Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/08/2011 - 09:10

Hipertensão pulmonar é destaque em congresso de cardiologia no Rio de Janeiro

A Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP), uma doença de difícil diagnóstico e fatal, será abordada no 28º Congresso de Cardiologia da Socerj (Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro), que acontece no período de 03 a 06 de agosto, no Hotel Intercontinental. Haverá uma mesa-redonda sobre HAP no dia 6, que contará com a participação do pneumologista e coordenadora do ambulatório de HAP do Hospital Clementino Fraga, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dr. Daniel Waetge, e do cardiologista Marcelo Bandeira que também integra a equipe de HAP do Hospital da UFRJ.

“A importância de falar sobre HAP no congresso é de oferecer condições aos médicos, de conhecerem a doença e solicitarem mais exames para HAP quando tiverem pacientes queixando-se de falta de ar. O evento ainda é uma oportunidade para divulgar os Centros de Referência da cidade, que promovem assistência a pacientes e também aos médicos”, destaca Dr. Bandeira.

Sobre a doença – A HAP se caracteriza pela elevação anormal da pressão sanguínea das artérias pulmonares. É desconhecida no meio médico e pode ser facilmente confundida com outras doenças, porque seus principais sintomas – falta de ar, cansaço, dor no peito, tonturas e palpitações frequentes, pele azulada e inchaço nos pés e tornozelos – estão também relacionados a doenças como a cardiopatia isquêmica coronariana, miocardiopatias, asma brônquica e até estados depressivos. Por ser grave, em média, a sobrevida dos portadores da HAP sem tratamento é de até dois anos. A Hipertensão Arterial Pulmonar também pode ser desenvolvida em consequência de outras doenças, como câncer, AIDS, esquistossomoses, entre outras.

.[28º Congresso de Cardiologia da Socerj, de 03 a 06 de agosto, no Hotel Intercontinental, em São Conrado, Mesa-redonda sobre Hipertensão Arterial Pulmonar | Palestrantes: Daniel Waetge e Marcelo Bandeira, dia 06 de agosto (sábado), às 11 horas].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira