Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/08/2011 - 09:36

Fundação Telefônica lança livro de fotos que resgata história das telecomunicações

São Paulo -A Fundação Telefônica lança “Fotografia e Telefonia”, conjunto de cinco livros que utiliza fotos de seu acervo histórico para contar como ocorreu o desenvolvimento das telecomunicações no Estado de São Paulo. A publicação tem como eixo condutor uma crônica feita especialmente pelo escritor Ignácio de Loyola Brandão. Os volumes serão enviados a bibliotecas, centros culturais, escolas, universidades e pesquisadores e podem ser acessados no portal da Fundação Telefônica na internet [www.fundacaotelefonica.org.br], na área do programa Arte e Tecnologia, no item Publicações.

Com apoio da lei de incentivo à cultura, a produção do livro é fruto de um grande trabalho de pesquisa histórica junto ao acervo de telecomunicações da Telefônica, que é gerido pela Fundação, e também junto a jornais da época. Foram reunidas cerca de 150 fotos do período entre o final do século XIX e meados do século XX. “Trata-se de uma forma de proporcionar conhecimento e tornar públicas peças de nossa coleção, que chega a cerca de 100 mil fotografias”, afirma Gabriella Bighetti, diretora de Programas da Fundação Telefônica.

Nos cinco volumes, é possível compreender como foi organizado o negócio das telecomunicações no Estado ainda nos primeiros anos da República, saber como ocorria a articulação entre as companhias telefônicas e as autoridades das cidades mais pujantes do interior ou constatar como a telefonia seguiu o caminho aberto pela estrada de ferro e, depois, se compôs com as estradas de rodagem.

A coleção mostra, portanto, como a tecnologia modificou o cotidiano e a cena urbana em pequenas e grandes cidades, favorecendo a economia e a aproximação entre pessoas. Neste sentido, a crônica “A Caixa de Vozes”, de Loyola Brandão, que é apresentada em fragmentos em cada um dos livros, aborda a relação do escritor com o telefone em sua infância. Os cinco volumes estão divididos em: Progresso e desenvolvimento no interior do Estado de São Paulo; O Vale do Paranapanema; Pela onda verde do café; O Vale do Paraíba; e O Rio Tietê.

O lançamento faz parte das iniciativas do programa Arte & Tecnologia da Fundação Telefônica, que entre outras ações se dedica ao resgate e conservação da história das telecomunicações no país, procurando difundir aspectos da formação social brasileira.

Perfil-A Fundação Telefônica impulsiona o acesso ao conhecimento com o fim de contribuir para o desenvolvimento social dos países onde está presente: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru e Venezuela. A Telefônica desenvolve, ainda, programas sociais em El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Uruguai, Alemanha, Eslováquia, Irlanda, Reino Unido e República Checa, mesmo sem a existência de fundações nestes locais. Em 2010, a instituição investiu 80 milhões de euros em nível global e realizou mais de 4.845 iniciativas.

No Brasil, a Fundação foi criada em 1999 e atua na consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes, no acesso ao conhecimento e na aplicação das Tecnologias e Informação e Comunicação (TIC). Em 2010, mais de 600 mil pessoas foram beneficiadas diretamente pelos projetos da instituição, por meio dos programas EducaRede, Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica. Em 2011, a Fundação está incorporando os programas do Instituto Vivo e ampliando ainda mais sua atuação. [www.fundacaotelefonica.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira