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09/08/2011 - 09:43

Copa do Mundo e Olimpíadas devem alavancar o processo de implantação de TV Digital no Brasil

É inegável que a realização da Copa do Mundo de futebol, em 2014, e das Olimpíadas de 2016 em solo brasileiro deixará um grande legado ao país. Através dos dois maiores eventos esportivos do mundo, o governo brasileiro acredita que será possível oferecer um desenvolvimento rápido em vários setores da economia nacional. A infraestrutura aeroportuária, o aumento da segurança nas principais capitais, a melhoria do setor hoteleiro, a criação de milhares de postos de trabalho e a modernização de estádios e centros de treinamentos esportivos são apenas alguns dos exemplos que a realização dos eventos pode oferecer ao Brasil.

Além dos setores que são beneficiados diretamente pela realização do mundial de futebol e dos jogos olímpicos, outros mercados estão de olho nas oportunidades que eventos desta grandeza podem oferecer ao país. É nisso que os especialistas no processo de implantação da TV Digital no Brasil apostam suas fichas. “Estamos nos preparando para o aumento na demanda motivada pela realização dos jogos que acontecerão no país. Por isso já estamos investindo no aumento do estoque para garantir uma entrega mais rápida de equipamentos”, afirma Júlio Rocha, diretor comercial da Screen Service do Brasil, multinacional italiana especializada na fabricação de equipamentos analógicos e digitais para a transmissão de sons e imagens para redes de televisão.

A oferta de TV Digital depende de ações das emissoras, que precisam investir em novos equipamentos e operá-los, sem prejuízo da transmissão analógica que ainda continua no ar. Depende também do governo federal alocar para cada emissora um novo canal, para que as tecnologias analógica e digital convivam durante alguns anos até que toda a população esteja preparada para receber os sinais da TV Digital. Está previsto para o final do mês de junho de 2016, às vésperas dos jogos olímpicos, o desligamento da TV analógica. “O que as emissoras tem começado a perceber é que o canal digital traz mais audiência nos pequenos municípios. Isso motiva as concorrentes a investir também na tecnologia”, acredita Rocha.

O processo de implantação da TV Digital no Brasil ainda é incipiente, quando comparado aos países da União Europeia, onde estima-se que a cobertura digital alcança índices superiores a 90%. No Brasil, o tema tem sido discutido com muita ressalva, já que os interesses políticos e os argumentos econômicos são as justificativas mais usadas para acelerar o processo de distribuição do sinal digital.

Entre os especialistas do setor a opinião é dividida, mas o que mais se acredita é que a data limite para o fim das transmissões analógicas no país seja prorrogada. Mesmo assim é inegável que a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas servirá como incentivador para a evolução tecnológica da TV Digital terrestre brasileira. A expectativa é de que até 2013, a digitalização da TV no Brasil dê um passo significativo no caminho do desenvolvimento. O diretor comercial e vice-presidente da Screen Service acredita em um salto importante na comercialização dos produtos nos próximos anos. “A nossa previsão é de que os municípios tenham, no mínimo, quatro canais digitais. Diante deste cenário promissor, planejamos um crescimento anual de 40% nos próximos três anos, como reflexo da procura de emissoras em estruturas de transmissão digital”. [www.screenbrasil.com.br].

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