Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2011 - 09:05

Presidente da ANP fala na Ceperj sobre urgência na capacitação em petróleo e gás


Inscrições para o curso de especialização no setor ainda são aceitas para as poucas vagas.

Está faltando mão de obra qualificada no setor de petróleo e gás. Para falar sobre a importância e a urgência de capacitação nessa área, o presidente da ANP, Haroldo Lima, fará palestra na Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), às 18h30 do dia 09 de agosto (terça-feira). “Perspectivas que surgem a partir do novo marco regulatório de petróleo, gás e biocombustíveis do Brasil” é o tema da aula inaugural do curso Gestão em Petróleo e Gás com ênfase em Regulação e Gestão Tecnológica, único na estrutura do governo do Estado. Inscrições continuam abertas, mas os interessados precisam se apressar, pois restam poucas vagas. As matrículas podem ser presenciais, via internet ou por telefone.

- O setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis está dando um salto no Brasil. De país que importava petróleo e gás, ganhamos autossuficiência e estamos nos preparando para sermos exportador do óleo e de seus derivados. A indústria petrolífera terá que chegar a um patamar superior e já se prepara para tanto. O Rio de Janeiro é a capital brasileira do petróleo. Daí porque a demanda de mão de obra especializada por aqui será enorme. Penso que um grande esforço deverá ser feito, sobretudo no Rio, para que essa mão de obra seja preparada, com brevidade, sem o que poderá haver importação de mão de obra – afirma Haroldo Lima.

Gestão em Petróleo e Gás com ênfase em Regulação e Gestão Tecnológica, promovido pela Fundação Ceperj em parceria com a Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), tem os objetivos de formar executivos com sólidos conhecimentos do setor no mundo e, em particular, no Brasil; desenvolver conhecimentos e habilidades que contribuam para a capacidade de gestão dentro de um ambiente global; e preparar profissionais para atuarem na gestão de empresas nacionais e estrangeiras, na cadeia de fornecedores de bens e serviços e nas demais organizações ligadas à área.

- Petróleo e gás é um setor extremamente complexo e dinâmico, em busca de executivos com conhecimentos gerais e específicos, desenvolvidos nas habilidades de análises de informações, tomada de decisão e gerenciamento de projetos, para assumirem posições gerenciais demandadas no presente e no futuro. Com a descoberta de campos gigantes do pré-sal os desafios são amplificados, não somente tecnológicos, mas, principalmente, o de desenvolvimento de profissões fundamentais para enfrentar este mega desafio – explica o presidente da Fundação Ceperj, Jorge Barreto.

O diferencial desse curso de especialização está no seu programa construído a múltiplas mãos, envolvendo a Indústria, a Escola de Gestão e Políticas Públicas da Fundação Ceperj e o Órgão Regulador do Governo. Seu foco está em um dos pontos mais complexos e dinâmicos da área de energia no Brasil e no mundo construído com base no tripé: regulação, tecnologia e recursos humanos, atuando dentro de um mercado internacional.

De acordo com a diretora da Escola de Gestão e Políticas Públicas, Maria Auxiliadora Trindade Carmo, o conhecimento adquirido neste curso visa a ser único na medida em que trás como desafio a formação de gestores que consigam lidar dentro de um ambiente global, onde a regulação atua de forma muito rápida e a viabilização do negócio vai depender sempre de tecnologia de ponta e de pessoas altamente capacitadas.

- O petróleo é importante no Estado do Rio de Janeiro. O governo, compreendendo esta importância, elaborou a estrutura deste curso que capacitará seus quadros e atenderá à dinâmica de mercado, pois um dos gargalos que a indústria de petróleo sofre é a qualificação de mão de obra – lembra a diretora.

As aulas serão ministradas na sede da Fundação, na Avenida Carlos Peixoto, 54, Botafogo, Zona Sul do Rio. Poderão ser frequentadas por dirigentes, gerentes e profissionais de empresas relacionadas com o setor, consultores especializados, especialistas em comércio exterior, profissionais de meio ambiente, advogados, prestadores de serviços e outros que atendam ou pretendem atender ao setor.

O curso terá a duração de 15 meses e carga de 368 horas, com apresentação obrigatória de trabalho de conclusão para todos os participantes. A metodologia se baseia no desenvolvimento de conceitos, estudo de casos e melhores práticas adotadas no segmento do petróleo, gás e biocombustíveis. O investimento de R$ 11.410 pode ser dividido em 15 parcelas de R$ 760.

O corpo docente é formado por pós-doutores, doutores, mestres de renomadas instituições e universidades brasileiras, além de especialistas da área de petróleo e gás ligados à ANP (Agência Nacional de Petróleo), à Petrobras, ao Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), à UFRJ (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), à Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e à UFF (Universidade Federal Fluminense).

A coordenadora do curso é a professora Maria da Luz Iria Melo, doutoranda em Ciências Empresariais pela UniALL (Universidades Associadas da América Latina); especialista em petróleo e comércio exterior nas áreas de Contratos, Importação, Exportação entre outros; professora da Universidade Estácio de Sá, do Instituto Brasileiro de Petróleo, da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), da Funcex (Fundação de Estudos do Comércio Exterior) e da FGV (Fundação Getúlio Vargas). O co-coordenador é Martius Vicente Rodriguez Y Rodriguez, pós-doutor em Gestão Empresarial pela UFRJ/Harvard Business School; doutor em Gestão Tecnológica pela Coppe/UFRJ; mestre em Ciências de Computação de Alto Desempenho pela Coppe/UFRJ; e professor no mestrado da UFF, FGV e de pós-graduação em diversas universidades. O curso tem como consultor o professor titular da Uerj, Léo da Rocha Ferreira, pós-doutorado pela Columbia University e pela Université de Paris (XIII (Paris-Nord) em Ciências Sociais Aplicadas; e doutor em Food and Resouce Economics pela University of Florida (EUA), entre outros títulos.

O conteúdo programático deste curso de especialização está dividido em dois módulos: o primeiro - com enfoque em gestão empresarial - tem carga de 124 horas e tratará de planejamento estratégico, marketing, gestão de pessoas e do conhecimento, estratégia da qualidade, entre outros assuntos. O segundo - petróleo, gás e biocombustíveis - tem a duração de 244 horas, e englobará, entre outros temas, geopolítica do petróleo, técnicas e processos em upstream e em downstream, logística na industria, gestão de segurança e meio ambiente e saúde.

.[Gestão em Petróleo e Gás com ênfase em Regulação e Gestão Tecnológica está sob a responsabilidade da Escola de Gestão e Políticas Públicas (EGPP), que administra os cursos lato sensu da Fundação Ceperj, formando gestores de alto nível. Inscrições ainda podem ser feitas pelos telefones (21) 2334-7178, 2334 7179 e 2334-777107, da EGPP, na sala 701 (secretaria), das 9h às 17h, ou via internet pelo site www.ceperj.rj.gov.br, clicando no link Cursos Ceperj. |Ascom/Fundação Ceperj].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira