Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/08/2007 - 07:58

Racco completa 20 anos com crescimento

Racco - 20 anos oferecendo mais do que cosméticos, oportunidades para as pessoas serem mais felizes.

Sediada na Cidade Industrial de Curitiba, a Racco Cosméticos completa 20 anos agora em agosto. O coquetel comemorativo será realizado no dia 17, às 17 horas, durante a inauguração das novas instalações da empresa (novo e moderno Centro Administrativo e nova fabrica de alimentos) e contará com a presença de importantes fornecedores e várias personalidades de São Paulo, do estado do Paraná, e de sua capital, Curitiba.

Nascida da visão e do sonho de um casal empreendedor: Felipe e Gisela Rauen, a empresa começou a atuar no Paraná em 1987. Expandiu-se, logo no ano seguinte, para Santa Catarina, São Paulo e Belo Horizonte. E, em três anos, já estava em todo Brasil.

Impulsionados, como contam, por uma fé inabalável na motivação e no trabalho em equipe, Felipe e Gisela percorreram a maioria das cidades do Brasil, organizando reuniões e fomentando o crescimento da rede de consultores de seus mais de 700 distribuidores. Em 2004, a empresa iniciou suas operações nos Estados Unidos, Portugal e Bolívia, seguindo firme em seu planejamento de ser uma companhia mundial, porém, genuinamente brasileira. Atualmente, além dos países citados que estão em processo de solidificação, a Racco está no Paraguai e Angola e pretende, até 2012, ter entre 12 e 15% de seu faturamento provindo de suas operações no exterior.

A proposta, ambiciosa desde o início, foi alcançada: não ser apenas mais um fabricante de produtos de perfumaria e, sim, referência em tratamento cosmético nos padrões internacionais de qualidade. Ao longo desses anos, a empresa, aprimorando a tecnologia a cada dia, consolidou seu espaço no mercado, criando inúmeros itens de beleza hoje considerados “ícones” em tratamento como a Linha “Ciclos D’Racco com DMAE” antiidade e anticelulite, a linha “Intimos” de higiene feminina, considerada por especialistas uma das melhores em seu segmento e vários outros produtos para o público feminino, masculino, juvenil e infantil.

A marca Racco, hoje, chega aos consumidores por meio de 300 mil consultores espalhados pelo Brasil. Este é um dos grandes diferenciais: a rápida entrega, no mesmo dia.”O cliente não pode ficar esperando de três até 15 dias para receber o produto que deseja, ele quer e merece ser atendido na hora ou no máximo no mesmo dia” - comenta Anderson Portes, Gerente de Marketing da Racco. É por este entrosamento no atendimento e agilidade que muitos clientes procuram conhecer mais da Racco e acabam por se tornar consultores também, pela alegria e forma de relacionamento peculiar da empresa. “Hoje somos uma enorme família, com milhares de pessoas sustentando seus lares, colocando seus filhos na escola fundamental e universidades e, o mais importante, realizando sonhos” – afirma o presidente Luiz Felipe Rauen.

Entre as maiores do país - Hoje, a marca Racco está entre as três maiores em seu segmento. Sua taxa de crescimento dos últimos 5 anos ficou entre 50 a 70% ao ano, tornando-a uma potência que, atualmente, conta com uma equipe de 300 mil consultoras atendidas por mais de 700 distribuidoras espalhadas em todo o território nacional, além de 430 funcionários na fábrica em Curitiba. A meta de crescimento para este ano, 54%, já está sendo ultrapassada.

Em maio, numa ação inédita, a empresa firmou parceria com a Losango, do grupo HSBC, para criar um cartão private label para cerca de 300 mil consultoras Racco. “A intenção deste projeto é permitir que as consultoras/dirigentes possam adicionar mais 300 reais em seu capital de giro mensal, chegando em alguns casos, a dobrar seu poder de compra e, conseqüentemente, sua capacidade de ter produtos à pronta entrega para os clientes” comenta Anderson Portes.

Neste ano, seguindo os passos de 2006, a Racco vem investindo em publicidade inteligente, com uma estratégia de sustentação da marca para o campo, especialmente em programas da Rede Globo como o Mais Você e Domingão do Faustão, merchandising no seriado Mothern, da GNT, além de anúncios veiculados em revistas de grandes editoras como Abril, Globo e Símbolo.

Festejando os 20 anos, serão lançadas duas colônias comemorativas muito especiais, em edição limitada e numeradas. Porém, além de fragrâncias exclusivas, este será um presente para as consultoras. Aliás, para os próximos meses, o intuito da empresa é aumentar o número de consultores e distribuidores em São Paulo e Rio de Janeiro, além de ampliá-lo em Salvador e Porto Alegre agora que a estrutura está preparada para mais uma onda de crescimento.

Nova fábrica será inaugurada na festa de aniversário - Hoje, a Racco produz cerca de 350 itens, divididos nos seguintes segmentos: Tratamento Facial, Tratamento Corporal, Banho, Maquiagem, Perfumaria, Alimentos e Cuidados para Casa. Mais conhecida por sua atuação em tratamento cosmético, a empresa entende que tratar da beleza não é apenas uma questão de cuidados externos. Deste lema nasceu a Linha FIBRALIFE, em 3 Categorias: FibraLife (shakes), Gourmet Life (sopas) e Fresh (preparo para bebidas) com o conceito de produtos que auxiliam numa alimentação saudável.

O sucesso foi tanto que uma nova fábrica de alimentos para essa linha, também em Curitiba, que é uma das mais modernas do Brasil, será inaugurada oficialmente também no dia do aniversário da empresa. Já o novo centro de logística e distribuição tem capacidade de estocagem e vazão a todo este crescimento. Toda a estrutura e planejamento do parque fabril estão voltados para a qualidade total, desde o recebimento da matéria prima até o produto acabado.

Vale lembrar que a Racco é uma indústria nacional de cosméticos que investe pesado em pesquisa e desenvolvimento no país e que acompanha as tendências mundiais da área cosmética. Além disso, mantém um moderno laboratório de análise físico-químico e microbiológico em suas instalações para garantir qualidade em todas as fases do processo produtivo. Ainda conta com o diferencial de um departamento de marketing especializado em expansão e área de design voltada para o desenvolvimento de embalagens diferenciadas, modernas e inovadoras.

No lado administrativo, um novo modelo de gestão corporativa foi iniciado com novas práticas de gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia de suprimentos da empresa. Tanto crescimento e inovações requerem mais recursos humanos, algo muito valorizado na Racco. Assim, entre os meses de junho e julho, a empresa fez aproximadamente 100 novas contratações e a previsão é de que outras aconteçam até o final do ano.

Por tudo isso, a Racco é hoje referência no mercado em termos de qualidade, inovação, criatividade e marketing. Como muito bem diz Luiz Felipe Rauen, presidente: “O Sistema Racco de Marketing (SRM) é formado por pessoas que são o nosso único e maior patrimônio”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira