crítica literária Claudia Nina.

Mulheres no alvorecer e anoitecer do século XX: Carmen Miranda, Pagu, Leila Diniz, Norma Bengell será realizado no auditório Machado de Assis, da Biblioteca Nacional (Entrada pelo jardim da Rua México, s/n° – Centro), quinta-feira [04/08]. O debate começa às 18h e a entrada é franca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira