Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2011 - 09:05

Alunos do CTC/PUC-Rio conquistam único ouro brasileiro e mais duas pratas na Olimpíada Internacional Universitária de mMtemática

PUC-Rio fica em nono lugar na competição e em primeiro entre as brasileiras.

O único ouro do Brasil na International Mathematics Competition for University Students (IMC 2011) é da PUC-Rio. Renan Finder, 19 anos, aluno do 2º período de Matemática da universidade conquistou o First Prize na competição e ficou em 13º lugar geral. Os outros dois alunos da PUC-Rio — Matheus Secco (18 anos) e Hugo Fonseca (20 anos) — conquistaram o Second Prize. Com esses resultados, a PUC-Rio foi a melhor instituição brasileira na IMC 2011 e ficou em nono lugar entre todas as universidades da competição, passando à frente, por exemplo, da Universidade de Princeton (EUA), considerada uma das melhores do mundo na área de matemática.

Para o professor Nicolau Saldanha, do Departamento de Matemática da PUC-Rio e primeiro medalhista brasileiro em competições internacionais de matemática, os alunos estão de parabéns. “Esperava-se um bom resultado, porque são alunos que já demonstraram seu talento e ganharam medalhas em outras competições, mas esse resultado foi ainda melhor do que esperávamos. Estamos muito orgulhosos.”

Ao selecionar os alunos para a IMC, o Departamento de Matemática do CTC/PUC-Rio valorizou o desempenho de cada um em sala de aula e nas provas, além dos resultados nas últimas competições que participaram. Os três alunos selecionados entendem tanto do assunto que, coincidentemente, são até bolsistas Arquimedes — uma iniciativa do Departamento de Matemática, que desde 2009 capta junto à iniciativa privada doações que financiam bolsas de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais para os melhores alunos do seu Bacharelado. No entanto, destes três, Hugo e Renan tiveram que abrir mão do benefício ao ingressarem no Mestrado em Matemática no IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), que cursam paralelamente à PUC-Rio.

Alunos já têm um grande histórico de medalhas -Renan já participou de olimpíadas de Informática e física e viajou para países da América Latina e Europa para competir. Matheus prepara alunos para a Olimpíada Brasileira de Matemática, e já participou, desde 2007, de sete olimpíadas internacionais, conquistando medalhas em seis delas. Hugo não fica atrás quando o tema é competição. Já participou de 24 delas e conquistou cerca de 20 medalhas ao todo, além de ter ido à Olimpíada Brasileira de Astrofísica por dois anos consecutivos (2006 e 2007).

Os três alunos juntos já colecionam mais de dez medalhas em competições de matemática. Hugo conquistou duas: ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e prata na Olimpíada Internacional de Astrofísica, ambas em 2009. Já na Olimpíada Brasileira de 2010, o estudante conquistou Menção Honrosa na categoria Universitário.

Os calouros Matheus Secco e Renan Finder também já se revelam talentos na área, com tão pouca idade. Matheus, que participa da OBM desde 2007 (quando tinha 14 anos), conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2010, premiação que lhe rendeu bolsa integral para estudar na PUC-Rio. No seu currículo constam mais quatro medalhas: ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e prata na International Mathematical Olympiad (IMO), ambas em 2009, ouro no Desafio de Matemática da PUC-Rio e prata no Desafio de Química, em 2010.

Já Renan, que terminou o ensino médio em 2009, resolveu competir na OBM no ano passado, na categoria universitário, e conquistou, nada mais, nada menos que uma medalha de ouro. Em seu currículo constam mais duas medalhas: ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática e prata na International Mathematical Olympiad (IMO), ambas em 2009. A flexibilidade do CTC/PUC-Rio permitiu que os três cursassem disciplinas avançadas de matemática desde o primeiro semestre de suas graduações.

A IMC recebe alunos de ponta de todo o mundo e cerca de 300 estudantes são premiados, divididos pelas categorias Grand First Prize (cerca de três alunos), First Prize/Medalha de Ouro (uma média de 50 alunos), Second Prize/Medalha de Prata (aproximadamente 80 estudantes), Third Prize/Medalha de Bronze (varia de 70 a 80 alunos) e Honorable Mention/Menção Honrosa (entregue a cerca de 80 candidatos). Diferente do que possa parecer, a competição não é nada fácil. Reúne boa parte da nata internacional dos estudantes universitários de matemática e é extremamente exigente. Os participantes devem resolver duas provas com questões de álgebra, geometria e análise, cujas pontuações somadas determinam os vencedores.

Participaram este ano cerca de 300 alunos de 77 universidades de todo o mundo, sendo apenas cinco brasileiras (PUC-Rio, IME, ITA, UFMG e FGV-Rio). Dos 23 estudantes brasileiros, 14 conquistaram medalhas (uma de ouro, cinco de prata e oito de bronze), oito conquistaram Menção Honrosa e um ganhou o Certificado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira