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06/08/2011 - 11:12

Professor e aluno surdos, uma sinergia para a escola e a vida!

A presença de professores surdos natrajetória escolar de crianças igualmente surdas é extremamente importante, uma vez que esses professores serão a grande referência para os alunos e seus familiares.

É sabido que a maioria dos surdos nasce em famílias de pessoas ouvintes, que desconhecem as necessidades e potencialidades da comunidade surda e abordam a como limitações e impossibilidades. Ao se depararem com professores surdos, os pais de crianças surdas começam a compreender melhor o universo da surdez, passam a entender o significado da Língua de Sinais no desenvolvimento da pessoa surda e visualizar novas perspectivas de futuro para seu filho surdo.

A criança surda, ao passar aviver em um ambiente linguístico rico e ter contato com adultos surdos, tem possibilidade de formar um sentimento positivo em relação a sua identidade surda, se reconhecendo como diferente e não como deficiente ou ouvinte imperfeito.

Um professor é uma referência para a criança. É um exemplo de que o surdo pode ter uma profissão, ser uma pessoa independente, ter objetivos e projetos de vida, que é uma pessoa capaz e não um “coitadinho.

Eu sou surdo e não sou deficiente.Tenho os mesmos direitos e deveres de outros cidadãos. Quando utilizo o transporte coletivo urbano, pago a passagem. Quem não deve pagar passagem é quem não tem condições financeiras para fazê-lo e não porque é surdo.

Acredito que os professores surdos e ouvintes têm um papel fundamental no desenvolvimento educacional esocial de seus alunos. Ao analisar meus 11 anos de trabalho como professor na Escola para Crianças Surdas Rio Branco, não tenho dúvidas quanto à importância do papel do professor surdo para cada um dos alunos. A começar pelo aprendizado da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), a ser entendida e percebida como língua natural e de direito do surdo.

Também noto uma percepção maior para a questão do surdo por importantes organismos internacionais, como a ONU.

Não posso deixar de destacar o trabalho e apoio de pessoas fantásticas como Dr. Eduardo de Barros Pimentel, presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, que sempre esteve atento às necessidades da minoria surda e nunca mediu esforços para nos apoiar. Ele se propôs a conhecer quem é o surdo,o que significa a Libras para o Surdo. Leu muito, inclusive o livro Vendo Vozes de Oliver Sacks. A partir desta e outras leituras, abriu-se para “ouvir nossa vozes” pelas mãos. Sempre confiou em nosso trabalho e incentivou-nos a busca constante por melhorias. Basta conhecer as história da Escola para Crianças Surdas Rio Branco,que há 33 anos atrás começou seu trabalho com uma única sala de aula, foi crescendo e recentemente inaugurou o Ambiente de Estimulação do Desenvolvimento, destinado ao trabalho com bebês surdos e suas famílias.

Gostaria que outros gestores de instituições educacionais do nosso país seguissem o exemplo do presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo. Assim o Brasil poderá dar um passo significativo na inclusão social dos surdos.

.Por: Alexandre Jurado Melendes, professor da Escola para Crianças Surdas Rio Branco, mantida pela Fundação de Rotarianos de São Paulo e integrante da comissão organizadora do II Congresso Internacional de Educação para Surdos Bilinguismo.

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