Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/08/2011 - 09:45

Consumidores abrem mão do preço e partem em busca de praticidade


Tendência verificada pela Distribuidora Dipam Gaúcha é confirmada em números da Associação Gaúcha de Supermercados.

O consumidor que antes valorizava apenas o melhor preço, começa a mudar o seu comportamento. Em nome da praticidade e da economia de tempo, cada vez mais as pessoas estão fazendo compras no mercado, padaria ou outros tipos de estabelecimentos próximos à residência ou local de trabalho.

Segundo dados da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), em 2009 o desembolso médio em supermercados no Rio Grande do Sul era de R$ 18,50. Em 2010 caiu para R$17,40. Não porque o gaúcho passou a gastar menos e sim porque buscou mais lojas de bairro em vez de grandes supermercados.

A alteração no comportamento do consumidor vem sendo percebida pela Dipam Gaúcha Distribuidora. Segundo o gerente de marketing da Dipam Gaúcha, Rodrigo Fracasso, os consumidores finais estão dando muito valor ao tempo gasto em uma compra.

- O grande volume de compras e o preço mais baixo dão lugar à praticidade de comprar por conveniência. O mercado ‘da esquina’ oferece os produtos desejados de forma mais acessível - conclui o gerente de marketing da Dipam Gaúcha, Rodrigo Fracasso.

De 327 empresas avaliadas pelo ranking da AGAS, 87 investiram em reformas e ambientes mais aconchegantes e receptivos, tornando o serviço mais caro, porém personalizado. Em mercados de bairro, pães, açougue e hortifruti de qualidade são atrativos também e acabam agregando valor aos demais produtos.

- Os desempenhos refletem a capacidade das empresas atenderem com qualidade o que seus clientes procuram. O gaúcho é o consumidor mais exigente do Brasil e há espaço para todos os formatos e tamanhos de loja. As empresas mais ágeis são as que mais prosperam - explicou o presidente da AGAS Antonio Cesa Longo sobre o crescimento de 9,73% do segmento de médio porte, contra 5,95% do de pequeno e 7,9% do de grande porte.

A Dipam Gaúcha Distribuidora também nota o aumento na procura do consumidor por esses tipos de estabelecimentos: existe um crescimento nas vendas para lojas de pequeno e médio porte. O macarrão instantâneo da Nissin, por exemplo, que é distribuído exclusivamente pela empresa, teve um crescimento de 15% para lojas de conveniência. Um produto antes buscado apenas em supermercados atingiu o espaço na loja de bairro em função da praticidade.

Dipam Gaúcha- Excelência em distribuição, este é o foco da Dipam Gaúcha Distribuidora. Com mais de 24 anos de trabalho, possui equipe de profissionais com larga experiência e grande franquia nos principais clientes varejistas da região. Estrutura logística moderna, frota comercial própria, sistemas integrados, para melhor atender seus mais de 5000 clientes cadastrados. Localizada em ponto estratégico da cidade, a Dipam oferece cobertura de qualidade no atendimento nas regiões de Porto Alegre, Grande Porto Alegre, Vale dos Sinos, Litoral Norte e Zona Carbonífera.| .Marina Azevedo / Marcelo Matusiak

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira