Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2011 - 11:14

Por que a capital paulista será um foco ainda maior para geração de empregos nas áreas de turismo e gastronomia até a Copa do Mundo?

É muito bom ver que São Paulo já está se preparando para receber a Copa do Mundo. A previsão é que a cidade cresça em infraestrutura, transportes, comércio e, principalmente, nas áreas de turismo e gastronomia com os megaeventos. Melhor ainda é saber que, desde já, tem gente interessada nesse crescimento. Só para se ter uma ideia dessa preparação, vale recordar o último Salão do Turismo, que ocorreu no mês de julho, e que foi composto por profissionais interessados em divulgar novos roteiros turísticos, promoções e viagens para diversos tipos de públicos a fim de aquecer ainda mais essa área até a chegada dos jogos da Copa.

Nesse sentido, é importante destacar que o governo também tem feito seu papel. Segundo informações do Ministério do Turismo, serão abertas linhas de crédito de R$ 2,3 bilhões para a hotelaria que, em todo o Brasil, promete empregar 10 milhões de pessoas em atividades relacionadas ao turismo. O fato é extremamente positivo, pois há tempos tenho a convicção de que incentivar o turismo na capital paulista é uma grande oportunidade, tanto para a rede hoteleira quanto para a área gastronômica.

É de fundamental importância que nós, parlamentares, proponhamos ações que beneficiem a cidade e incentivem os turistas a conhecer São Paulo, já que a cidade recebe, por ano, mais de oito milhões de visitantes. Dá para imaginar o acréscimo nesses indicadores com o advento da Copa? Por isso é tão relevante promover a realização de roteiros culturais pela cidade, premiação de trabalhos jornalísticos e criação de feiras especializadas em turismo para fomentar tais setores.

São Paulo não é apenas uma referência turística, mas também gastronômica. Isto porque a cidade possui uma grande diversidade de restaurantes, com culinárias que vão do ocidente ao oriente. Do sushi à feijoada, tem comida para todos os gostos. A diversidade e a qualidade da cozinha paulista rendeu ao município o título de Capital Mundial da Gastronomia, outorgado pelo 10º Congresso Internacional de Hospedagem, Gastronomia e Turismo. E, anualmente, é entregue o evento “Troféu São Paulo – Capital da Gastronomia”, pela Câmara Municipal, para premiar as melhores reportagens sobre a culinária paulistana. O feito assume tamanha relevância, pois divulga o que temos de melhor na terra da garoa.

Com o turismo e a gastronomia aquecidos, certamente toda a previsão positiva referente aos investimentos realizados na capital para a realização do jogo de abertura da Copa em 2014 vão se concretizar. E enxergar esse crescimento como algo extremamente benéfico para a população paulistana e oportuno para promover o desenvolvimento da região Leste, que ainda sofre com a carência de infraestrutura e emprego. Esta visão será primordial para o trabalho parlamentar.

. Por: Antonio Goulart, vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, é autor da lei 14.897, que institui a cidade de São Paulo como a capital do Natal; da lei 12.448, que proclama a cidade Capital Mundial da Gastronomia; um dos proponentes do “Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia” e do Projeto de Lei 15.295, que inclui a Feira Internacional do Serviço de Turismo no calendário oficial.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira