Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2011 - 09:19

Souza Cruz é bi-campeã em Criação de Valor

Em 2010, empresa criou 55,46% de valor aos acionistas.

A Souza Cruz vai receber, no próximo dia 24 de agosto (quarta-feira), da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), o Prêmio Destaque Setorial, como o melhor caso de criação de valor em 2010 no seu segmento de atuação. Esta é a segunda vez (a primeira foi em 2008) que a companhia se destaca na premiação. No ano passado, a empresa criou 55,46% de valor para seus acionistas e 33,32% na média dos últimos três anos. E mais, o valor de mercado da companhia teve uma alta expressiva, saltando de R$17,65 bilhões para R$27,63 bilhões no final de 2010.

A solenidade ocorrerá durante um jantar, no espaço Villa Bisutti, em São Paulo, que será presidido por Henrique Meirelles, presidente do Conselho Público Olímpico e ex-presidente do Banco Central. Participará também da cerimônia William Mahoney, professor de RI e Valuation na Templeton University, autor de cinco livros e considerado um dos grandes especialistas nestas áreas.

A companhia foi indicada por um Comitê formado por 14 entidades do mercado que designa a vencedora do Prêmio Abrasca de Criação de Valor e os destaques setoriais. Este Comitê, que é soberano em seu voto, é composto por representantes das seguintes entidades: Amec, Anbima, Abrapp, Ancord, Anefac, Apimec, Abvcap, BM&FBovespa, Fipecafi, Ibef, Ibgc, Ibracon, Ibri e Ini. A KPMG foi a empresa de auditoria responsável pela revisão e acompanhamento do Prêmio.

Avaliação A empresa recebeu conceito excelente em todos os itens qualitativos avaliados pelos analistas da Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais): transparência, atuação da área de Relações com os Investidores, projetos em área social, atuação ambiental, governança corporativa, controle de riscos e política de distribuição de dividendos. Para os analistas, o ambiente macroeconômico e de mercado influíram regularmente sobre os resultados da companhia no ano passado e consideram relevante o fato de 90% de o ganho ter sido decorrente de atividades operacionais. Na visão dos especialistas, a empresa tem alta probabilidade de sustentar o resultado de 2010, a curto, médio e longo prazo.

O Prêmio - A premiação é dada às empresas que, de acordo com a metodologia, tiveram o maior índice de criação de valor nos últimos três anos; apresentaram sustentabilidade nos resultados e excelência em controle de riscos, transparência e atuação socioambiental. O objetivo da Abrasca com esta iniciativa é distinguir as companhias com boas práticas de governança corporativa, princípio defendido pela entidade e postura exigida das empresas pelo mercado.

Metodologia - Trata-se de uma metodologia inédita no Brasil, desenvolvida pela Universidade de Navarra, na Espanha, e adaptada pela GRC Visão para o Anuário Estatístico das Companhias Abertas, publicação da Abrasca.

Inicialmente, as empresas são selecionadas com base em dados quantitativos para identificar as que conseguiram os mais elevados percentuais de criação de valor em relação a seu market value, ao longo dos últimos três anos. Posteriormente são consultados analistas de investimentos buy side que acompanham as empresas para obter avaliações sobre o trabalho que elas desenvolvem em áreas-chave como governança corporativa, relação com os acionistas e o mercado, política ambiental e atuação social.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira