Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/08/2011 - 11:12

Mais liberdade com a conexão Wi-Fi

Conectar-se diretamente a outros aparelhos com Wi-Fi sem precisar utilizar um ponto de acesso sempre foi possível, mas nada prático. Para isto bastaria configurar o dispositivo Wi-Fi no modo adhoc, semelhante ao bluetooth. No entanto, a grande maioria dos usuários encontra dificuldades na configuração ou sofre com as baixas taxas de transmissão.

Em função disso, a Wi-Fi Alliance organizou uma nova especificação de Wi-Fi com recursos de peer-to-peer denominada Wi-Fi Direct, uma reformulação total de como as conexões adhoc trabalhavam, disponível desde o segundo semestre de 2010.

Isso não significa o fim dos dispositivos de ponto de acesso, e sim mais uma tecnologia para facilitar a troca de informação entre dispositivos com maior facilidade, performance e confiança. Também não quer dizer que a tecnologia concorre com o bluetooth, criado com o propósito de realizar conexão de periféricos e não para fazer comunicação de dados.

O Wi-Fi Direct permite que qualquer dispositivo seja um ponto de acesso autônomo, dispensando a necessidade de se conectar a um ponto de acesso para se comunicar com outro dispositivo. Por exemplo, você não precisa de um ponto de acesso para que os usuários de uma rede sejam capazes de mandar documentos para uma impressora. Basta configurá-la como tal para que todos sejam capazes de se comunicar diretamente com ela, assim como acontece nas conexões bluetooth.

Outra vantagem dessa tecnologia é a possibilidade de se estabelecer comunicações como ponte. Por exemplo, se você precisa acessar o roteador para poder usar a internet, mas está longe do alcance do sinal, você poderá fazer ponte por outro dispositivo que estiver mais próximo e que disponha da mesma tecnologia.

Todas as conexões do Wi-Fi Direct são protegidas por WPA2 (Wi-Fi Protect Access), tecnologia de autenticação para dispositivos, atualmente muito utilizada nos dispositivos de access point e considerada satisfatória quanto ao desempenho e proteção da informação.

Segundo a Wi-Fi Alliance, a maioria dos dispositivos disponíveis no mercado se manterá compatível com a nova especificação, dispensando a troca de hardware. Bastará realizar uma atualização de software.

.Por: Wladimir Nunes, responsável pela Qualidade e Segurança de TI da High Design ([email protected])

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira