Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/08/2011 - 08:28

IBOPE e IMAM divulgam pesquisa inédita sobre o mercado da intralogística no Brasil

O estudo de abrangência nacional retrata a realidade do segmento e mostra que existe grandes oportunidades no setor.

São Paulo– A IMAM Feiras e Comércio, promotora da MOVIMAT, Feira de Intralogística – Embalagem, Movimentação, Armazenagem, Tecnologia da Informação e Serviços, contratou o IBOPE Inteligência – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, para elaborar um estudo inédito sobre a logística e a intralogística no Brasil.

A pesquisa foi realizada com 70 empresas, de 14 segmentos distintos nas 5 regiões brasileiras. Foram entrevistados diretores, gerentes e responsáveis pelas áreas de logística, supply chain, industrial e produção de empresas de varejo, atacado, automotiva, petróleo e gás, farmacêuticas, alimentícias, entre outras.

O perfil dos entrevistados mostra que a faixa de maior concentração de profissionais da área está entre 31 e 40 anos (37%) e mais de 44% possuem até 1 ano no cargo.

As entrevistas apontam que 56% das empresas ainda concentram suas atividades logísticas internamente e 44% adotam a terceirização como estratégia de negócio, sendo que destes, quase 30% deixam de 6% a 10% de suas atividades logísticas nas mãos dos operadores logísticos.

“Os resultados mostram que a terceirização já está disseminada por todo território nacional e se mostra como uma estratégia que continuará a ser adotada pelas organizações na medida das suas necessidades”, comenta Eduardo Banzato, diretor da MOVIMAT.

Os entrevistados foram questionados sobre a participação da atividade logística nos custos operacionais e o número de 16% foi identificado como a média. Porém, quando questionados a respeito de estrutura de custos e se existe cálculos específicos de custos para se chegar nesta estimativa, nota-se que mais de 50% não consideram muitas atividades, que acabam passando despercebidas e consideradas de forma equivocada em outras contas.

“A causa desta não observância passa pela formação profissional e, principalmente, o grau de exigência dos profissionais em relação às oportunidades de otimização. O efeito disto se traduz na dificuldade para justificar maiores investimentos em soluções relacionadas à intralogística”, explica Banzato.

A pesquisa também avaliou o grau de conhecimento dos entrevistados em relação ao uso do termo “intralogística”. Cerca de 60% afirmaram conhecer o termo e 20% de todos os entrevistados usam a expressão no dia a dia de suas atividades.

“A intralogística ainda não é valorizada na sua plenitude, assim como a logística não era no início dos anos 1980. Nos últimos projetos realizados pela IMAM, seus consultores destacam que 25% é a participação média das atividades de intralogística no custo operacional das organizações. Este número diverge da estimativa dos entrevistados em função do nível de profundidade das análises realizadas, que identifica justamente essa diferença que se traduz em oportunidades para todas as organizações”, conclui Banzato.

A educação contínua e formação profissionalizante terão papel fundamental neste processo. Eventos desta natureza, como a MOVIMAT, deverão ser mais frequentes e assumir parte da responsabilidade de levar mais conhecimentos ao mercado.

Perfil-A MOVIMAT é considerada a maior feira de negócios em intralogística da América do Sul. Em sua 26ª edição, reunirá mais de 200 expositores – desde fabricantes e distribuidores de veículos industriais, acessórios e peças, passando pelas estruturas porta-paletes, equipamentos de elevação, transportadores contínuos, embalagens, além de soluções em tecnologia da informação e serviços. [ www.feiramovimat.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira