Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/08/2011 - 10:58

Cresce a demanda por profissionais especializados em detecção e prevenção de fraudes empresariais

Com base nesse cenário, a FIA abre inscrições para pós-graduação sobre o tema, realizada em parceria com a PwC.

Após a crise econômica mundial, empresas nacionais e, principalmente, as multinacionais buscam maior transparência em seus processos contábeis e estão investindo em mecanismos para a detecção e prevenção de fraudes empresariais. É o que constata Mona Clayton, sócia da PwC e líder de Forensic & Investigations Services.

Segundo a executiva, que ministra há mais de 19 anos cursos nos Estados Unidos sobre o tema, os executivos brasileiros estão começando a debater o assunto “fraude”, mas ainda faltam planejamentos eficazes de prevenção. “Antigamente era praticamente proibido se pronunciar a palavra fraude no Brasil, mas com a maturidade que o país vem alcançando no mercado, comprovada pela redução do risco Brasil, o assunto está sendo mais debatido”, comenta.

A pesquisa global sobre Crimes Econômicos, divulgada pela PwC, em 2009, feita com 3.037 executivos, revelou que dos respondentes brasileiros, 24% admitiram ter sofrido fraudes empresariais naquele ano e 10% indicaram não ter meios para detectar a ocorrência de fraude, o que chama a atenção para a necessidade de ambientes de controle mais estruturados. O mesmo estudo indica ainda que as fraudes mais recorrentes no Brasil e que podem gerar grandes danos são Roubo de Ativos e Fraude Contábil, com índices de 87% e 27%, respectivamente.

Para sanar essa necessidade, a FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a PwC, abre inscrições até o dia 1º de agosto para o curso de Pós-Graduação em Análise, Prevenção, Detecção e Riscos de Fraudes Empresariais.

Com 460 horas de duração e ministrado na unidade Vila Olímpia da instituição, o curso tem início no dia 16 de agosto. O objetivo é capacitar profissionais para investigar e prevenir os mais diversos tipos de fraudes existentes em uma organização.

Para Fernando Cevallos, professor do curso e gerente sênior da PwC, o conteúdo visa trabalhar os elementos de um programa de compliance anticorrupção eficaz. “Enfatizaremos as seguintes temáticas nos quatro módulos do curso: Coleta de Informações e Inteligência, Identificação e Resposta à Fraude, Entendendo Fraudes e Técnicas de Análise de Dados. Dessa forma, o profissional terá uma visão ampla e profunda para prevenir as fraudes com maior ocorrência no país”, argumenta.

Segundo Cevallos, “um profissional que domine as qualificações propostas no curso proporcionará diversos benefícios para a companhia em que atua, como reputação e valor da marca protegidos; mitigação dos riscos em atividades com novos mercados; proteção de ativos, receitas e investimentos; maximização operacional e redução de custos; entre outros. Por isso, temos interesse em formar excelentes executivos da área em conjunto com a FIA”.

Pós-Graduação: Análise, Prevenção, Detecção e Riscos de Fraudes Empresariais|Início do curso: 16 de agosto de 2011 |Período de inscrições: até 1º de agosto|Carga horária: 460 horas, FIA – Unidade Vila Olímpia (Rua do Rocio, 109)|Mais informações: (11) 3818-4091 | www.fia.com.br

FIA: eleita por três vezes, desde 2005, como a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do País, possui 30 anos de atuação no setor. A entidade, credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: consultoria, pesquisa e educação, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração.

Todos os MBAs oferecidos pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada em Londres, que referencia importantes escolas de negócios pelo mundo. Outro reconhecimento relevante foi concedido pelo jornal britânico Financial Times. O MBA Executivo, oferecido pela FIA, ocupa a posição de número 25 no ranking dos melhores MBAs Executivos das Américas, sendo o único MBA brasileiro na classificação elaborada pelo jornal, que destaca, ainda, a qualidade do grupo de alunos: o 6° mais experiente do mundo.

PwC-As firmas do network PwC oferecem serviços para diversos segmentos econômicos nas áreas de auditoria, consultoria em gestão e assessoria tributária e societária. Mais de 163.000 profissionais em 151 países, por meio das firmas-membro do network PwC compartilham suas opiniões, experiências e soluções para criar valor aos clientes e seus stakeholders. No Brasil somos mais de 4.000 profissionais trabalhando de maneira integrada, garantindo a qualidade e integridade de nossos serviços.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira