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16/08/2007 - 08:39

Embraer apresentou lucro líquido de R$ 79,7 milhões no 2º trimestre de 2007

Resultado menor que os R$ 155,8 milhões apurados no 2T06.

São José dos Campos (SP) – A Embraer (Bovespa: EMBR3, NYSE: ERJ), empresa líder na fabricação de jatos comerciais com até 120 assentos, apresentou no segundo trimestre de 2007 (2T07) receita líquida de R$ 2.190,4 milhões e lucro líquido de R$ 79,7 milhões, correspondente a um lucro por ação de R$ 0,10773.

A Embraer entregou 36 aeronaves no 2T07, o mesmo número registrado em igual período do ano anterior. Os custos industriais ainda se apresentam elevados em função dos ainda altos ciclos de produção, incluindo aumento dos custos de mão-de-obra relacionados à realização de horas-extras, enquanto o terceiro turno ainda se encontra na fase inicial de implantação. As ações tomadas em relação à cadeia de suprimentos e aos processos industriais estão mostrando resultados positivos desde o primeiro trimestre do ano, com a cadência de produção aumentando e a perspectiva de entregas crescentes nos próximos trimestres, o que permitirá que encerremos o ano atingindo a meta projetada de 165 a 170 aeronaves entregues. A nossa cadência média atual de produção de aeronaves da família Embraer 170/190 atingiu 13 unidades por mês, e estaremos atingindo 14 unidades por mês até no final do ano.

No 2T07 a Embraer acrescentou 23 aeronaves à sua carteira de pedidos firmes de E-Jets para o segmento de Aviação Comercial, incluindo o exercício de opções. Dois novos importantes clientes foram adicionados à carteira de pedidos da Empresa, sendo estes a Japan Air Lines (JAL) e a Lufthansa, reforçando a presença da Embraer nos mercados asiático e europeu respectivamente.

As vendas de jatos executivos também mostraram bom desempenho no trimestre para todos os modelos oferecidos pela Empresa, com a família Phenom já ultrapassando 460 encomendas firmes. Desta forma, a carteira de pedidos firmes da Embraer encerrou o 2T07 em nível recorde, US$ 15,6 bilhões.

Já considerando as alterações acima citadas, a receita líquida de R$ 2.190,4 milhões no 2T07 apresentou redução de 2,5%, quando comparada aos R$ 2.247,1 milhões do segundo trimestre de 2006 (2T06). O lucro bruto registrado no 2T07 foi R$ 321,9 milhões e representa uma margem bruta de 14,7% comparado ao lucro bruto de R$ 487,2 milhões, correspondendo a uma margem bruta de 21,7% apresentada no 2T06.

No 2T07 as despesas operacionais incluindo a participação dos empregados nos lucros e resultados (PLR) somaram R$ 329,1 milhões, com crescimento de 22,9% em relação aos R$ 267,7 milhões apurados em igual período do ano anterior. Assim, em função da diminuição do lucro bruto e do aumento das despesas operacionais, a geração de caixa medida pelo EBITDA atingiu R$ 78,7 milhões no trimestre, inferior aos R$ 305,2 milhões do 2T06. Da mesma forma a margem EBITDA, isto é, a razão entre o EBITDA e a receita líquida, foi de 3,6% no 2T07, inferior à margem de 13,6% apurada em igual período do ano anterior. O resultado líquido do 2T07 foi R$ 79,7 milhões, com margem líquida de 3,6%, dos R$ 155,8 milhões apurados no 2T06 e que representou uma margem líquida de 6,9%

Destaques do 2º trimestre - Tendo encerrado o processo de sucessão conduzido de forma harmônica e planejada, o Conselho de Administração da Embraer, elegeu Frederico Fleury Curado diretor presidente da Empresa. Maurício Botelho permanecerá como presidente do Conselho de Administração da Embraer. A reunião do Conselho de Administração foi precedida pela Assembléia Geral Ordinária (AGO) em abril de 2007 e por uma Assembléia Geral Extraordinária (AGE), que contaram com quorum representativo de mais de 75% do capital social da Empresa; A Embraer criou uma nova área de negócios para reforçar sua crescente presença da Empresa no mercado pós-venda, atendendo ao crescimento da frota de E-Jets e da sua participação no mercado de aviação executiva em todo o mundo.

Edson Mallaco é o responsável pela nova área de Serviços Aeronáuticos - A Embraer realizou durante o 2T07 a entrega da primeira aeronave Embraer 190 para a Mandarin Arilines, baseada em Taiwan e também fez a entrega da primeira aeronave Embraer 170 para a EgyptAir Express, nova subsidiária da EgyptAir do Egito. Para o segmento de Defesa e Governo, a entrega do primeiro ERJ 145 para o governo da Nigéria e de um Legacy 600 para o governo da Angola foram destaques;

A Republic Airlines Inc., subsidiária da Republic Airways Holdings, dos Estados Unidos, aumentou seus pedidos do jato

Embraer 175 em treze aeronaves - oito já estavam incluídas na carteira de pedidos do primeiro trimestre da Embraer como “Cliente não divulgado” e as outras cinco correspondem à confirmação de opções durante o segundo trimestre; Clientes significativos assinaram contratos firmes de compra de aeronaves da família Phenom como a empresa de propriedade compartilhada Norte-americana, Executive AirShare, a irlandesa Premier Aviation e a jordaniana Arab Wings Ltd.;

A Embraer entregou um terceiro Legacy 600 ao Grupo Cirrus, com sede em Saarbruecken, Alemanha. A aeronave se juntará aos 29 jatos executivos da empresa que operam de Stuttgart, Munique e Saarbruecken. O jato a ser operado pela Cirrus é de propriedade de cliente não divulgado. A TAME Línea Aérea del Ecuador confirmou duas opções de jatos Embraer 190. Com esta nova encomenda, a empresa aérea estatal equatoriana ratifica a escolha dos E-Jets da Embraer.

A entrega das novas aeronaves deverá ocorrer até o final de 2007, aumentando para cinco o número de E-Jets na frota da TAME; A Embraer participou do Paris Air Show 2007, de 18 a 24 de junho, no aeroporto de Le Bourget, na França. No evento, a Empresa promoveu as duas famílias de jatos comerciais – ERJ 145 e os E-Jets, o portfólio de jatos executivos e os sistemas de Defesa, que incluem a família ISR e o Super Tucano. Durante a feira, importantes contratos firmes foram assinados incluindo 30 jatos Embraer 190 para a Lufthansa e dez Embraer 170 para a Japan Airlines (JAL).

Ainda durante o evento, a Embraer e a brasileira BRA Transportes Aéreos assinaram um acordo preliminar para a compra de 20 jatos Embraer 195, a italiana Alpi Eagles confimou o exercício de cinco opções do Embraer 195 aumentando a sua ordem original de cinco aeronaves do mesmo modelo e a GE Commercial Aviation Services (GECAS) confirmou o exercício de três opções de compra do modelo Embraer 190;

O Jato Embraer 190 será operado pela primeira vez por uma empresa aérea mexicana. A Aeroméxico irá operar quatro aeronaves desse modelo por meio de um contrato de leasing com a GE Comercial Aviation Services (GECAS). A Embraer apresentou em junho, o primeiro Phenom 100, na sede da Empresa em São José dos Campos. A apresentação (rollout, em inglês) marcou o término da montagem e da fase de integração de sistemas da nova aeronave. O primeiro Phenom 100 foi transportado para a cabine de pintura, onde foi pintado com as cores da Empresa.

O Jato comercial Embraer 170 foi certificado para aproximação íngreme pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pela European Aviation Safety Agency (EASA). O Embraer 170 é o primeiro E-Jet certificado para operar a partir do aeroporto de London City (London City Airport – LCY). O Embraer 190 será o segundo jato da família incorporar essa funcionalidade, com certificação prevista para dezembro de 2008.

A Embraer e a CAE estão trabalhando para expandir a parceria existente entre as empresas para treinamento de pilotos da família Phenom e incluir o treinamento de pilotos da família Embraer 170/190 de E-Jets e do jato executivo Lineage 1000, apoiando os clientes da Embraer nas Américas.

O Embraer 190, terceiro membro da família de E-Jets, com capacidade para até 114 passageiros, recebeu sua primeira certificação ETOPS (Extended-range Twin-engine Operations, ou “alcance estendido para operações bimotor”) da Federal Aviation Administration (FAA), dos Estados Unidos. A aeronave obteve o mesmo certificado da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), autoridade aeronáutica do Brasil, há apenas duas semanas. Com isso, o Embraer 190 está autorizado a voar em rotas distantes até 75 minutos do aeroporto mais próximo.

A Embraer completou uma nova revisão do plano de manutenção programada do jato executivo Legacy 600, com a expectativa de reduzir os custos de mão-de-obra dos operadores em até 18%. Desde a publicação do primeiro plano, em 2001, a relação homem-hora por hora voada foi reduzida em 50% para a atual taxa de 0,65, uma das melhores da categoria super mid-size.

Entregas, Receita Líquida e Margem Bruta - No 2T07 foram entregues 36 jatos, a mesma quantidade entregue em igual período de 2006. O faturamento líquido registrado no 2T07 foi de R$ 2.190,4 milhões, 2,5% a menos que os R$ 2.247,1 milhões apurados no 2T06, por conta da valorização do Real médio frente ao Dólar médio do período de 9,4%, parcialmente compensado pelo “mix” de produtos entregues mais favorável à Empresa, composto por aeronaves de valor unitário mais elevado, como o Embraer 175, Embraer 190 e Legacy 600.

A margem bruta de vendas no 2T07 atingiu 14,7%, menor que os 21,7% obtidos em igual período do ano anterior,devido ao aumento dos ciclos de produção e das horas de produção utilizadas, incluindo aumento dos custos de mãode-obra relacionados à realização de horas-extras, visando cumprir o cronograma de entregas. A Embraer espera concluir a implantação do terceiro turno da produção no final do terceiro trimestre, quando os trabalhadores contratados desde o início do ano já com seus treinamentos completos, estarão trabalhando na linha de produção, reduzindo assim os custos dessas horas-extras.

A receita líquida do segmento de Aviação Comercial representou 62,4% do total das receitas da Embraer no 2T07, enquanto os outros segmentos da Empresa representaram 37,6% da receita total, comparados a uma participação de 31,1% em igual período de 2006.

A receita do segmento de Defesa e Governo apresentou um crescimento na sua participação sobre o total das receitas da Embraer no 2T07, totalizando R$ 197,4 milhões, comparado aos R$ 130,0 milhões registrados no mesmo período do ano anterior. Esse aumento pode ser atribuído em parte à entrega de uma aeronave ERJ 145 para o governo da Nigéria e um Legacy 600 ao governo de Angola, e também em conseqüência do andamento dos contratos em carteira, uma vez que o reconhecimento de receita relativa ao mercado de Defesa e Governo se dá, na maioria dos contratos, em função da etapa em que os mesmos se encontram e não no momento da entrega da aeronave, salvo em casos como a entrega de aeronaves para companhias aéreas estatais e de transporte de autoridades.

Com a entrega de sete jatos Legacy 600 no 2T07, dois a mais que no mesmo período de 2006, a receita do segmento de Aviação Executiva atingiu R$ 330,0 milhões, representando crescimento de 35,6% em relação à receita de R$ 243,4 milhões apurados no 2T06. Adicionalmente, o segmento apresentou um aumento na participação da receita total da Empresa de 10,8% no 2T06 para 15,1% no 2T07.

A recentemente criada área de negócios, Serviços aos Clientes, registrou faturamento de R$ 261,6 milhões no 2T07, menor que a receita registrada no mesmo período de 2006, de R$ 299,5 milhões, tendo reduzido sua participação no total da receita da Empresa de 13,4% no 2T06 para 11,9% no 2T07. A queda da receita dessa área de negócios é explicada pontualmente pela alteração das práticas contábeis nesse período, que resultou na postergação do reconhecimento de receita deste novo segmento de negócio.

Despesas Operacionais, Lucro Operacional e EBITDA - No 2T07 as despesas operacionais incluindo a participação dos empregados nos lucros e resultados (PLR) somaram

R$ 329,1 milhões, crescimento de 22,9% em relação aos R$ 267,6 milhões do 2T06. O aumento das despesas operacionais deve-se em parte ao aumento das despesas comerciais verificadas no trimestre, que atingiram R$ 168,0 milhões, em comparação aos R$ 140,7 milhões registrados em igual período de 2006. Esse aumento reflete a valorização cambial do período, do aumento de despesas na área de aviação executiva relacionadas a campanhas de comercialização dos novos jatos executivos, e do suporte à operacionalização dos nossos produtos junto aos clientes da área de aviação comercial.

As despesas administrativas também apresentaram crescimento, saindo de R$ 97,5 milhões no 2T06 e atingindo R$ 112,8 milhões no 2T07, representando um aumento de 15,7%. Esse aumento pode ser explicado também pela oscilação cambial, e do reajuste anual de salários. A conta “Outras (despesas) receitas operacionais líquidas” apresentou no 2T07 despesa de R$ 35,7 milhões, comparada a uma despesa de R$ 1,0 milhão no 2T06, em função de créditos contabilizados em 2006 referentes ao recebimento de multas contratuais e das despesas com pesquisas tecnológicas em 2007.

Desta forma, a Embraer apresentou resultado operacional negativo antes das receitas e despesas financeiras de R$ 7,1 milhões no 2T07, ante o lucro operacional de R$ 219,6 milhões apurados no 2T06. A margem operacional foi negativa em 0,3% no 2T07, abaixo dos 9,8% apurados no 2T06, principalmente devido ao aumento das despesas operacionais explicado acima.

Assim, a geração de caixa medida pelo EBITDA atingiu R$ 78,7 milhões no 2T07, inferior aos R$ 305,2 milhões do 2T06. Da mesma forma, a margem EBITDA, isto é, a razão entre o EBITDA e a receita líquida, foi de 3,6% no 2T07, inferior à margem de 13,6% apurada em igual período do ano anterior.

Variação do Lucro Líquido - A Embraer contabilizou despesas financeiras no total de R$ 95,3 milhões no 2T07, enquanto as receitas financeiras somaram R$ 118,3 milhões, totalizando no período, uma receita financeira líquida de R$ 22,9 milhões, abaixo dos R$ 28,3 milhões apurados no 2T06.

A Embraer registrou no 2T07 uma receita com variações monetárias e cambiais de R$ 119,3 milhões, ante uma despesa de R$ 67,1 milhões apresentada em igual período do ano passado. Tal oscilação é explicada pelo impacto devariações cambiais sobre ativos e passivos denominados em outras moedas.

A despesa de imposto de renda e contribuição social foi de R$ 53,6 milhões no 2T07, comparada com uma despesa de R$ 19,8 milhões no 2T06. A taxa efetiva de imposto apurada no 2T07 foi de 40,0% comparada à taxa de 10,9% no 2T06. A diferença entre taxa efetiva de imposto de renda apresentada e a alíquota oficial de 34,0%, resulta da adição da despesa de variação cambial sobre investimentos no exterior.

Assim, o lucro líquido apresentado pela Embraer no 2T07 foi de R$ 79,7 milhões, com margem líquida de 3,6%, menor que o resultado do mesmo trimestre do ano anterior quando o lucro líquido atingiu R$ 155,7 milhões e a margem líquida 6,9%.

Investimentos em P&D e produtividade: Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) - No 2T07 foram investidos R$ 159,5 milhões no desenvolvimento de novos projetos como os atuais programas das aeronaves da família Phenom e do Lineage 1000 pelo segmento de Aviação Executiva, além do acompanhamento de programas já existentes, e certificações complementares das nossas aeronaves. A Embraer busca constantemente o aperfeiçoamento de seus produtos para a geração de valor aos operadores e usuários das suas aeronaves, fonte de geração dos seus resultados e criação de valor aos seus acionistas.

Adicionalmente aos recursos voltados a Pesquisa e Desenvolvimento aplicados a programas, a Embraer mantém investimentos no desenvolvimento de tecnologias de processos e de materiais para aplicação em produtos futuros. Tais investimentos se mostram essenciais para a viabilidade de novos programas e para o aumento da competitividade. O suporte de agencias governamentais de estímulo à pesquisa, tais quais FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), é essencial ao desenvolvimento de tecnologia nacional.

Produtividade e Capacitação Industrial - Os investimentos realizados em capacitação industrial da Empresa, incluindo melhorias e modernização dos processos industriais e de engenharia, máquinas e equipamentos totalizaram R$ 106,8 milhões no 2T07, com investimentos direcionados ao aumento da cadência de produção das aeronaves da família Embraer 170/190, bem como os investimentos na produção dos jatos executivos Phenom.

Informações complementares em US GAAP - A Embraer, nessa mesma data, também divulgou os resultados do 2T07 de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos nos Estados Unidos (US GAAP). A seguir, são apresentados alguns dos resultados consolidados em US GAAP, em dólares.

A receita líquida no 2T07 foi de US$ 1.110,0 milhões; O lucro bruto apurado no 2T07 foi de US$ 241,4 milhões correspondendo a uma margem bruta de 21,7%; O lucro operacional no 2T07 foi de US$ 31,2 milhões, com uma margem operacional de 2,8%; No 2T07, o lucro antes dos impostos totalizou US$ 66,3 milhões, representando 6,0% da receita líquida; O imposto de renda e a contribuição social totalizaram despesa de US$ 0,5 milhão no 2T07, representando uma taxa efetiva de imposto de 0,75% nesse período;O lucro líquido no 2T07 foi US$ 67,3 milhões, com uma margem líquida de 6,1%.

Pedidos em carteira e previsão de entregas - A Embraer entregou 36 aeronaves no segundo trimestre de 2007, o mesmo número de entregas do 2T06. Confiante nos resultados que vem sendo obtidos com as ações tomadas em relação à cadeia de suprimentos e aos processos industriais, a Embraer mantém a projeção de entregar em 2007 entre 165 a 170 aeronave. A carteira total de pedidos firmes da Embraer encerrou o segundo trimestre de 2007 totalizando o valor recorde de US$ 15,6 bilhões.

Relações com investidores - No mercado doméstico as ações ordinárias da Embraer negociadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) encerraram o segundo trimestre de 2007 cotadas a R$ 23,44, com perda de 0,2% em relação ao fechamento de R$ 23,49 no dia 30 de março de 2007. Por sua vez o índice Bovespa se valorizou em 18,7% no mesmo período de apuração.

Já as ADS (American Depositary Shares) da Empresa, representadas por quatro ações ordinárias e negociadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), atingiram a cotação de US$ 48,21 no dia 29 de junho de 2007, apresentando valorização de 5,1% em relação ao fechamento de US$ 45,86 no dia 30 de março de 2007.

No segundo trimestre de 2007, o Conselho de Administração da Embraer aprovou em reunião realizada no dia 11 de junho de 2007 a distribuição de Juros sobre Capital Próprio no valor de R$ 50,0 milhões, sendo R$ 0,06755 por ação.

Acontecimentos recentes - Embraer vende jato executivo lLneage 1000 ao Grupo Omnilife de México - A Embraer firmou a venda de um jato Lineage 1000 para o Grupo Omnilife de México. A nova aeronave será operada pela subsidiária de serviços de táxi aéreo da companhia, a Omniflys. Com este pedido, o Grupo Omnilife torna-se o primeiro cliente do jato executivo da categoria ultra-large da Embraer no México. A entrega da aeronave está programada para dezembro de 2009.

Primeiro Jato Embraer 175 chega a Northwest Airlines - A Embraer entregou o primeiro jato Embraer 175 à companhia aérea norte-americana Northwest Airlines. Esta empresa tem pedidos firmes para 36 jatos Embraer 175. Os novos E-Jets serão operados pela Compass Airlines, subsidiária regional da Northwest, sob a marca Northwest Airlink.

Primeiro Jato Executivo Phenom 100 realiza vôo inaugural - O Phenom 100, nova referência criada pela Embraer para o segmento de jatos muito leves (very light jets, em inglês) realizou ao final do mês de julho seu primeiro vôo. Com esse evento, o programa de certificação desse modelo segue dentro do cronograma.

Montenegro Airlines é a nova operadora de E-JETS - A Montenegro Airlines, empresa aérea com sede em Podgorica, na República do Montenegro, assinou um acordo com a GE Capital Services (GECAS) para o arrendamento de dois jatos Embraer 195, com entregas previstas para maio de 2008 e maio de 2009.

Embraer vende 20 E-JETS para a Air France/KLM - A Embraer e o grupo Air France/KLM assinaram contrato para a aquisição de 20 E-Jets, sendo quatro jatos Embraer 190 e seis Embraer 170 para a Régional, subsidiária da Air France, e dez Embraer 190 para a KLM cityhopper. O negócio também inclui opções para outros três jatos Embraer 190 e seis Embraer 170 para a Régional/Air France e mais nove Embraer 190 para a KLM cityhopper.

Perfil - A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder nafabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais, oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, e Defesa e Governo. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de junho de 2007, a Embraer contava com 23.637 empregados e sua carteira de pedidos firmes totalizava US$ 15,6 bilhões.| www.embraer.com.br

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