Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/08/2007 - 08:46

A profissionalização de carreiras artísticas

Algumas profissões que são exercidas há muito tempo no mundo artístico, vêm ganhando destaque na imprensa nacional por suas inusitadas peculiaridades e pelos poucos profissionais gabaritados que atuam nesta área de mercado tão concorrida. São elas: treinador de atores e gerenciador de carreira artística.

Enquanto nos Estados Unidos e na Europa essas profissões voltadas à área artística são muito usuais e os profissionais que nela atuam são extremamente reconhecidos, no Brasil alguns desses profissionais começam a atuar nesse segmento, mesmo que sob os olhares desconfiados da maioria da classe artística.

E não é para menos. Muitos artistas e profissionais do meio artístico se assustam com a possibilidade de que um terceiro (seja este o “coach”, como é conhecido internacionalmente o treinador de atores, ou mesmo o gerenciador da carreira artística) possa saber mais, e melhor, que o próprio artista sobre a arte de atuar ou de gerenciar sua própria carreira.

Cabe ao treinador de atores e ao gerenciador de carreiras, indistintamente, mostrar os caminhos e as ferramentas necessárias para que os artistas possam atingir seus objetivos profissionais de maneira mais eficiente e sem a intensidade emocional na qual estão sempre envolvidos.

Assim, imparciais e de maneira mais distanciada, esses profissionais conseguem, através de sua atuação, resguardar a imagem e a carreira dos artistas a médio e longo prazo. A esses profissionais somam-se advogados especializados em direito autoral e escritórios de advocacia que elaboram cuidadosamente os contratos desses artistas, minimizando, assim, a possibilidade de colocar em risco seu patrimônio. Muitos escritórios, além da atuação de um departamento de direito autoral, proporcionam aos artistas um departamento civil expressivo que presta os mais diversos serviços contratuais aos artistas.

Assim, resguardados nos mais diversos campos de atuação, nossos artistas podem flanar e nos emocionar com sua arte, sem se ater à dura rotina cotidiana que outros profissionais, não tão privilegiados, são obrigados a cumprir.

Por: Sylvia Maria Mendonça do Amaral é advogada especializada em Direito Civil, atua na área de indenizações e sócia do escritório Mendonça do Amaral Advocacia ([email protected]). | Paulo Roberto Visani Rossi é advogado especializado em Direito Autoral e entretenimento do escritório Mendonça do Amaral Advocacia ([email protected])

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira