Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/08/2011 - 11:12

Interconf apresenta casos bem sucedidos de gestão empresarial na atividade de pecuária intensiva

A experiência de empresas agropecuárias que apostaram no modelo profissional de gestão com objetivo de intensificar a produção e ampliar suas margens dentro do concorrido universo da produção de alimentos será tema de palestra na 4ª Conferência Internacional de Confinadores (Interconf), que acontece de 13 a 15 de setembro, em Goiânia (GO).

Na ocasião o confinador Abel Leopoldino, dono do Grupo EngeBand, ministrará palestra relatando sua vivência que já dura algumas décadas na administração rural. Por isso, o pecuarista conhece como poucos os desafios da atividade que além dos problemas de ordem climática nos últimos tempos tem enfrentado concorrência pesada de outros setores do agronegócio, em especial da produção de grãos, açúcar e álcool.

“A pecuária tende a ser cada vez mais pressionada pelo uso consciente e eficiente das terras agrícolas e o desafio do setor como um todo será avançar na melhora dos indicadores zootécnicos da produção para obter um animal que possa ser abatido jovem, pesado e bem terminado para a indústria”, argumenta o criador.

Leopoldino cita o exemplo do Centro-Oeste que tem investido em lavouras de cana-de-açúcar para a produção do etanol e, ainda, a ocupação de grandes corredores de soja e milho. Ele avalia que em função disto será crescente a pressão e o desafio de se produzir eficientemente em espaços menores e com maior produtividade, inserida neste contexto principalmente a atividade da pecuária intensiva.

O confinador acredita que é plenamente possível equilibrar esta relação entre gestão de custos e gestão comercial. “É muito importante construir esta relação saudável, priorizar a gestão bem feita no intuito de se conseguir uma rentabilidade viável mesmo com todas as oscilações que o setor vem enfrentando no custeio da matéria-prima para a formulação da ração do gado que no primeiro semestre variou entre 10% e 15%, corroendo boa parte da margem da lucratividade previamente planejada pelo produtor”, conclui.

Interconf 2011 - Como participante veterano, Leopoldino ao comentar sobre a Interconf destaca que a cada ano a Conferência vem ganhando maior representatividade, fortalecendo a classe pecuária e por consequência deixando o produtor rural mais próximo e interessado em resolver de maneira coletiva - e não individualmente - os gargalos que ainda persistem no setor.

Para Leopoldino a participação de renomados palestrantes motivados e incumbidos de transmitir assuntos pontuais, traz a oportunidade de conhecer exemplos de ações de trabalho que vão inspirar e motivar pecuaristas a alcançarem maior produtividade e resultado em diferentes regiões do país e além fronteiras.

“Há a necessidade de dispor ao pecuarista deste contexto de comunidade para o compartilhamento de idéias, troca de experiências e intercâmbio. Por isso, a Interconf tornou-se neste importante fórum de debates e de discussão de tendências de mercado, de regulação e política em torno do setor pecuário”, destaca Abel que esteve presente nas edições da conferência de 2008 e 2009.

Plenárias e Dia de Campo - Nesta 4ª edição da Interconf é aguardado público superior a 1.000 profissionais no espaço de eventos Oliveira's Place, para acompanhar dois dias de plenárias com os principais especialistas e um dia de campo na Fazenda Santa Fé, em Santa Helena de Goiás (GO), pertencente ao pecuarista Ricardo de Castro Merola, para nova troca de experiências e intercâmbios.

.[ 4ª Conferência Internacional de Confinadores (Interconf), (Goiânia – GO) ,de13 a 15 de setembro ,das 8h às 19h,no Hotel Oliveira's Place, em Goiânia (GO). Informações [email protected]| Inscrições: www.interconf.org.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira