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05/08/2011 - 08:28

Common Rail: A evolução do sistema diesel


Antes de falarmos sobre o sistema Common Rail é importante entendermos um pouco mais a respeito de motores a diesel. Encontrar um motor que utilizasse totalmente a energia do combustível consumido era a ideia de Rudolf Diesel, criador do motor que leva seu nome. Depois de desenvolver vários projetos, Diesel conseguiu patentear sua ideia e após correções e ajustes o motor foi oficialmente apresentado ao mercado em 1898 com 10 CV de potência.

Os motores ciclo diesel de quatro tempos possuem uma forma de funcionamento até certo ponto parecida com a dos motores a explosão. O sistema a diesel utiliza os quatro tempos como os de ciclo Otto. A maior diferença ocorre no terceiro tempo, o de combustão. Nos motores de ciclo Otto é necessário a presença de uma centelha para inflamar a mistura ar/combustível, pronta e comprimida. Já no diesel, a compressão não é de uma mistura pronta, mas sim de ar puro, que se torna altamente aquecido pela elevada compressão que sofre dentro do cilindro. A inflamação ocorre pela injeção do combustível sobre o ar aquecido.

Neste caso o combustível utilizado é o óleo Diesel que é produzido a partir da refinação do petróleo, o óleo diesel é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos. Muitos componentes estão presentes na formulação desse combustível. Além do carbono e do hidrogênio, encontra-se o nitrogênio e o indesejável "vilão", o enxofre. Os produtos que compõem o óleo diesel são os que definem um combustível ideal, obedecendo às especificações previamente definidas, necessárias para a perfeita elaboração do produto. Está inclusa a necessidade de formular um combustível que minimize os desgastes nos componentes internos dos motores, além de conseguir manter os níveis de poluentes gerados pela queima do produto dentro do rígido padrão de controle de emissões.

Os motores a diesel emitem uma alta carga de poluentes ao meio ambiente e para que esta carga seja diminuída e a relação estequiométrica ar/ combustível seja perfeita, foi desenvolvido o sistema Common Rail que controla eletronicamente estes parâmetros no momento da injeção e queima do combustível. O Common Rail é um novíssimo e sofisticado sistema de injeção direta de combustível diesel sob alta-pressão em motores de combustão interna. Foi criado nos anos 90 para veículos utilitários de trabalho pesado e posteriormente adaptado para automóveis ligeiros. Consiste de uma bomba de alta pressão que fornece a pressão através de um tubo a todos os injetores, o que permite fornecer uma pressão constante de injeção, independentemente da rotação do motor, sendo o comando dos injetores, realizado por válvulas magnéticas presentes na cabeça dos mesmos. Suas vantagens é um menor ruído de funcionamento, partida a frio quase instantânea, e uma clara melhoria da diminuição da poluição e de consumo do combustível. Atualmente é o sistema usado em quase todos os motores a diesel.

Neste sistema, o combustível é injetado nos cilindros sob uma alta pressão. O próprio processo de injeção é controlado eletronicamente, para que seja sempre injetado o volume ideal de combustível, exatamente no momento certo. E isso garante o rendimento máximo com o mínimo consumo e níveis de emissão baixos.

A manutenção preventiva nestes motores deve ser constante e para isso a Radiex Descarbonizante Vacuum Purg que foram especialmente desenvolvidos para limpar e proteger as válvulas injetoras, anéis e válvulas do sistema de alimentação. Protege contra corrosão e acúmulo de resíduos, proporcionando economia de combustível, auxilia na retomado da potência do motor e reduzindo a emissão de poluentes e fumaça. O DSV-852 é um produto para limpeza de impacto e o ACD-2019 para manter a limpeza do sistema. Ao fazer o uso as recomendações que devem ser seguidas são as seguintes: Adicionar o conteúdo do frasco em tanque de combustível com capacidade de até 200 litros e completar com o óleo Diesel e para manter os benefícios atingidos com o produto, é indicada sua utilização regular.

Componentes do sistema:1. Tanque de combustível |2. Comando de indicador de Nível |3. Tubo de introdução do combustível|4. Válvula multifuncional| 5. Filtro do diesel |6. Bomba de pressão|7. Conexão do tubo de alta pressão|8. Coletor|9. Injetores eletrônicos|10. Retorno das válvulas injetoras|11. Retorno do coletor (baixa pressão)|12. Regulador de pressão|13. Sensor de temperatura do combustível|14. Sensor de pressão do combustível|15. Aquecedor do Diesel|16. Interruptor térmico.

Aditivo para Combustível Diesel ACD-2019:Cód.: ACD-2019-O Aditivo para Diesel ACD-2019 foi desenvolvido para limpar e proteger os bicos, bombas injetoras, anéis e válvulas do sistema de alimentação. Protege contra corrosão e acúmulo de resíduos, proporcionando economia de combustível, auxilia na retomado da potência do motor e reduz a emissão de poluentes e fumaça.

Descarbonizante Vacuum Purg:DSV-852 -O Descarbonizante Vacuum Purg é um produto à base de solventes, detergentes, agentes lubrificantes e inibidores de corrosão. A ação de seus componentes químicos inibe com segurança a formação de borras e de verniz acumulados na câmara de combustão e válvula de admissão. Restaura a potência aumentando a economia de combustível.

Instruções de uso: O produto é de uso profissional para ser aplicado com Equipamento Radiex - LBI-470 ou através de banho químico sobre imersão, Com o motor aquecido numa temperatura próxima a 90ºC e trabalhando em marcha lenta, conecte a mangueira do equipamento na tomada de vácuo; abra a válvula do equipamento e deixe o produto passar lentamente, para não provocar afogamento no motor; O tempo de uso deve ser de 20 minutos, com dez minutos de pausa para a ação do produto. Finalize a operação com o término do produto. Obs.: A queima do produto irá gerar uma fumaça branca e intensa, portanto, é importante que a aplicação do produto seja feita em local ventilado. | Por:Graziano Oliveira, consultor técnico e palestrante da Radiex.

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