Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/08/2011 - 08:09

Ambev e Instituto Bola Pra Frente lançam o Bar de Responsa para prevenir o consumo de álcool por menores de idade

A campanha tem o objetivo de conscientizar e engajar a comunidade do Complexo do Muquiço quanto ao consumo responsável de álcool.

Em parceria com a Ambev, o Instituto Bola Pra Frente, iniciativa do tetracampeão mundial de futebol Jorginho, lança hoje uma campanha inédita de prevenção ao consumo do álcool por jovens, com foco nos seis mil moradores do Complexo do Muquiço, em Guadalupe, zona norte do Rio de Janeiro.

A iniciativa teve como primeira etapa um estudo de viabilidade feito pelo Núcleo de Pesquisa em Inovação Social do Bola Pra Frente, que traçou um diagnóstico completo do álcool dentro das seis comunidades que compõem o Complexo do Muquiço. O levantamento verificou que o Complexo tem 96 estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas e que as crianças experimentam bebida muito cedo, o que afeta o desenvolvimento físico e escolar, apesar da Lei n° 9.294 – de 15 de julho de 1996 – proibir a venda de bebidas para menores de idade. Em muitos casos, os próprios pais mandam as crianças e adolescentes comprarem bebidas.

A campanha conta com o apoio e participação de Jorginho, presidente do Bola Pra Frente, da ginasta Danielle Hypólito e do ex-jogador de futebol Gonçalves, além dos atores Nando Cunha e Sérgio Malheiros, que, na infância, tinha parentes no Complexo do Muquiço. A fotógrafa Vera Jordan foi responsável pelas imagens da campanha, que retratou os atletas e atores interagindo com os moradores em atividades saudáveis nos equipamentos públicos da região.

Criada pela Agência3, a campanha tem como tema: Responsabilidade: Tenha sem Moderação e é voltada principalmente aos donos de bares das comunidades. O objetivo é conscientizá-los a não vender bebida para menores de idade. Diversos materiais de comunicação, como cartazes, flyer e camisetas, foram desenvolvidos para promover o consumo responsável de bebidas alcoólicas, com ampla divulgação nas comunidades do Complexo. Além dos cartazes com mensagens de consumo responsável, que ficarão estampados nos bares participantes, os comerciantes receberão o kit Bar de Responsa.

O kit é composto por um termo de participação que deve ser assinado pelo dono do bar; um Estatuto do Bar de Responsa, um quadro com todos os mandamentos de atuação responsável que devem ser seguidos pelo estabelecimento e ficará exposto aos clientes; além de utensílios, como abridores de garrafas, com frases como “Antes de servir peça sempre o RG”, “Que tal servir um petisco para forrar o estômago”, entre outras. O bar que mais se destacar, segundo a comunidade, dentro dessas práticas de venda responsável de bebidas alcoólicas, ganhará uma reforma completa no seu ponto de venda.

A campanha será divulgada nos bares locais pelas “mulheres multiplicadoras” – lideranças femininas capacitadas pela equipe técnica do Instituto Bola Pra Frente, com o apoio do Programa Jovens de Responsa, da Ambev. O Jovens de Responsa é desenvolvido pela companhia em parceria com outras nove organizações não-governamentais além do Bola Pra Frente. As ONGs atuam em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador e o objetivo é evitar o uso abusivo do álcool e o consumo por menores de 18 anos. Elas também lançarão o Bar de Responsa em suas comunidades. "Nossa parceria com o Instituto Bola Pra Frente trouxe resultados significativos na conscientização dos jovens para o consumo responsável de álcool. Agora, iniciamos uma nova etapa com o lançamento do Bar de Responsa, onde os donos de bares também serão mobilizados para se engajarem ao tema junto à comunidade", afirma Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais da Ambev.

A campanha faz parte de um programa que atende mais de 200 crianças, adolescentes e jovens e inclui três jogos pedagógicos, que usam o esporte de forma lúdica para conscientizar o público beneficiários dos riscos do consumo inadequado do álcool. O programa inclui ainda a “Copa Consciente”, que agrega esporte e atividades pedagógicas e culturais.

Segundo Susana Moreira, diretora executiva do Instituto Bola Pra Frente, “a campanha é fruto da ousadia do Bola Pra Frente e da Ambev, pois usa esporte para conscientizar crianças, jovens e suas famílias sobre os riscos do consumo do álcool na infância e adolescência. A campanha foi produzida nos equipamentos públicos do Complexo do Muquiço e mostra várias opções de atividades saudáveis. Trata-se de uma campanha que só se aplica nas comunidades que atendemos, mas que pode ser adaptada a outras realidades, pois todo o conhecimento que adquirimos está sendo sistematizado para se tornar uma tecnologia social”.

O evento de lançamento será na sede do Instituto Bola Pra Frente e contará com os atletas e atores que cederam suas imagens para a campanha. Juntamente com os jovens atendidos e empresas parceiras da campanha, eles participarão do jogo pedagógico Lidere, que será conduzido pelo apresentador da Sportv Smigol.

Os Jogos Pedagógicos- Com a experiência de onze anos na utilização do esporte educacional como ferramenta de transformação social, o Bola Pra Frente desenvolveu uma tecnologia educacional que promove a prevenção do consumo de bebidas alcoólicas entre crianças e adolescentes e o consumo consciente do álcool entre os maiores de 18 anos. As atividades são realizadas a partir de três jogos pedagógicos: 1. Avance: com foco nas crianças de 10 a 12 anos, o jogo trabalha questões sobre a prevenção do consumo de bebidas alcoólicas e hábitos saudáveis.

2. Lidere: com o foco em adolescentes de 13 a 17 anos, o Lidere desenvolve a autonomia e a cooperação, reforçando o potencial de liderança positiva para que os próprios adolescentes atuem na prevenção ao consumo de bebidas alcoólicas.

3. Bola da Vez: com foco nos jovens de 18 a 21 anos, promove debates por meio de atividades lúdicas que estimulam a reflexão sobre o consumo consciente de bebidas alcoólicas.

Perfil-O Instituto Bola Pra Frente, iniciativa do tetracampeão mundial de futebol Jorginho, foi inaugurado em 29 de junho de 2000. Situado em uma área de 11.570 m², o Bola Pra Frente atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 6 a 17 anos. Na busca por um placar social justo, o Bola Pra Frente oferece oportunidade de promoção social por meio do esporte, educação, arte e cultura e qualificação profissional.

O Bola Pra Frente criou e consolidou uma metodologia própria, com a temática do esporte educacional, que foi sistematizada e tornou-se uma tecnologia social. Essa metodologia amplia o conceito de “craque” para habilidades reconhecidas não apenas no esporte, mas principalmente em outros núcleos em que a criança e o adolescente estão inseridos: a família, a escola e a comunidade.

Levando a educação para o campo e o esporte para a sala de aula, o Instituto implementou o programa Esporte em Ação Social, que possui um conjunto de projetos que perseguem o mesmo objetivo: promover, por meio do esporte educacional, atividades sócio-educativas que permitam o desenvolvimento pleno e harmonioso das crianças e adolescentes atendidos, tornando-os agentes transformadores da sociedade.

Ambev -Ser a "Melhor Empresa de Bebidas do Mundo em um Mundo Melhor". Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 14 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela).

Dona de um portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi e Sukita, além das inovações H2OH!, Fusion e Antarctica Citrus, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.

Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários – 32 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande.

Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano 2010, atingiu volume de vendas de 165,14 milhões de hectolitros de bebidas e receita líquida de R$ 25 bilhões, um crescimento de 13,2% em relação ao ano de 2009.

Referência em práticas ambientais, a Ambev lançou em 2010 o Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor, uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. Já em 2011, o Movimento lançou uma ação que interfere diretamente na redução do consumo de água nas residências, é o Banco CYAN, um sistema de descontos em compras online para quem economizar água.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira