Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/08/2007 - 08:39

FOHB promove palestra de Revenue Management para seus associados

Diretoria do fórum assistiu a apresentação ministrada pelos especialistas Gabriel Waldman e Homero Muhlmann, durante sua última reunião mensal.

A diretoria do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – assistiu a uma palestra exclusiva sobre o tema Revenue Management, durante sua última reunião mensal de diretoria, realizada recentemente, no hotel Sofitel, em São Paulo. A apresentação foi feita por Gabriel Waldman e Homero Muhlmann, ambos da Telelodge, empresa representante da norte-americana Ideas, especializada em soluções de gestão de receitas.

A palestra abordou temas-chave referentes à implantação de uma cultura de Revenue Management no Brasil, destacando-se a necessidade do trabalho baseado em previsões de demanda e a importância da segmentação do público na aplicação de tarifas dinâmicas (best available rate). O impacto da abertura e expansão de novos canais de distribuição, entre eles o e-commerce, foram outros pontos cruciais apontados pela dupla. “O Revenue Management vai além de técnicas aplicadas em um ou outro departamento. É uma forma de se fazer negócios, uma cultura que deve ser abraçada por toda a equipe de uma organização”, diz Muhlmann.

A apresentação foi concluída com a introdução do software da Ideas, sistema informatizado de Revenue Management, que permite a operacionalização eletrônica de todo o processo de gestão, possibilitando a pesquisa e o planejamento de receitas através da identificação de tendências e padrões recorrentes do mercado. “O Ideas é um sistema interessante, que pode vir a se tornar uma ferramenta muito importante na implantação de uma cultura de Revenue Management no mercado nacional", declarou André Pousada, diretor executivo do FOHB.

Perfil da Revenue Management - O Revenue Management é a gestão inteligente e planejada de receitas, e consiste basicamente na venda do produto certo, para o cliente certo, na tarifa coerente com o momento. Tem como principio fundamental a aplicação de tarifas dinâmicas, adaptáveis a diferentes temporadas e clientes, resultando em um planejamento de preços que permite a maximização de receitas. A ferramenta surgiu inicialmente entre as companhias aéreas norte-americanas, na década de 70, passando a ser adotada pelos hotéis a partir dos anos 80. Chegou ao Brasil no final da última década, se expandindo rapidamente entre as principais redes hoteleiras do Brasil.

O Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil - FOHB – nasceu da iniciativa de doze empresas Operadoras de Redes, que em 2002, se reuniram com um objetivo único: criar um Fórum que representasse um segmento da hotelaria em forte desenvolvimento. Após quatro anos, o FOHB congrega 27 operadoras hoteleiras, 18 nacionais e 9 internacionais. Accor Hotels, Atlântica Hotels, Rede Bourbon, Bristol Hotels, Bristol Hotéis e Resorts, Blue Tree, Club Med, Rede Deville, Estanplaza, Hotelaria Brasil, Intercity, Luxor, Rede Othon, Grupo Posadas, Grupo Pestana, Rede Plaza Inn, Promenade, Hotéis Slavieiro, Grupo Sol Meliá, e Transamérica Hotéis & Flats, Travel Inn, Intercontinental Hotels Group, Átrio Hotéis e SuperClubs/Sonesta, Vila Rica Hotéis e Golden Tulip-Chambertin, são as operadoras integrantes do FOHB, responsáveis pela operação de mais de 75 mil apartamentos, 485 hotéis correspondendo a um patrimônio avaliado em mais de R$ 11,5 bilhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira