Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Grafologia expressiva


A crescente utilização da grafologia por profissionais de diversas áreas, como recursos humanos e psicologia, tornou necessária a atualização da técnica. Paulo Sergio de Camargo reuniu informações para fazer deste livro referência na compreensão da personalidade por meio da escrita.

A escrita é comandada pelo cérebro, revelando dados importantes da personalidade de quem escreve. Uma ferramenta valiosa para diversas áreas, como recursos humanos e psicologia. No livro Grafologia expressiva, publicação da Editora Ágora, Paulo Sergio de Camargo, reconhecido no Brasil e no exterior como um dos mais importantes grafólogos da atualidade, indica os caminhos para explorar a grafologia como ciência que ajuda a mostrar características pessoais pela maneira de escrever. A obra oferece instrumentos para interpretar essa forma de expressão.

Como qualquer atividade humana, a escrita tem uma dinâmica própria que evolui com o tempo; Camargo buscou aprimorar os conhecimentos e atualizá-los conforme o avanço da linguagem e da própria cultura. Aos conceitos já estabelecidos pelas escolas alemã, suiça e francesa, o autor soma a influência italiana e apresenta seus estudos ao Brasil e à América Latina.

Pela primeira vez em um livro brasileiro, o autor associa os traços da escola italiana aos da escola francesa. “Este paralelismo amplia a visão da grafologia, principalmente, porque as teorias do Padre Moretti são praticamente desconhecidas pela maioria dos grafólogos brasileiros”, diz Camargo.

O autor consultou 15 mil textos em suas pesquisas e selecionou duzentos exemplos para representar as novas considerações da grafologia. As transformações da técnica estão registradas para contribuir nos trabalhos de grafólogos iniciantes, psicólogos e estudantes de psicologia, num manual minucioso e completo. “A base da grafologia está no perfeito conhecimento dos gêneros, espécies e modos. Somente manejando esses instrumentos com precisão, o grafólogo obterá sucesso em suas avaliações”, afirma.

O livro classifica tipos de observação, estudos dos gêneros, divisão por espécies, sinais nas assinaturas, perfil psicológico e uma revisão, passos que organizam as análises grafológicas. Os capítulos tratam de temas como ambiente gráfico, ordem, dimensão, pressão, forma e velocidade. No capítulo intitulado “Síndrome”, o autor considera fatores como inibição, expansão ou impulsividade como traços de caráter representados na escrita.

No capítulo “Assinaturas”, Camargo usa os chamados cartões de visitas grafológicos para explicar essa marca individual de identificação. “Presente em diversos atos cotidianos e documentos, tais como certidões, contratos, cheques, registros e cartas, a assinatura será sempre verdade, mesmo que o que esteja no conteúdo do texto seja mentira”, afirma.

Em “Signos livres”, o autor acrescenta outros elementos como pontuação e acentuação, além de letras que colaboram na exposição das características pessoais. Ele define diversos modelos de traços (traço da sobriedade, da simulação, do subjetivismo, da afetação, da fleuma) e os grafismos que demonstram movimentos e a liberdade no uso do espaço gráfico, além das possibilidades de manifestação do temperamento.

O autor - Paulo Sergio de Camargo é um dos mais conceituados grafólogos brasileiros. Membro de honra da Agrupación de Grafoanalistas Consultivos de España e da Sociedade Brasileira de Grafologia, Camargo é o único brasileiro com diploma oficial de professor de grafologia reconhecido pelo governo argentino.

Fez pós-graduação em gerência e desenvolvimento de Recursos Humanos na UniFae Centro Universitário, em Curitiba, e atuou como instrutor de grafologia no Centro de Psicologia Aplicada (Cepa), no Rio de Janeiro, entre 1994 e 2002.

Por ser o grafólogo com o maior número de livros publicados na América Latina, Camargo é constantemente convidado a fazer palestras no Chile, na Argentina e no México. Tem vários artigos publicados na imprensa brasileira e foi consultor da revista Destino e articulista do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, com a coluna Grafologia. Pela Editora Ágora publicou também A grafologia no recrutamento e seleção de pessoal.

.Editora Ágora, preçoR$ 49,90, 280 páginas, Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890 | Site: www.editoraagora.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira