Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/08/2011 - 08:28

Empresas do Sudeste vencem o Prêmio Nacional de Inovação

São Paulo e Minas Gerais receberam homenagens por projetos desenvolvidos nas áreas de gestão, competitividade e design.

Três empresas industriais do Sudeste do país venceram a primeira edição do Prêmio Nacional de Inovação, uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio (CNI) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC). O reconhecimento veio no dia 02 de agosto (terça-feira), durante cerimônia em São Paulo, que reuniu os finalistas do Prêmio, executivos e autoridades.

Com modelo pioneiro na área de Gestão da Inovação, a Siemens conquistou a modalidade que premiou organizações de médio e grande porte, enquanto a Kapeh Cosméticos e a Origem Jogos e Objetos, ambas de Minas Gerais, venceram as categorias Competitividade e Design, respectivamente, representando micro e pequenas empresas nacionais.

Instalada no Brasil há mais de 100 anos, a Siemens tomou como meta o investimento na gestão estratégica. Coordenada por um Comitê Executivo de Gestão Tecnológica, a empresa criou práticas de incentivo à inovação, como o Programa de Ideias, o Future-dialogue e o Inovação Aberta. As iniciativas buscam o aperfeiçoamento das práticas e dos produtos, a partir da formulação de soluções, apoio à pesquisa e crença na inovação para alcançar resultados.

A utilização do novo tipo de matéria-prima rendeu mais que o desenvolvimento de perfumes e aromas para ambiente à Kapeh Cosméticos. Criada em 2009 no sul de Minas Gerais, a empresa focou seu trabalho no desenvolvimento de uma linha de cosméticos a base da Flor de Café, que levou à consolidação da imagem da empresa frente às concorrentes.

Com sede em Belo Horizonte, a Origem coloca a criatividade a serviço do seu trabalho por meio de sua linha de produtos. Entre as inovações, criou jogos pedagógicos para atividades extracurriculares do ensino fundamental, utilizando sobras de materiais descartáveis e desenho atraente para as crianças. Os kits da Oficina do Pensar e Agir já chegaram a 40 escolas num total estimado de 300.

O Prêmio- Idealizada pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a premiação considerou critérios como originalidade, funcionalidade, impactos no grau de competitividade da empresa, custos, prazos do desenvolvimento do projeto e o uso de técnicas empregadas. A iniciativa recebeu mais de 400 propostas nas áreas de Gestão da Inovação, Design, Desenvolvimento Sustentável e Competitividade.

Aberta a todas as indústrias associadas às federações estaduais, as organizações selecionadas receberam avaliação do projeto apresentado, com apontamentos sobre o desempenho e a conduta da empresa. Além do feedback, as vencedoras da categoria Gestão da Inovação tem recursos financeiros pré-aprovados, que variam entre R$ 300 e R$ 700 mil, para desenvolver projetos no Edital SENAI-SESI de Inovação. Os demais ganhadores participam de curso de Educação Executiva, com escola de negócios reconhecida internacionalmente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira