Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/08/2011 - 09:36

Bullying, Eu Sobrevivi!

O que sente aquela criança gaga que vira sempre chacota dos colegas quando abre a boca em sala de aula? Tendo vivenciado isso na infância, na adolescência e na idade adulta, o autor do livro diz que, “O bullying é uma forma de morrer e continuar respirando.” Sem rodeios, expondo as crueldades, ignorâncias e, também, os gestos de boa vontade com os quais conviveu, esta é uma história de superação, “Fui sim – e ainda sou – alvo de bullying; mas, vítima, não.”

O gênero adotado é o depoimento. A narrativa delineia a saga do menino gago que nasceu no Chile, mudou-se para o Brasil aos oito anos e vive aqui até hoje. Ramirez optou por explorar os aspectos subjetivos de sua experiência com a gagueira de forma simples e clara. Por exemplo, como o seu primeiro amor deu-se de forma silenciosa, através de bilhetes, com uma menininha chilena. Ao final do livro, há uma sistematização de aspectos de sua experiência e ferramentas de apoio para quem enfrenta os mesmos desafios e quer se autoavaliar ou ajudar alguém.

Nas escolas onde estudou, tanto no Chile e no Brasil, o menino foi sempre alvo de gozações e não contou com apoio pedagógico adequado para lidar com a sua necessidade especial. Oscilou entre períodos de retração, agressividade e resignação - “Ninguém se mexeu na tentativa de me ajudar, mas eu já estava acostumado com o fato de que ninguém me quisesse por perto”; chegou a pensar em suicídio e acrescenta: “Acredito que minha historia como gago, tenha semelhança com a historia de outros gagos, e ao ver esta semelhança deve identificar-se com varias das situações e estratégias por mim vividas e usadas ajudando a compreender nossos limites e encorajar estratégias de aceitação, elevando auto-estima”. Na faculdade, optou por Educação Física sem se identificar com a disciplina. Mesmo sendo bom aluno, enfrentou cruel discriminação ao entrar para o mercado de trabalho.

A transformação na vida de Ramirez deu-se a partir de três pilares: a atuação de um professor na faculdade, o encontro com sua esposa e a descoberta da fé em Deus. A partir destes episódios, ele passou a lidar com as situações constrangedoras de forma tranquila e até com humor. Quando seus alunos riam de sua gagueira, ele perguntava se eles estavam entendendo o que ele dizia, “Se sim, isso é o que importa”. Aos poucos, ele foi vendo que podia usar a gagueira a seu favor, tornando-a uma fonte de respeito, pelo seu esforço de superação. Novas oportunidades surgiram, ele foi se fortalecendo, até que conseguiu se firmar profissionalmente no campo de seus sonhos – a comunicação. Sua ascensão profissional, como professor de espanhol e palestrante na área de inclusão social, propicia uma leitura inspirada e afirma qual é a maior lição que o leitor pode perceber:

“Respeito é a palavra chave, o respeito nos impulsiona na direção do próximo, assim como eu encontrei pessoas que neste livro eu chamo de ressuscitadores, devemos estar atentos e disponíveis para ajudar a todos na suas dificuldades.

Enquanto houver o desejo de superação, haverá esperança de dias melhores para todos, porque há pessoas que amam o poder, e outras que tem o poder de amar”.

O público-alvo de Bullying, Eu Sobrevivi! é variado. Pode ser lido por crianças e adolescentes que sofrem com a gagueira, seus pais, professores e estudiosos da área. O efeito da leitura é de aproximação e compreensão subjetiva do tema, o que deve fortalecer a autoestima dos que sofrem e ajudar aos que lidam direta ou indiretamente com eles.

O autor- Claudio Ramirez nasceu em 1963, no Chile. Sua família mudou-se para o Brasil na época da ditadura militar. É pós-graduado em Recursos Humanos pela FECAP. Atua como professor de Gerenciamento e Liderança, Relações Interpessoais e Jogos Empresariais. O autor ministra palestras e cursos de Desenvolvimento e Motivação Pessoal, Liderança, Formação de Times, Atendimento ao Cliente e Comunicação. |Blog do autor: http://profclaudioramirez.blogspot.com

.[Autor: Claudio Ramirez| Editora: Idéias&Letras| 168 Páginas |Edição: 1ª|Ano: 2011|ISBN: 978-85-7698-109-1| www.editoraideiaseletras.wordpress.com ou para conhecer mais títulos nos www.ideiaseletras.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira