Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2011 - 09:26

China continua na liderança mundial em veículos vendidos, aponta a Jato Dynamics do Brasil

China lidera vendas no 1º semestre, o Brasil fica na 5ª colocação no ranking semestral e a Volkswagen é a marca mais vendida no semestre.

A Jato Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga informação mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente no primeiro semestre de 2011. O destaque continua sendo a China que mantém a liderança com quase sete milhões de veículos comercializados no 1º semestre de 2011 e crescimento de 7,1% se comparado a igual período de 2010. Em segundo lugar aparecem os EUA com aumento de 12,8% e, em terceiro, o Japão com queda de 27,8% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.

Em quarto lugar segue a Alemanha com crescimento de 11% e o Brasil, na quinta colocação, com aumento de 9,5%, em relação ao ano anterior. A Índia, França e Rússia apresentaram resultados positivos nas vendas no semestre com crescimento de 16,3%, 1,7% e 55,7% com relação a 2010, ao contrário da Grã Bretanha e Itália, que obtiveram queda de 4,4% e 12,5%, respectivamente, ocupando as duas últimas colocações do ranking.

*Os números incluem comerciais leves e carros de passeio (exceto China com carros de passeio apenas).

”As vendas de veículos na China deverão crescer cerca de 10% a 12% neste ano, ou seja, bem acima dos 5% previstos no início do ano. Torna-se incontestável o fato da China ser o maior mercado do mundo, muito embora ainda tenha fortes características dos mercados emergentes. A maior comprovação vem do fato de que os `compradores de primeira viagem´ são responsáveis por mais de 70% das vendas totais”, afirma João Carlos Rodrigues, Diretor de Vendas OEM/Retail da Jato Dynamics do Brasil.

“O Brasil fecha o semestre mantendo o 5º lugar e começa a ser ameaçado pela Índia. O Japão começa a demonstrar que a tragédia ocorrida em março deste ano realmente vai prejudicar o desempenho no segmento automotivo, apesar de todo o esforço e profissionalismo do governo realmente as quedas devem continuar. Não acredito que será o suficiente para perder o 3º lugar”, afirma Luiz Carlos Augusto, Diretor Superintendente da Jato Dynamics do Brasil.

Desempenho das marcas- A Volkswagen liderou as vendas no primeiro semestre com crescimento de 17,5% se comparado a 2010. A Ford segue em 2º lugar no ranking com um aumento de 11,4% e a Toyota, agora em terceiro, mesmo com queda de 15,4%. A Chevrolet e Nissan aparecem em 4º e 5º lugares, com crescimento de 16,2% e 11,7%, respectivamente.

Destaque para KIA que obteve 22,7% de aumento nas vendas no acumulado de janeiro a junho de 2011, se comparado ao mesmo período do ano passado.

*carros e comerciais leves | ** a pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, França, Espanha, EUA, Grã Bretanha, Holanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Rússia, Tailândia e Turquia.

“O mercado deverá se surpreender com a recuperação no segundo semestre das marcas japonesas, que ao longo dos últimos anos conquistaram os grandes mercados europeus bem como o americano de forma sustentável”, acrescenta João Carlos Rodrigues.

“A Toyota desce mais uma posição e fecha o semestre em 3º lugar. A Honda também sofre com os problemas da tragédia e já está em 7º lugar. Esperamos um segundo semestre mais equilibrado, onde a Volkswagen continuará muito agressiva nas vendas e principalmente brigando para manter a primeira posição do ranking”, acrescenta Luiz Carlos Augusto.

Os dados acima são fornecidos pela JATO Consult, a empresa de consultoria da JATO Dynamics qual fornece soluções e consultoria para atender a uma ampla gama de empresas ligadas ao setor automotivo. [ www.jato.com/brazil].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira