Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/08/2011 - 09:05

Gestão da reputação: estratégia para o sucesso das empresas


Gerente de Comunicação da Petrobras, Eraldo Careiro, falou sobre a importância da imagem na reunião-almoço da CIC de Caxias do Sul.

A reputação é um dos principais fatores de sucesso ou insucesso das empresas. A Petrobras é um exemplo disso. Ela é a primeira organização brasileira no ranking global das empresas mais respeitadas do mundo em 2011, ocupando a 43ª posição. A imagem positiva internacionalmente é consequência do relacionamento da empresa de energia com seus clientes, acionistas e País. Focado no tema “valor, poder e risco da reputação empresarial” o gerente de planejamento e gestão da Comunicação da Petrobras, Eraldo Carneiro, palestrou na reunião-almoço do dia 1º de agosto (segunda-feira), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), para incentivar a elaboração de estratégias na construção e consolidação da imagem de uma organização perante à sociedade.

Carneiro conceituou reputação como uma representação mental coletiva, somatória das percepções de diversos públicos e fruto da construção do relacionamento ao longo dos anos. “A reputação não pertence às empresas. Trata-se dos sentimentos de estima, admiração, empatia e confiança do público para com a empresa”, frisou.

Segundo ele, a reputação contribui firmemente na competitividade das empresas à medida que os clientes sejam leais e recomendem seus serviços; os parceiros a apoiem; a imprensa a procure por seu ponto de vista; seus empregados estejam alinhados e contribuam para a sua estratégia; e seus acionistas deem o benefício da dúvida em situações de crise.

O gerente da Petrobras esclareceu ainda que identidade e marca dizem respeito à estrutura organizacional da empresa, enquanto que a imagem e a reputação são atribuições e valores sentidos pelo público externo. “A marca é uma promessa de longo prazo. Se você vivencia essa promessa você vai construir reputação”, destacou.

Carneiro justificou a importância e a dificuldade de se cuidar da reputação das empresas ao mencionar que atualmente há uma crise geral de confiança, amplo acesso à informação, além da existência de redes de relacionamento que exigem gerenciamento e monitoramento. “O bom atendimento e a transparência são alguns dos pilares que contribuem para a reputação das organizações”, apontou.

A reunião-almoço foi alusiva aos 40 anos do curso de Comunicação Social – Habilitação Relações Públicas - da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Durante o evento o presidente da CIC, Milton Corlatti, entregou uma placa ao reitor da instituição de ensino, Isidoro Zorzi, como forma de homenagear o curso, que no momento conta com 600 alunos. [www.cic-caxias.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira